quarta-feira, 25 de julho de 2012

SUPREMO PÕE LEI DA FICHA LIMPA NA CORDA BAMBA...


Compartilhamos nossa cidadania com os Ilustríssimos  Dr. Antonio Fernando  de Souza,  procurador-geral da República (2006)*  e  Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos procurador-geral da República (2011)**

“Nem todos que tentaram conseguiram, mas aqueles que conseguiram, tentaram***”

Sou grata àqueles que me estendem a mão participando desta forma da nossa cidadania, nossa dignidade e ética. A seguir texto publicado nesse Blog, em setembro de 2011.

O Jornal Estado de S. Paulo, dia 30/8/2011, CAD. A 7, estampa manchete no mínimo preocupante: "Ficha Limpa na corda bamba". Como cidadã brasileira me orgulho de ultrapassar minhas limitações e, coordenar a cidade de São Paulo e 32 municípios da mesma, colhendo assinaturas para formalizar a lei "FICHA LIMPA". Na ocasião contei com a participação ativa de 80 voluntários por mim capacitados. Foi uma enorme responsabilidade e uma sensação de justiça nos invadiu quando conseguimos o número significativo do qual foi elaborada e LEI DO POVO BRASILEIRO. A maior dificuldade teve início. A infinita espera da aprovação pela Câmara e o Senado Federal. Enfrentamos  a famosa falta de coro, ameaças de inconstitucionalidade, irresponsabilidade de deputados e senadores (salvo exceções), perante seus eleitores, troca de favores entre os próprios e o tempo passando... Finalmente a lei  FICHA LIMPA  foi assinada. Tudo devidamente examinado, a mesma entraria em vigor em 2012; escrevi e digitei corretamente: entraria...

Tem início nossa via sacra; entra em cena o jogo do faz de conta! Ninguém viu, ninguém sabe, engaveta aqui, acolá e, a sagrada obrigação dos eleitos por nós, ou seja:legislar, vai parar no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

Ressaltamos nossa confiança na dignidade, ética, transparência e justiça dos nossos ministros. Lamentamos profundamente a ausência da ministra Ellen Gracie, aliada da lei FICHA LIMPA. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, não podem permanecer "pessimistas prevendo que a Corte poderá declarar (...)" trecho da matéria do Jornal O Estado de S. Paulo, acima citado. Por acaso é constitucional a corrupção que assola o Brasil? É constitucional não devolver aos cofres públicos verbas surrupiadas e os autores permanecerem impunes? Os recém demitidos pela presidente do Brasil, que roubaram ao vivo e a cores permanecem livres das grades? Solicitamos ao jovem Ministro Doutor Luiz Fux refletir profundamente antes da votação. Que a mesma não seja adiada mais uma vez; temos pressa de justiça para nossos netos pois nossos filhos estão mais decepcionados que nós, seus pais. Se os órgão públicos federais, estaduais e municipais tivessem a logística das empresas privadas, todo candidato a qualquer cargo, teria que apresentar antecedentes criminais. Renováveis a cada dois anos. A FICHA LIMPA funciona há anos para nós povo que não cansa de lutar e, aos poucos, perde a esperança  de acreditar...                                                         
                                                                                                   



*(...) transformou em réus petistas e aliados. Negar a existência do mensalão é uma afronta à democracia.
** Defenderá a condenação dos réus do processo do mensalão.
*** Não sei o autor (a) procuro-os.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Após cinco anos peço licença às famílias das vítimas!

Manchete de capa do Jornal Folha de S.Paulo, dia 15/ 7/2012 " Cinco  anos depois São Paulo inaugura memorial das vítimas do acidente da TAM." Nós, cinco depois, pedimos licença às famílias das vítimas republicando matéria realizada em 17 de julho de 2007. De lá para cá pouca coisa mudou ou nada! 

" Brasil de amor eterno seja símbolo / O lábaro que ostentas estrelado /  e diga o verde-louro dessa flâmula / paz no futuro e gloria no passado / mas, se ergues da justiça a clava forte / verás que um filho seu  não foge à luta / nem teme quem te adora a própria morte / terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil ó Pátria amada  (...)   / Letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927)  Música de Franscisco Manoel da Silva (1795 - 1865)

Propositadamente, hoje iniciamos com o Hino Nacional Brasileiro. Se por um lado comemoramos os Jogos Pan-Americanos 2007 que têm nos dado lições de confraternizações, por outro lado, vivenciamos um sofrimenro profundo com a tragédia aérea do dia 17 de julho de 2007.

A mídia se revesou nos plantões levando informações aos mais distantes lugarejos; uns abordando as alegrias das medalhas do Pan 2007, outros no qual nos incluimos, a dor e as lágrimas dos envolvidos no pior desastre aéreo do nosso País. Difícil constatar e digitar que de lá para cá, nada ou pouca coisa mudou. Hoje fomos despertados pela rádio CBN -SP - com esta pérola: " a FIFA  = Associação Internacional de Futebol Associado, informa que qualquer reforma de aeroporto é de alta complexidade. Abrange, na sua maioria até 7 (sete) anos de muito trabalho e altos custos" Quem mesmo que assumiu sem nos consultar, tamanha loucura? 

A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, segundo o artigo 14 de sua Lei diz "os diretores somente perderão os mandatos em virtudo de renúncia, de condenação judicial transitada em julgado (...) ou decorrente de processo administrativo disciplinar." Ressaltamos que seu presidente Milton Zuanazzi e equipe foram apadrinhados pelo senhor José Dirceu, Dilma Rousseff etc. Os nomeados pelo visto não são capacitados para ocuparem cargos em Agências Reguladoras, cujos instrumentos são voltados à defesa dos direitos dos consumidores, portanto, se faz necessário, possuirem técnicas das mais variadas áreas de aviação. A ANAC existe desde 2005 permanecendo todo esse tempo "ausente", ao ponto de se tornal visível através do cataclismo da TAM em 17 07 /2007, quando perdemos aproximadamente duzentos pessoas mortas.

Segundo a ONU - Organizações das Nações Unidas - aponta o Brasil como o País com a pior distribuição de rendas; nos debruçamos sobre as estatísticas buscando enteder e compreender que logística é essa. Vejamos os contrastes: os apadrinhados são muitos. O toma lá me dá cá virou desgraça partidária; as bolsas famílias, sem nenhuma fiscalização, tornou-se fonte de renda com direito a cartão eletrônico, válido para todo território nacional.

Explica-se: Brasília tornou-se "berço explêndido" de altos salários e mordomias vergonhosas concentrando rendas e desconcertando o Brasil que caminha em marcha lenta. O Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, leva  meses para tomar atitudes relacionadas com seus Ministérios que permanecem infurnados nos seu gabinetes, osquestrando planos mirabólicos. O assessor do Presidente da República, Marco Aurélio Garcia ofendeu com gestos obcenos o povo brasileiro e ainda não foi demitido. Caro internauta, vocês acham que esse povo todo citado por nós, por acaso estão lembrados que dentro de poucas horas, faz 5 (cinco) anos qua famílias inteiras permanecem enlutadas?

À Ana Giulia, hoje menina moça que perdeu seu pai  e ao senhor Beto Silva, pai de Madalena aeromoça, aos demais familiares dos mortos, nosso abraço e respeito às perdas tão significativas. Sabemos que as "feridas pode até  parar de sangrar, mas jamais cicatrizaram".

Ao Comandante do Corpo de Bombeiros, senhor Manoel Araujo, os agradecimentos e louvores dos brasileiros, pelo árduo trabalho junto às vítimas, sob chuva, frio, dia e noite até o último corpo ser resgatado e identificado. Estivemos presentes e podemos lembrar sempre desse dia.












fendeu com gesto

terça-feira, 10 de julho de 2012

“VAI PASSAR”


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi fundada em 28 de agosto do ano 1983, em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo; durante o primeiro Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Naquela ocasião mais de cinco mil trabalhadores de todas as regiões do país, lotaram o galpão da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Estava escrito um capítulo importante da história sindicalista do Brasil (grifos meus)*.

 1985,entra em cena o período devastador do Regime Militar castrando ideias e ideais, sons das mais variadas vozes, sonhos e projetos, pessoas e vidas desaparecidas, muitas delas até hoje não encontradas. Assistir “Vai Passar” com Chico Buarque, no final deste texto** 

O 11º Congresso Nacional da CUT realizado em 9/7/2012 indica 3.438 entidades filiadas, 7.464.845 associados e 22.034.145 trabalhadores na base (?).*** A CUT defende a autonomia e liberdade sindical, segundo a qual os trabalhadores têm pleno direito de dividir livremente suas formas de organização, filiação, independência financeira do Estado, governos, patrocinadores, partidos políticos e associações. É incluído nesse item instituições religiosas de credo e de caráter institucional.

A CUT viabiliza seus compromissos financeiros, na sua totalidade, mediante a vontade e consciência política dos trabalhadores associados (grifos meus) Sindicato e trabalhadores permanecem confabulando sobre a contribuição financeira anual ou não.

Existe um programa de Inclusão Social na CUT que visa o desenvolvimento solidário através da geração de trabalho e renda. Consta também dessas ações a formação e capacitação de Educação Integral e seu papel de emancipação defendido pela CUT. Tentamos várias vezes obter informações com o setor responsável pela CUT sobre a capacitação de Educação Integral X independência financeira do Estado e não conseguimos. Ver nossa abordagem no terceiro parágrafo, 4ª linha da pauta.

Jornal Folha de S.Paulo, dia 09/7/2012 Cad. Poder, pág. A 4 “CUT diz que irá às ruas para defender réus do mensalão” 

Jornal O Estado de S. Paulo, dia 09/7/2012 Cad. Nacional, pág.A 4,“Sem Lula no Planalto, CUT aumenta pressão sobre Dilma por salário maior”


Fontes * Diário Grande ABC – arquivos

          ** Vai Passar, letra Chico Buarque e música de Francis Haime, áudio: Chico Buarque

         *** Diário Grande ABC (...) trabalhadores de base, não existe na fonte nenhuma definição.