domingo, 26 de agosto de 2012

Dois Textos Diferentes Sobre a Mesma Pauta



BRASÍLIA EM TEMPO REAL
DEU EM O GLOBO, 17/09/2009.
Legalização de caça-níqueis e bingos avança na Câmara
Numa votação acalorada, e que teve um lobby explícito em plenário pela legalização do jogo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem, por 40 votos a 7, o funcionamento de casas de bingo e videojogos (máquinas caça-níqueis) no país. Deputados favoráveis ao projeto  de lei - entre eles o petista José Genoino (PT) - alegaram que a atividade já existe e que é preciso legalizá-la. Já os parlamentares contrários argumentaram que o jogo de azar está frequentemente ligado ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. O projeto de lei segue agora para o plenário da Câmara e depois ainda terá de ser votado no Senado.

Criminalizar o jogo não resolve porque o jogo é de natureza humana. Jogar não é crime. Se jogar não é crime, temos que discutir a regulamentação desta atividade. Não vamos esconder o sol com a peneira. (Caso contrário) a Câmara fica corresponsável pela regulamentação do faz de conta - defendeu Genoino.

O assunto volta à ordem do dia cinco anos depois do presidente Luiz Inácio da Silva editar medida provisória proibindo essas modalidades de jogo no Brasil. "Não posso, em nome de alguns empregos, legislar o crime organizado e a lavagem de dinheiro", disse o presidente, em 2004. Na época, Lula enfrentava sua primeira crise política. Waldomiro Diniz, então assessor do ministro da Casa Civil, José Dirceu, fora demitido após aparecer em imagem de vídeo pedindo comissão de 1% para um bicheiro, quando era era presidente da Loterj.

Fonte: Google

Matéria Sobre Bingos - caça-níqueis - em dezembro de 2009*

Outra vez estamos diante de medidas aprovadas pela Câmara Federal, na calada da noite. Vamos ver o que acontece no Senado. Se os deputados sugerem a instalação das Casas de bingo - caça-níqueis - em locais discretos, sem luminosos que chamem a atenção policial, fica configurada a proibição desses jogos. Por outro lado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) prevê 250 mil empregos. Não nos informam se com carteira profissional assinada ou não. Cooperados é que não podem ser; nosso país expande empregados cooperados sem direitos de carteira, férias, 13º salário, vales refeição e transporte, além de planos de saúde.

Para os viciados em caça-níqueis a Câmara dos deputados indica que haverá tratamento especializado pelo  Sistema Único de Saúde (SUS). Nós, contribuintes do INSS etc vamos ter que pagar tratamento de viciados? Sim, as famílias que arcam com a miséria provocada pelo vícios de maridos, pais, irmãos, cunhados, sobrinhos recebem alguma verba alimentação e saúde, pagas pela Câmara e o Senado?

Enquanto Genoino faz campanha para aprovação de Lei liberando os jogos de caça-níqueis, as máquinas funcionam dia e noite, trezentos e sessenta e cindo dias por ano. Pior: os "laranjas" de um certo bicheiro depositam enormes quantias de dinheiro nos paraísos fiscais.

Matéria Sobre o Bingo - caça-níqueis publicada em dezembro de 2009*
Republicada neste blog em 26/08/2012 (quase três anos depois).   
  









Nenhum comentário:

Postar um comentário