segunda-feira, 2 de abril de 2012

A LEI SECA X MOTOCICLISTAS


Os acidentes de trânsito envolvendo as motocicletas saltaram de 300 óbitos em 1990 para quase 7 mil em 2006. São a principal causa de atendimentos de vítimas de acidentes de transporte nas urgências brasileiras. (Saúde Brasil 2007 - Ministério da Saúde)


No inícío do ano de 2006 embora com credenciais sobre óbito de motoqueiros não tivemos êxito em obter o número de acidentados... Devido a burocracia e ausência de capacitação profissional (salvo exceções) o INSS -  Instituto Nacional de Seguridade Social, é omisso, dificultando e atrasando a finalização dos processos.***Esta é uma situação inadmissível por atingir os dependentes.

Na ausência dos dados, recorremos ao ano 2005 focando especificamente as Indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestre - DPVAT. Em 2005 dos motoqueiros acidentados "81.059" receberam indenizações. Em 2010as indenizações atingiram "153.340" motoqueiros. As duas citações numéricas, devido a escassez de informações e desmembramentos afins, não tivemos como avaliar. (nota Livre para Voar)

Os motoqueiros acidentados são encaminhados aos P.S. por meio do SUS - Sistema de Saúde Único; recebem procedimentos de urgência; as UTI - Unidade de Terapia Intensiva são acionadas. As internações convencionais assistem aos motoqueiros durante a recuperação. O SUS também abrange as reabilitações após a alta hospitalar e sua posterior capacitação para o trabalho, quando há condições. Quando necessário, cede órteses e próteses, cadeiras de rodas...

***O INSS assume o auxílio doença; posterior aposentadoria por invalidez - quando existe sequelas incapacitantes - auxílio acidente e pensão vitalícia havendo óbito.




O jornal Estado de S. Paulo - Notas e Informações, dia 30 de março de 2012, A3 publicou:" Por decisão da 3.ª Seção do Superior Tribunal de Justiça - STJ - por cinco votos a quatro, só o teste do bafômetro e o exame de sangue serão aceitos como prova de embriaquez (...) para quem for flagrado dirigindo embriagado"  (título O esvaziamento da Lei Seca)


A 3.ª Seção não poderia ser mais seca, mal comparando. 
Se está cientificamente provado que dirigir após beber mata, qual a dúvida?

A quantidade da bebida é zero, a pena é de cinco a dez anos, sem fiança. Os nossos governantes, e nós, temos que aprender que as LEIS existem para serem obedecidas e   cumpridas. (vide LEI Nº 11.705, de 19 de junho de  2008. e LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 - Código Nacional de Trânsito)


A cada 48 segundos, um motorista bêbado permite que uma nova pessoa estacione aqui.
Pintado nos estacionamentos de vários colégios norte americanos antes da formatura. Nada como ser direto, não é? - [Wexley via AdGoodness] - Se beber, não dirija: nossos 13 anúncios favoritos

LEI GERAL DA COPA

A mídia em geral noticiou sobre a o Projeto da Lei Geral da Copa “ a lei seca fica a critério dos Estados da Federação. A Câmara e o Senado fazem o quê?  

Não bastando, Mano Menezes perdeu a chance de ganhar a Copa do Mundo em forma de exemplo aos seus comandados. Além de admitir ter tomado uma taça de vinho, durante a festa, não aceitou o teste do bafômetro e o exame de sangue. A esposa de Mano tomou a direção do carro.

O comandante não esqueceu algo importante? Ou é impressão nossa? 




"É madrugada, tudo se sabe... ( grafando corretamente: “ É noite... tudo se sabe! Ana Maria Penteado, Rádio Jovem Pan)



Leitura Recomendada: 

E não percam

V Seminário “Álcool e Drogas: O grande desafio da segurança no trânsito” e II Fórum “Segurança e Saúde no Trânsito”

O Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FMUSP e o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas FMUSP, convidam V.Sa. para o IV Seminário “Álcool e Drogas: O grande desafio da segurança no trânsito” e II Fórum “Segurança e Saúde no Trânsito”.
Data: 19 e 20 de abril de 2012
Horário: 8h
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo/SP
Taxa de inscrição: R$150,00
(Funcionários do Complexo FMUSP-HC que fizerem inscrições antecipadas ficarão isentos do pagamento da taxa de inscrição)
Comissão Organizadora:
Júlia Maria D’Andréa Greve
Marcelo Rosa Rezende
Vilma Leyton
Contato para inscrição: 
Organização Seminário e Fórum 2012


Vídeo (com cenas bem fortes)
 feito sobre conscientização no trânsito

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