Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que
liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso
sobre o mar tem 42
quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4
bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre , uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma
Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá
ficar pronto em quatro
anos. Com 2,9 quilômetros de extensão,
vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a
chinesa. Na edição desta segunda-feira, o Jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto
numérico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em
102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a
ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o
Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas,
barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico
do mundo.
Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil
institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do
Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à
demissão.
Dia 19/07/11, o
Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos
em desvio de verba pública. (Adotada esta prática no Brasil, teríamos
que eleger um Congresso por ano)
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