sábado, 20 de abril de 2013

“Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos”


Reflexivos e ao mesmo tempo bem humorados, os vídeos da campanha Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos, do Instituto Mara Gabrilli (IMG), são um convite para quebrar as barreiras do preconceito e facilitar a convivência entre pessoas com e sem deficiência. A série retrata como o dia a dia das pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual poderiam ser facilitadas com um pouco mais de compreensão para lidar com situações corriqueiras. 


Com roteiro baseado em experiências vivenciadas pelas próprias pessoas com deficiência, a campanha consegue ilustrar situações em que as pessoas desejam ajudar, porém, não sabem como podem fazer isso. A partir daí, cria-se certo constrangimento pela forma como ocorre essa aproximação e a maneira como são tratados. 

Para o lançamento campanha, foi escolhido o dia Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, e semanalmente foram acrescentadas mais três peças, de 45 segundos cada uma. A primeira foi focada na temática da deficiência intelectual. 



Ainda de forma bastante descontraída, o segundo vídeo mostra a situação vivida por um deficiente auditivo ao comprar um livro. 


A situação foi bastante parecida com no terceiro, em que uma mulher, também sem muito conhecimento, se oferece para ajudar uma jovem com deficiência visual passar para outro lado da rua, sendo que a mesma não iria atravessar. 


Por fim, o último vídeo traz como protagonista uma pessoa com deficiência física tentando convencer um rapaz de que não precisava de ajuda, pois estava apenas parada ao lado de uma rampa esperando uma amiga. 



No dia 18/04, durante as atividades da Reatech 2013, foi lançado ainda o curta-metragem Dicas de Convivência, em que aborda situações semelhantes das produções já citadas. Produzido pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG), o filme conta com patrocínio da Sanofi e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do SESC, da Livraria Cultura e da FarMais Tremembé. Também apoiam o projeto as entidades ligadas à inclusão das pessoas com deficiência: APAE São Paulo, Instituto Olga Kos, Movimento Down Brasil, Grupo Chiaverim, ABADS, ADID, Carpe Diem, APABB, ARCA do Brasil, ADERE e SORRI BRASIL e OAT. 

Fonte: IMG adaptação Equipe Livre Para Voar



Nenhum comentário:

Postar um comentário