quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Palestra do Dr. ISSAMI TIBA - CARTILHA DA EDUCAÇÃO MODERNA PARA PAIS E MESTRES

1. A educação não pode ser delegada à escola.  Aluno  é transitório. Filho é para sempre. 

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, com TV  etc.

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo    queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que o professor o xingou, tem que ir até a escola ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6.  A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer?  A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe não pode interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio,  a mãe não pode interferir. tem que respeitar sob pena de criar um deliquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer saberá      a hora. É o adulto quem tem de dizer qual é a hora de se comer e o que comer...

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual     será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que    podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio;    não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0. 

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão    em busca de prazer, e o prazer nessa idade é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quanto é utilizada. O dependente agride a mãe    para poder sair de casa, para fazer uso da droga. A mãe deve então virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da ideia.  Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve "abandonar o  filho."

13. A mãe é incompetente para "abandonar" o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a   respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso por que o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. O que deve durar uns 3 a 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, as  baladas, ficarão suspensas, até o pai se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filhão não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou carro novo após o vestibular, ele poderá perdê-lo se for mal  na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não deve interferir na educação do neto, de    maneira alguma. Jamais. Poderá e deverá trocar ideias e informações com os pais, reservadamente.

18. Muitas são desequilibradas ou mesmo louca. Devem ser tradas. (palavras de    netos, salvo exceções).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir   também.

20. A internet pode ser uma arma de destruição para as crianças. Os pais devem    explicar a realidade da vida, de acordo com a compreensão dos filhos. Estabelecer    sites, horário, postura física diante do computador. A criança precisa saber que apertar botões não zera dívidas.

21. Professor(a) tem que ser líder, inspirar liderança e confiança.

22. Pais e mães devem permanecer vigilantes em tempo integral quando se tratar da internet .Nosso país ainda não tem leis específicas para proteger ao menos as crianças.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no "topo" da casa. O filho    não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal deve deixá-lo no mesmo nível que eles em matéria de direitos, obrigações, afetos e proteção.  A sociedade sempre paga um preço quando alguém é educado "achando-se o centro do universo".

24. Filhos usuários de drogas, bebidas alcoólicas, baladas suspeitas sempre estiveram no "topo" da casa e da família.

25. Os pais, irmãos, avós, tios etc quando  são unidos, as famílias são prósperas em riquezas afetivas compartilhadas, respeito mútuo, liberdade de expressão, além de bens materiais advindos do trabalho profissional  de todos.

Frase de um casal: " (...)  quem leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia".  

                                                               Até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário