domingo, 16 de abril de 2017

 
 
 
   Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia
 
                                             O que é a Fibromialgia
 
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas. Outras manifestações que acompanham também as dores são a fadiga, as perturbações do sono do sono e os distúrbios emocionais. Alguns doentes queixam-se perturbações gastrointestinais. Há várias descrições da doença desde meados do século XIX mas apenas foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como como doença no final da década de 70. Sofrem da doença de 2 a 8% da população adulta dependendo dos Países.
 
Da população atingida, entre 80 a 90% dos casos são mulheres  com idades entre 30 e 50 anos. 
A Dor na Fibromialgia:
o sinto mais importante é a dor, que pode afetar uma grande parte do corpo. E certas ocasiões, e a dor começa de forma generalizada, e em outras numa área como o pescoço, ombros, região lombar etc.  dor da fibromialgia pode ser descrita queimadura ou mal estar. Ás vezes podem ocorrer espasmos musculares. Com frequência, os sintomas variam de relação à hora e o dia, podendo ter maior incidência matinal, agravando-se com a atividade física,  com as mudanças climáticas, com a falta de sono stress e o stress. 
 
Acredita-se que a doença seja devida a uma perturbação dos mecanismos da dor, nos fusos neuromusculares, não havendo propriamente lesão de qualquer órgão, nomeadamente músculos ou articulações, podendo nalguns casos ser altamente invalidade.
Outros aspectos e sintomas da fibromialgia: Além da dor a fibromialgia pode causar sensação de formigueiro e inchaço na mãos e pés, principalmente ao levantar da cama assim como ocasionar rigidez muscular (?) Outra alteração da fibromialgia à dor e a fadiga, que se mantém quase o dia com pouca tolerância ao esforço físico. Quando o sintoma Dominante é a Fadiga a doença tem sido designada por Síndrome da Fadiga  Crônica. As pessoas com fibromialgia queixam-se com frequência de ansiedade, às vezes há depressão, perturbações  da atenção, concentração e da memória.  Alguns doentes tèm queixas gástricas e cólon irritável
 
Cerca de 70% dos doentes com fibromialgia podem apresentar alterações em relação com as perturbações do sono. queixam-se de perturbações de sono, piorando . Há relatos de casos de fibromialgia que começam depois de uma infecção bacteriana ou rival, um tratamento físico ou psicológico.  Existem estudos que mostra que essas pessoas, represem níveis baixos de algumas substâncias importantes, particularmente a serotonina e níveis elevados de proteína P relacionados com a dor.
 
DIAGNÓSTICO:  dado que não existem  exames ou análises que permitam a confirmação do diagnostico, este é feito com a história clínica, a observação médica pondo em evidência pelo menos 12 de 18 pontos dolorosos representados nas figuras ao lado, associados à fadiga, às perturbações do sono e às alterações emocionais. Na Síndrome da "Fadiga Crônica sem dores não há dolorosos o que torna a situação muito mais aleatória.
 
Nota: trata-se de tradução, cujo médico reside no Canadá - em breve chegará o restante o trabalho. Fique tranquila que vai dar tudo certo. O Evento será em setembro (2017).
 
Agradeço a gentileza.        e-mail: iraalves2010@gmail.com  (...)    
Jornalista gestora cadeirante                              
 
 
 
 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário