terça-feira, 25 de abril de 2017




                  "Não Devemos Sofrer por Antecipação"


Augusto Cury estuda o cérebro humano há mais de 30 anos. Desde o final dos anos 1990, escreve livros relacionados conhecimentos sobre memória e construção de pensamento - misturados com uma boa dose com uma boa dose de análise de comportamento. Em entrevista a ÉPOCA, Cury dá dicas como lidar com as ansiedades do ano novo. Confira aqui um trecho da entrevista.
 
"As pessoas estão sempre sofrendo por antecipação. O pensamento rápido demais e sem gerenciamento é responsável por esse tipo de sofrimento, que atinge qualquer um, crianças a idosos, alunos e professores, profissionais liberais e empresários. Os melhores profissionais de uma empresa fazem velórios antes do tempo. Esse tipo de profissional é ótimo  para suas empresas, mas carrasco de si mesmo. Sofrem pelo futuro de maneira dramática .
 
 Treinar seu eu a dar um choque de lucidez em cada pensamento perturbador.  Isso é um treino diário. Como já disse para magistrados, inclusive numa palestra do STF - Supremo Tribunal Federal -   temos de impugnar cada ideia, cada sofrimento por antecipação, para não registrar a experiência ruim e não empulhar nossa memória com dados inúteis.
 
Devemos pensar no futuro apenas para traçar metas. Não devemos sofrer por antecipação. Não podemos dispensar o presente, único momento que temos para estar estável e felizes".          
             SINDROME DO PENSAMENTO ACELERADO.

"Essa síndrome dos respeito à construção do pensamento. Quando pensamos rápido demais  ou em excesso, violamos o que deveria ser inviolável? o ritmo da formação de pensamentos. Isso gera consequência  seriíssima para a saúde emocional, como a ansiedade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 20 % sofrem com a depressão. A ansiedade provavelmente é sentida por 80% de crianças e idosos.
 
Pensar é bom, pensar com consciência  crítica é ótimo, mas pensar excessivamente  e sem gerenciamento de uma bomba para a saúde psíquica, para o desenvolvimento de uma mente livre e criativa. Toda vez que hiperaceleramos os pensamentos, a emoção perde em vez em qualidade. estabilidade e profundidade. São necessários cada vez mais estímulos, aplausos, reconhecimento  para sentirmos migalhas de prazer".
 
Quais são os sintomas dessa doença? "os clássicos acordar cansados, ter dores de cabeça e musculares, transtornos do sono e déficit de memória. Em casos mais agudos, as pessoas se aborrecem com a lentidão alheia. Ficam irritadas quando o computador demora a ligar. Ou são capazes de parar e contemplar a paisagem, a natureza, uma flor".
 
Crianças Também Têm Pensamentos Acelerados?
"Nós os submetemos a um trabalho intelectual escravo cada vez mais cedo. Estamos cometendo o assassinato coletivo da infância. isso acontece em todas as sociedades modernas. Ficamos estarrecidos com as armas químicas, destruição em massa, mas não nos chocamos com o assassinato da infância.
 
Os Ministérios da Educação de todo o mundo estão errados não avaliar os alunos pela educação, de debater ideias, altruísmo, a capacidade de pensar antes de reagir, de se colocar no lugar dos outros. São esses elementos que determinam a qualificação desses alunos e futuros profissionais.
 
Mas a educação está pautada por bombardear a memória dos alunos com excesso de informações, em detrimento do pensamento crítico,  de aprender a ser autor de sua própria história. Os competências técnicas, mas 805 deles são demitidos por falta de habilidades comportamentais.
 
Pensar Rápido Tem alguma Vantagem?
 
"Não tem como não ser hiperpresente do jeito como vivemos hoje. Somos bombardeados com informações, e o registro na memória é involuntário. Nos computadores somos deuses, arquivamos o que queremos, quando queremos. Em nosso córtex cerebral não tem jeito, os registros acontecem sem nossa vontade. Uma criança de 7 anos hoje provavelmente tem mais informações que o Imperador de Roma, no auge de Roma.
 
O problema só os dados empulhados, que não são usados como conhecimento, o conhecimento que não é usado como como experiência que não é usada como as funções complexas da inteligência: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, ser resiliente, saber gerenciar o pensamento".
 
"A inteligência e a paciência procede como auxilio da qual compreendemos por fim que tudo é incompreensível.  (Não consegui o no nome do (s) autores
 
Obrigada Doutor e Metre Augusto Cury
 
 
 
Iracema Alves
jornalista cadeirante  
 
 
PS desculpas a digitação vagarosa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário