“Com os cumprimentos da doutora Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, temos a grata satisfação de informar a realização do Seminário Internacional, celebrando os 30 anos do AIPD – Ano Internacional das Pessoas com Deficiência”.
“Hoje, dia 17 de novembro de 2011, durante a abertura do Evento, haverá homenagens às pessoas que nos últimos 30 anos tiveram participação permanente por uma sociedade inclusiva. Nos dias 18 e 19 subsequentes, com o apoio Institucional da Representação do Sistema da ONU - Organização das Nações Unidas no Brasil”.
Nem sempre foi assim....
Estatísticas, artigos científicos ou não, relatos pessoais, são testemunhos do preconceito, indiferença, solidão e até rejeição familiar pelos seres deficientes....
Após 1981 data consagrada ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a mobilização de Órgãos Internacionais, Associações, Institutos de Pesquisas, trouxeram um novo olhar sobre os deficientes. Destacamos a dedicação, eficiência e profissionalismo de médicos especializados, equipes multidisciplinares, voluntários, envolvidos na reabilitação, capacitação das pessoas com deficiência
Salientamos as conquistas porém, os desafios permanecem! Leis específicas aos direitos e deveres das pessoas com deficiência permanecem engavetadas, salvo raras exceções, timidamente colocadas em prática. Trabalho com carteira assinada e direitos paralelos é raridade. Salários condizentes com a capacitação profissional é discrepante. Acessibilidade? Imagina! Calçadas dentro de hospitais, bancos, shoppings, parques, nas vias públicas - rampas de acesso em número reduzido. Tudo em péssima condições. Balcões sem rebaixamento, quiches idem elevadores impróprios para cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. Transportes adaptados??? Quem sabe para a Copa Mundial de Futebol e as Olimpíadas?
Nossos agradecimentos e gratidão a todos incluindo os voluntários, que, de alguma forma, nos dão condições de viver com dignidade. Hoje tenho o privilégio de compartilhar com vocês, meus 30 anos de voluntariado em prol dos deficientes intelectuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário