domingo, 16 de junho de 2013

FISIATRA TRATA O QUÊ? *

Lendo ou escrevendo matérias sobre as mais diversificas áreas nos deparamos com textos densos, abordando tragédias nacionais e internacionais, alta e queda do dólar, idem com as bolsas de valores, sobre a corrupção, notícias esportivas particularmente, o futebol que, desta vez suou a camisa, para conquistar pontuação para a próxima copa do mundo. As grandes manchetes  permanecem em destaque por algum tempo e de repente desaparecem de circulação. Salvo as exceções a mídia deve ter em mente que não basta dar a notícia boa ou má, é necessário permanecer atento aos fatos para os acontecimentos não cair no esquecimento. Informar também é "formar" leitores aptos a opinar para que haja debates, trocas de experiências e multiplicadores de informações.
Na sala de espera do consultório médico de relance olho a capa da Revista com esta manchete: "Fisiatra trata o quê?" texto de Doutor Marcelo Saad*. Devido a uma Síndrome sou cadeirante e Dr. Saad naquela ocasião fazia parte da equipe que me cuidava. Ressalto que o título desta matéria aliado a uma frase do texto de Dr. Saad me deixou incrédula: "o problema de esclarecimento da população e da classe médica sobre a Fisiatria  (sic)" admito que lidar com mentalidades é um procedimento árduo, exigindo perseverança, paciência e tolerância. O processo de conscientização costuma ser longo. No entanto, o mesmo artigo traz uma almejada informação: a especialização de fisiatria vai entrando devagar nos currículos das faculdades. Importante este primeiro passo; que os reitores das faculdades e universidades consultem seus colegas da Europa e USA, a Fisiatria reabilitava os mutilados das 1ª e 2ª guerras.
Vou além: há vinte anos arregacei minhas mangas e fui visitar o Lar Escola São Francisco especializado no tratamento das pessoas com deficiência física, mental, auditiva e visual. Fui atendida por Rose, assistente social super. simpática, que me fez a relação de como "formar" uma Associação ou Conselho para assuntos das pessoas com deficiência. Dois meses depois nosso Estatuto estava registrado nos órgãos competentes. A Associação Estadual das Pessoas com Deficiência orientadas por mim (secretaria), fartamente documentadas com ofícios técnicos e científicos elaborados pelos  próprio médicos fisiatras, iniciamos uma árdua caminhada entregando nossa  reivindicação: atendimento da especialidade de Fisiatria  que reabilita as deficiências de centenas de milhares de pessoas com deficiência.
O médico Fisiatra trata o quê? Pacientemente ele resgata nossa auto estima, reconstrói cada músculo atrofiado, articulações lesadas, posturas corporal inadequadas, vértebras "soterradas", ausência de movimentos do esqueleto provocados pelas mais variadas patologias. O médico fisiatra trata de Gente e em se tratando de Dr. Marcelo Saad após a aplicação de acupuntura ele despede-se de seus pacientes assim: Foi um prazer! 
* Atual Médico Fisiatra e Acupunturista; Doutor em Ciência  da Reabilitação pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo, membro Diretor da Associação Médico-Espirita de São Paulo, Secretário Geral da Sociedade Brasileira DMR - Divisão de Medicina de Reabilitação  (em 16/06/2013 Instituto Lucy  Montoro - Vila Mariana), Médico Assistente da Divisão de reabilitação do HC/ FMUSP - Faculdade de Medicina da USP e da Disciplina de Fisiatria da Universidade Federal de São Paulo - EPM - Escola Paulista de Medicina.
Fonte: Revista Acta Fisiátrica - junho de 2001 - Volume 8 - Número 2  
Iracema Alves / jornalista cadeirante
Colaboração Wiglinews
Nota: A imagem que ilustra o post é do blog Fisiatria al Dia da Nicarágua

Nenhum comentário:

Postar um comentário