* Reginaldo
Gonçalves
A busca pela excelência no ensino
nem sempre representa uma estratégia de continuidade. O mercado começa a se
estreitar e o objetivo para muitas instituições, principalmente as que buscam o
mercado de capitais, é a massificação de alunos nas salas de aula, o que segue
na contramão das boas práticas.
São diversos grupos de ensino
buscando fusões e aquisições com o objetivo de aumentar o número de alunos e
reduzir drasticamente os custos fixos. No final, a intenção é alcançar um
patamar de mensalidade que lhes permita atingir a camada mais humilde da
população.
Além de por em risco a excelência,
tal prática não garante a adimplência. Os baixos preços de mensalidade não são
fator exclusivo de decisão para essa faixa da população, como podem julgar
muitos executivos da área. Muitas vezes, o nome da instituição pesa na opção do
candidato dentre as várias alternativas de cursos
disponibilizados.
As instituições foram ao mercado em
busca de carteira de alunos e espaço físico. Os valores de venda foram fixados
entre R$ 7.000,00 a R$ 10.000,00 por aluno, mas na maioria dos casos os imóveis
não fizeram parte do negócio.
O mercado acionário deu um impulso
ao flexibilizar a busca por capital mais barato, uma opção ao mercado financeiro
que evitou o endividamento das universidades e mantendo possibilidade de novas
aquisições. É o caso de Kroton, Estácio de Sá, Anhanguera (em processo de fusão
com a Kroton a ser finalizada pelo CADE – Conselho Administrativo de Defesa
Econômica), SEB, Ser Educacional, Gaec Educação (Anima), entre outras que foram
adquiridas por diversos grupos e que estão em processo de recuperação de sua
saúde financeira e busca a melhoria do ensino.
As instituições precisam cada vez
mais estabelecer seus diferenciais para se manter em um mercado exigente e
competitivo. E esse diferencial não está no preço. Tal estratégia culmina em
elevado número de alunos por sala, falta de investimentos na manutenção,
estrutura física, biblioteca, equipamentos de informática, material acadêmico
para professores, e até mesmo em itens básicos como segurança e limpeza. O
investimento é fundamental para a busca da qualidade.
A união da Kroton com a Anhanguera
irá transformar as duas instituições em uma das maiores do mundo com cerca de 1
milhão de alunos e valor de R$ 13 bilhões. A transação ainda está sob a análise
do Cade, que avalia o prejuízo à concorrência em 50 municípios. Se aprovada,
essas cidades poderão ver o preço da mensalidade subir, sem a contrapartida dos
investimentos em qualidade de ensino. É uma lógica
perversa!
Recentemente o Ministério da
Educação descredenciou duas instituições no Rio de Janeiro: a UniverCidade e
Universidade Gama Filho, ambas adquiridas pelo Grupo Galileo
Educacional. Por ocasião da negociação, o conglomerado se comprometeu a melhorar
o sistema educacional. Entretanto, o que se viu foi falta de pagamento a
professores e funcionários, de condições mínimas na manutenção do prédio e
outras fragilidades em relação às exigências mínimas do
MEC.
Os dirigentes do Grupo Galileo
alegam que possuem patrimônio imobiliário superior ao passivo financeiro, mas,
até o momento do descredenciamento não houve qualquer manifestação para
regularização das dívidas. O descredenciamento prejudicará cerca de 1.600
professores e mais de 1.000 funcionários administrativos, além dos 9.500 alunos
que já perderam parte das aulas em 2013 em virtude de
greve.
Infelizmente os programas das
instituições de ensino não são iguais, as disciplinas que são elencadas com seus
programas e quantidade de horas aula são definidos no projeto pedagógico e
aprovados pelo MEC através da autorização e reconhecimento dos diversos cursos
com conteúdo de formação básica, profissional, complementar e
teórico-prática.
O aproveitamento das disciplinas
pode ser um problema para a transferência dos alunos para outras instituições,
sem falar no valor das mensalidades. A situação é bem complexa e essa garantia o
MEC não poderá dar.
No atual cenário de ensino superior
no Brasil, os alunos devem observar atentamente a condição da instituição onde
estudam, as notas do ENADE, que indicam o grau de responsabilidade no ensino e
na manutenção da infraestrutura, e a nota do CPC - Conceito Provisório de
Curso.
A nota do Enade abaixo de 3 indica
que a instituição de ensino não está conseguindo manter seu nível de
comprometimento com os seus professores e alunos, condições mínimas na relação
ensino-aprendizagem. A partir de agora, não é apenas a opção pelo curso que
conta, mas a análise da condição geral da universidade, para evitar problemas
que possam comprometer a conclusão do curso.
* Reginaldo Gonçalves é
coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina -
FASM
Obrigada por abordar o Setor Educacional; deixo uma frase a cada um que visitou "nosso" blog. Inicio por vc. " O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência" Jim Watkins// "O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em conhecimento e habilidades" Fred A. Manske// "Para criar deve existir uma força dinâmica, e que força é mais potente que o amor?" Igor Stranvisky// " Não é o mais forte que sobrevive, mas o mais inteligente, e o que melhor se adapta com as mudanças" Charles Darwin//" O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível" Maya Angelou//"Talvez eu não tenha muitos amigos, mas os que tenho são os melhores que alguém poderia ter" Binho// "Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las" Pitágoras//"Devemos conservar a ciência dos números porque nossos erros são falhas de nossos cálculos" Pitágoras// "A felicidade não se resume à ausência de problemas mas sim na sua capacidade de lidar com eles" Einstein!
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