segunda-feira, 21 de abril de 2014

Despedida emocionada de dois Jornalistas*

"Nada é mais temido por um covarde do que a liberdade de pensamento" Luiz Felipe Pondé.

No dia 31 de março de 2014 a jornalista Rachel Sheherazade, em tom de despedida, postou em sua página no Facebook a seguinte frase:"Gente boa, tenho certeza que meus dias estão contados. Mas enfim, vou para o Youtube se isso acontecer", fazendo referência a seu colega de profissão Paulo Eduardo Martins, comentarista do Jornal da Massa, na rede Massa de televisão, afiliada do SBT no Paraná, que foi demitido do jornal da Massa no último dia 28 de março de 2014 depois de diversas e duras críticas ao PT e ao governo. A exemplo de Paulo Eduardo Martins, Rachel Sheherazade é afinca crítica do governo do PT em suas opiniões no telejornal "SBT Brasil" e tem cativado milhares de brasileiros com suas críticas condizentes à realidade nacional, que a maioria dos jornalistas se omitem ou são forçados a manter sua opiniões encobertas pelas emissoras. No último dia 28 de março, os jornalistas  Ogier Buchi e Paulo Eduardo Martins, que até então, com enorme sucesso e notoriedade nacional atuavam como comentaristas do Jornal da Massa, que vai ao ar diariamente na Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, fizeram sua última aparição no jornal.
A diretoria se reuniu e decidiu que o jornal, (mesmo com graças aos críticos Paulo Eduardo Martins e Ogier Buchi que, "sem papas na língua" não poupavam críticas ao governo em especial  ao governo federal ao PT), sofreria uma mudança radical em seu formato e o espaço de opinião seria extinto, sendo demitidos imediatamente  os dois comentaristas do Jornal da Massa. Em sua página oficial no Facebook, Paulo Eduardo Martins publicou um comentário sobre sua saída do jornal da Massa, veja: "Amigos, hoje dia 28 de março de 2014 fiz minha última participação no Jornal da Massa. Por uma decisão legitima da direção da rede Massa - Oficial o telejornal não mais contará com comentaristas. Agradeço aos que acompanharam e partilharam o programa, aos colegas de bancada Denian Couto, Ogier Buchi, Ruth Bolognese e também a todos da emissora por terem sustentado o formato que nos proporcionou fazer o debate e enfrentar as amarras culturais que envolvem a imprensa brasileira. Sigo como colunista do telejornal SBT Paraná. A vida segue." No Estadão a informação é de que ele teria sido afastado do noticiário por pressão do Governo Federal, que ameaçou retirar os patrocínios de estatais do programa. Por fim, Paulo Eduardo Martins declara que não foi demitido do canal, já que ele continua com uma coluna no noturno "SBT Paraná"
"Não fui demitido. Fui afastado do Jornal da Massa, que é o telejornal matutino. Ficou claro que um comentarista deve estar intelectualmente e emocionalmente preparado para realmente dizer e sustentar o que pensa, sem se assustar com bandos organizados e  barulhentos que não compreendem a liberdade de expressão e ainda que é preciso ter coragem e entender que a realidade dói e que a dor sempre causa reação". O primeiro jornalista a sofrer cerceamento no direito de bem informar, em consequência dos seus verdadeiros, contundentes e procedentes comentários contra os desmandos do governo PT, foi o Boris Casoy. De acordo com noticiário da época, ele foi demitido a pedido do próprio Lula. Entretanto aos olhos dos menos atentos, a coisa vem se agravando de maneira avassaladora e perigosa, senão vejamos: "O Programa do Jô tirou do ar (sem dar qualquer satisfação ao público) o quadro "As meninas do Jô" Lilian Witte Fibe, Ana Maria Tahan, Cristiana Lobo, Lúcia Hipólito e, por vezes, outras mais traziam a público e debatiam todas as falcatruas perpetradas por essa corja de corruptos que se apossou do país. As entrevistas sobre temas políticos não têm sido mais levadas a efeito atualmente. Virou um programa de amenidades e sem qualquer brilhantismo.
O jornalista Arnaldo Jabor, considerado desafeto pelo governo atual, vem sofrendo, de forma velada e sistemática, todo tipo de retaliação. Já foi processado, amordaçado e por aí vai. Sua participação diária às 07h10 na Rádio CBN tem se limitado a assuntos sem a relevância que tinha, haja visto que está impedido de falar sobre assuntos que envolvam a política nacional e o atual governo. Diogo Mainard, além de processado, vem sofrendo ameaças de morte por parte do jornal do MR-8 (que faz parte da base aliada ao Lula) e de integrantes dos chamados "Movimentos Sociais". O Jornal O Estado de São Paulo está sob forte censura governamental há pelo menos três anos. Pelo que se vê, Fidel Castro esta fazendo escola na América do Sul. O primeiro a colocar em prática estes ensinamentos, aniquilando o direito de imprensa foi Hugo Chaves e, pelo andar da carruagem, a nossa presidente Dilma Rousseff (fantoche do Lula) está pelo mesmo caminho... Diante da Constituição Federativa do Brasil perguntamos:
Onde está o Estado Democrático de Direito?;
Onde está o Livre Direito de Manifestação Ordeira e Passiva?;
Onde está a Liberdade de Expressão na mais pura fidelidade e ética?;
Onde está o mais importante Direito à Vida dos Brasileiros?;

Lembrando que além do voto consciente existe a Lei federal da Ficha Limpa; lei complementar nº 135 de 4 de junho de 2010.

Sugerimos, caso achem pertinente, repassar este texto para que possa, assim como outros servir como base de reflexão para as próximas eleições. Agradecemos

 * Fonte: Jornal Folha de São Paulo A9 publicado no dia 11/04/2014 via internet
  Agradecimentos; Maria Emília.
  Iracema Alves - jornalista cadeirante autônoma
  Diagramação WNews

2 comentários:

  1. "As questões mais cabeludas, comprovará que não apenas eram tão densas assim, como também mesmo sendo complicadas, você conseguiu dobrá-las e administra-las." "O hábito de concordar com tudo pode ser a causa de muitos erros e perigos" Cícero " Obrigada sempre por me estender a mão quando mais preciso de ajuda e paz

    ResponderExcluir
  2. O povo brasileiro nunca fugiu à luta e não seria agora que vamos admitir que a Dilma Rousseff brinque de presidente do Brasil. Desejamos informações concretas, sem mentiras, sobre os 39 MINISTROS nomeados há mais de um mês. Quais suas especialidade? Ou são incapacitados para os cargos? Exigimos a Petrobrás de volta á
    sua Pátria; não conte com os aumentos de impostos para fazer caixa administrativa. É
    confortável o 2º turno no trono até 2018 guardando o lugar para Lula!!! Presidente Dilma
    Rousseff cresça e apareça - não tenha receio - queremos apenas o que é nosso.
    Cordialmente grata, Iracema Alves - jornalista cadeirante autônoma

    ResponderExcluir