sexta-feira, 27 de junho de 2014

Minha Consciência não me Perdoará...

A minha consciência não me perdoará se eu permanecer como um expectador silencioso ante os tristes acontecimentos à nossa volta. No mínimo, tenho de fazer saber à ditadura como veem os olhos dos cidadãos, cujos direitos fundamentais foram usurpados.
  
                                                                   Ahmed Farac - poeta paquistanês (pseudônimo)
A cada quatro anos, os olhos do mundo se voltam para a festa do futebol. Desta porém, infelizmente há muito mais motivos para se lamentar do que para celebrar. Quando o Brasil foi escolhido como Sede da Copa foi anunciado que entre 60% e 70% dos investimentos seriam privados No entanto, o país do descaso com o dinheiro público, a promessa de se fazer a Copa com investimentos privados revelou-se mais uma falácia dentre tantas outras dos governantes e dirigentes políticos. A Copa de 2014 terá 98,5% de verbas públicas e a irrisória marca de l,5% de investimentos privados é um engodo. 

Mas afinal, se a Copa do Mundo é um negócio altamente lucrativo para a Fifa, por que no Brasil ela foi bancada totalmente com o dinheiro público? Os Estados Unidos organizaram a Copa de 1994 sem um centavo de dinheiro público. Todos os gastos foram assumidos pela iniciativa privada. Nada mais justo, para um Evento que gera lucros astronômicos para Empresas privadas. O gasto total da Copa da Alemanha, em 2002 foi de R $ 10, 7 bilhões de dólares. Menos de um terço deste total foi financiado com dinheiro público. Os gastos com a Copa do Mundo da África do Sul em 2010, ficaram em R $ 7,3 bilhões. Os gastos com a Copa do Mundo de 2014 do Brasil, já passou dos R $ 30 bilhões - superando a soma do que foi gasto nas três últimas edições do torneio. 
   ANO                                       PAÍS                                       VALOR $$$
   2002                                   Japão e Coreia                      R $  10,1 bilhões  
   2006                                   Alemanha                                R $  10,7 bilhões
   2010                                   África do Sul                           R $    7,3 bilhões
   2014                                   Brasil (previsão)                     R $  33,0 bilhões
*Os gastos com a Copa do Mundo do Brasil já passou dos R $ 30 bilhões. superando a soma que foi gasta nas três últimas edições do torneio. Como pode uma mísera edição de um torneio esportivo superar em gastos a soma das três edições anteriores? O Mundial do Brasil será o mais lucrativo da história da FIFA - vai render R $ 4,1 bilhões à Entidade. Jamais na história de um Evento bancado com o dinheiro público rendeu tanto para uma Entidade privada. Fonte: Jornal Folha de S. Paulo em 6/12/ 2013* 
E não é só a Fifa que vai nadar em dinheiro, as Agências de Publicidade Publicidades através de bonés, tênis, sapatos, camisetas com a frase sorria  (grifos meus) copos, canecas, roupas de cama, mesa e banho; moveis, bijuterias, lingerie, cornetas infernais. Aeroportos congestionados metrôs mal dando conta de passar por revisões. Em resumo, o dinheiro público do nosso suado imposto, sendo desviado impunemente para bolsos particulares e estranhos.(grifos meus) A pergunta que não quer calar: "por que  temos que pagar as contas da Copa do Mundo do Brasil"?   
Postado por Iracema Alves em 27/06/2014 às 19:17 horas.

Um comentário: