sábado, 8 de novembro de 2014

EU, RUBEM ALVES



"Nossa homenagem ao grande escritor e educador Rubem Alves que faleceu sábado (17/07/2014) aos 80 anos em Campinas - Estado de São Paulo.

Ao fim da entrevista a apresentadora pediu a Rubem Braga uma frase: (...) o pensamento voou até que parou num verso de Robert Frost que seria o seu epitáfio: "Ele teve um caso de amor com a vida...)". 

Nos quarenta anos que peregrinaram pelo deserto, o povo de Israel, segundo conta a história, foi alimentado por um  alimento que caia dos céus durante a noite. As pessoas tinham permissão para colher esse alimento, o maná, na medida de suas necessidades. Só para o dia. Alguns, com medo de que o maná não caísse no dia seguinte, colheram em dobro por via de dúvidas. Mas quando foram comer o maná poupado viram que ele estava apodrecido, cheio e bichos. Talvez isso queira dizer que a vida há de ser colhida diariamente. Quem deseja economizar o hoje para o amanhã fica com a vida apodrecida nas mãos. 

Meus sonhos? Sonho em ter tempo para curtir as montanhas e as cachoeiras das Minas Gerais. Sonho em ter tempo para vagabundear. Sonho em ter tempo para brincar com minhas netas. 

O que tem sentido? A Beleza, a Nostalgia, a Tristeza, o Cansaço. Um enorme desejo de passar uns tempos num Mosteiro, bem longe de cartas, telefones, micros, viagens, emails, curtindo a solidão, e a ausência das obrigações. Quanto maior a beleza, maior também a tristeza. Beleza solitária dá vontade de chorar. Para ser boa, a beleza exige, pelo menos, dois pares de olhos tranquilos se olhando, dois pares de mãos amigas brincando e bocas de voz mansa sussurrando.Cada momento efêmero de beleza, cada minuto de amor, são razões suficientes para uma vida inteira. A beleza de um único momento, vale a pena de todos os sofrimentos. 

A alma é a cigarra!  Há na vida um momento em que uma voz nos diz que chegou a hora de uma grande metamorfose; é preciso abandonar o que sempre fomos para nos tornarmos outra coisa: a Cigarra! Morre e transforma-te! Saia da escuridão da terra, voa pelo espaço vazio! Se eu morrer agora não terei do que me queixar. Claro! Sentirei muita tristeza, porque a vida é bela, a despeito de todas as suas lutas e desencantos. 

O que tenho pensado? Penso tantas coisas que nunca é possível dizer o que tenho pensado. Penso que o tempo está passando. Penso que o mundo está cheio de beleza. Penso que não quero morrer. Penso que se Deus tivesse pedido meus conselhos, o mundo seria melhor. Dizem que 99% da população brasileira acredita em Deus. Acho que Deus morre de rir quando lê pesquisas desse tipo. Ri dos sociólogos tolos, que fazem questionários tolos, e dos tolos que dão respostas tolas!

Deus é um grande Silêncio.... 
Iracema Alves - jornalista cadeirante digitou em 8 /11/2014  às 16:16 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário