terça-feira, 11 de novembro de 2014

TV Cultura exibe documentários sobre a questão da moradia para as pessoas com deficiência



Cada vez mais pessoas com deficiência precisam ou preferem morar sozinhas. Seja pela busca de independência, pelo envelhecimento e morte do chamado "cuidador", pelo rompimento dos laços familiares ou, simplesmente, porque chegou a hora. 

Na terça-feira dia 11 de novembro, aconteceu o lançamento dos três documentários que compõem o projeto ""Passa lá em casa: moradia assistida e autonomia possível", desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a TV Cultura. 

O objetivo do projeto é estimular o debate em torno desse tema, ainda pouco abordado no Brasil. Todos os filmes têm 50 minutos de duração e mostram como Portugal, França e Holanda têm enfrentado esse desafio, apresentando soluções variadas, desde o simples abrigamento em repúblicas até experiências mais voltadas à uma vida autônoma, enfatizando a independência financeira, o direito à privacidade e à autodeterminação. 

Os filmes apresentam sempre como contraponto a realidade brasileira. Os documentos serão exibidos sempre às 21h nos domingos, dias 16, 23 e 30 de novembro de 2014.
Embora o aumento da expectativa de vida das pessoas com deficiência e o seu desejo de autonomia tenham aumentado, a preocupação da sociedade brasileira com essa questão, ainda são poucas as políticas públicas colocadas em prática. 

Na cidade de São Paulo, o projeto *SIAI - SISTEMA INTEGRADO DE AÇÕES INTERSECRETARIAIS - parceria entre Município e Estado - mantém duas residências para 20 moradores. Nacionalmente, o plano Viver Sem Limites propôs a instalação de 200 residências, também com dez moradores, até o final de 2014 em todo o país. Desse total, 72 foram implantadas.

Debate: no dia 1, além da apresentação de trechos dos documentários, o público poderá participar de um Debate com os diretores dos filmes e com especialistas na temática da moradia para pessoas com deficiência.
Confira a grade de exibição dos filmes na TV Cultura aos domingos, às 21 horas:
Dia 16 de novembro : Viver só, mostrando a experiência da França.
Direção: Pamela Valente - Uzimaki Filmes;
Dia 23 de novembro: E agora, José, Maria, João...? mostrando a experiência da Holanda.
Direção: ´Marcio Takata e Raphael Siqueira   - Vídeo Base
Dia 30 de novembro: Pode entrar, a casa é nossa, mostrando a experiência de Portugal.
Direção: Paula Galacini  -  Cinema Animadores.
Serviço:  Debate e lançamento de documentário do projeto "Passa lá em casa: a moradia assistida e  a autonomia possível".  Data: 11 de novembro de 2014 às 19 horas.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, nº 112 - Centro.

Entrada Gratuita
Marcos Alexandre Schwerz
Executivo Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário