sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

TEM PÃO VELHO?


Vamos contar um fato corriqueiro que, inesperadamente, me trouxe uma grande lição de vida. 

Era um fim semana de sábado. Estava molhando o jardim de minha casa quanto fui interpelada por um garotinho com pouco mais de nove anos, dizendo:




---- Dona, tem pão velho?
Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança. Olhei para aquele menino nostálgico e perguntei:
---- Onde você mora?
---- Depois do Zoológico...
---- Bem longe hein?   
---- É e ainda tenho que pedir as coisas para comer...
---- Você está na escola?
---- Não. Minha mãe não pode comprar coisas de comer e não posso ter cadernos e livros.
---- Seu pai mora com vocês?
---- Ele sumiu...
E o papo prosseguiu até eu dizer:
---- Vou buscar o pão. Serve pão novo?
---- Não precisa não. A senhora já conversou comigo, e isso foi bom pra mim...

Esta resposta caiu em mim como um raio.

Tive a sensação de ter absorvido toda solidão e a falta de amor daquela criança, um menino de apenas nove anos. Sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola, e tão necessitado de um papo, de uma conversa comigo... 

Caros amigos, quantas lições podemos tirar destas respostas. "Não precisa não. A senhora já conversou comigo, e isso foi bom pra mim".
Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!. Alguns anos se passaram e continuaram pedindo: tem pão velho e eu dando pão novo mas procurando antes compartilhar conversas que acolhem e promovem. Este tipo e amor não fica velho, porque é fabricado no coração  de quem acredita naquele que disse :
----EU sou o Pão da Vida!
Verifique quantas pessoas estejam esperando uma só palavra sua: e aí, tem pão velho?

Fonte: recebi de um grupo de espiritas (anônimos) via e-mail  de Juiz de  Fora - MG.
          Copidesque, digitação e postagem de
          Livre  para Voar em 02 d 0102015 às 21:57 horas
           Diagramação: WNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário