quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A JANELA DOS OUTROS

Por Martha Medeiros
No livro de ficção Os desafios da Terapia, de Irwin Yalom, ele discute alguns relacionamentos, padrões e reais entre terapeuta e pacientes. Ainda no inicio de livro, ele conta a história  de uma paciente que tinha um relacionamento difícil com o pai. Nunca conversavam mas surgiu mas a oportunidade deles viajarem juntos de carro e ela imaginou que seria um bom momento. Durante o trajeto, o pai, que estava na direção, contou sobre a sujeira e degradação de um córrego. A garota olhou o córrego ao seu lado e viu águas límpidas, cenário para um filme de Walt Disney e teve a certeza que ela e o pai tinham a mesma visão da vida. Seguiram a viagem sem trocar mais palavras.
Muitos anos depois, esta mulher fez a mesma viagem pela mesma estrada, desta vez com um amiga; estando agora ao volante ela surpreendeu-se com o lado esquerdo do córrego. Era realmente feio e poluído como eu seu pai havia descrito, ao contrário do belo lago que ficava à direita da pista. É uma tristeza profunda se abateu sobre ela por não ter levado em consideração o comentário de seu pai que a estas alturas já havia falecido. Parece uma parábola mas acontece todo o dia e a gente só tem olhos para nossa janela, nunca a janela dos outros. O que a gente vê é o que importa mesmo que alguém ou algo diferente esteja realmente  diferente. Para uns a estrada é longa e precisa pagar pedágio caro; para outros não pesa no bolso.
Alguns celebram a tecnologia como um valor evolutivo da sociedade; outros lamentam que as relações humanas estejam tão frias. Alguns enxergam nossa cultura estagnada, outros aplaudem a crescente diversidade de cada um. Gruda seu nariz na sua janela e veja sua própria paisagem; eu costumo dar uma espiada no ângulo de visão do vizinho. Me deixa menos enclausurada no meu próprio ponto em contra  partida  me tira a certeza de tudo.
Dependendo de onde esteja posicionado, a razão pode estar de nosso lado, mas perdemos assim que trocamos de lugar. Só possuindo uma visão de 360 graus nos declaramos sábios. E a sabedoria recomenda que falemos menos, que sejamos menos enfáticos, pois todos estão certos e estão errados em algum aspecto da análise. Boa parte dos brasileiros acredita que o país esta melhorando, enquanto  a outra perdeu totalmente a esperança.                                     
                                             Vale a pena pensar nisso 
É Natal !!! é uma promessa  de compartilhamos bons e maus momentos
É uma promessa de pensarmos no que significamos perto ou longe
Fonte do texto: Martha Medeiros - obrigada sempre amiga,  Feliz Natal!
Digitado e postado por Livre Para Voar, em 24/12/2015 às 13;:9 horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário