quarta-feira, 15 de novembro de 2017

 
 
 
 
 
 
O TEÓLOGO DA LIBERDADE QUE PENSA O PAPEL DA MUHER.
 
 
 
Kis Stjerna  analisa participação feminina na Reforma e as concepções  de Lutero acerca da vocação e Missão das Mulheres. As mulheres cristãs passam a ter um protagonismo na vivência da Fé a partir de Reforma Luterana acerca da vocação e Missão das Mulheres. Segundo a Teóloga Quiri Stjerna, isso se dá a partir das concepções cerca da liberdade presente no monge reformista. "As sementes da exclusividade e igualdade evidente em sua teologia  - mesmo se os luteranos não desenvolveram realmente estes temas até gora e com alguns inclusive nem empregando estes termos,"  destaca. Ela explica que é através  dos sermões de Lutero que se pode perceber como ele compreende a mulher e a vocação a elas desejada por Deus. "O matrimônio e a maternidade são vocações mais importantes. São vocações que Deus abençoou e que são importantes quando do ofício de um Bispo, entre outras" pontua.
 
Na entrevista a seguir, concedida por e-mail à IHU On-Line, Kirse,   destaca que Lutero não era panfletário do direito da oratória feminina pública, mas também não criticava as senhoras que mulheres seriam chamadas a profetizar e a proclamar", explica. "Ele não incentivou as meninas a irem para a escola estudar para a vocação. Mas, isto sim, considerava que o lar era lugar delas - onde poderiam "governar."   e serem encarregadas de um monte de coisas, completa. Aliás, para a teologia, é através da maternidade que muitas participam da Reforma . "Para alguns, a maternidade significa, realmente, um amplo leque de opções, incluindo a escrita de textos para filhos (manuais). Nos lares, elas contribuíam ensinando a nova Fé para os filhos Algumas, mulheres nobres, usaram ambientes jurídicos para implementar a religião protestante". A religião protestante", destaca entre outras ações femininas no movimento.
 
Ao deixar isto claro, é preciso lermos Lutero estritamente no contexto do século XVI ou como alguém que pode também falar à modernidade/ pós-modernidade. Mas, também, podemos ser criativos e encontrar ainda novas perspectivas nele, Lutero, e na relevância de seu pensamento hoje.
IHU ON-LINE - Ao longo da Idade Média, houve a tentativa de promover diversas reformas da Igreja inspiradas no "despertar evangélico , mas que acabaram não se efetivando. De que forma Lutero se apropria desses movimentos, muitos ocorridos até 200 anos antes da Reforma Luterana? Kirsi Stjerna - Lutero reúne as  vozes daqueles representantes reformistas que exigiam, por exemplo, que todo o mundo deveria ter acesso às Escrituras em seu próprio idioma e que o sacramento da Mesa deveria ser inclusive e tanto o pão quanto o vinho precisariam ser ofertado  aos leigos também.
 
Ele também não inventou a critica  à corrupção na Igreja, à opulência com o dinheiro, dos problemas com o poder papal e à indivíduos  particulares na sede papal (por vezes pessoas realmente interessantes!) Ele não foi o primeiro a criticar a Igreja em sua imoralidade sexual  clerical. Em diversos sentidos, Lutero reúne o coro das criticas e dos que que exigem reformas, incluindo os humanistas. Além disso ele também falou, com veemência. em nome do matrimonio,  mais dos  seus antecedentes. O seu questionamento da Tradição na Igreja teve predecessores, mas Lutero  definitivamente expressou isto mais do que todos que viram antes dele na Idade Média.
 - Quais são os aspectos fundamentais da contribuição feminina à Reforma Luterana? Quiris Stern - as mulheres contribuíram  dizendo sim, juntando-se aos movimentos de reforma.

Por meio da maternidade, elas tiveram diversas maneiras de participar na Reforma. Para alguns, a maternidade significava, realmente um amplo leque de opções, incluindo a escrita de textos para os filhos (manuais) Nos lares, elas contribuíram  ensinando a nova Fé para os filhos. Algumas mulheres nobres, usaram ambientes jurídico para implementar a religião protestante. Muitas senhoras da nobreza apoiaram os movimentos reformistas com suas riquezas e com uma insistência pessoal. Portanto, contribuíram com as suas próprias  confissões/união ao movimento, ensinando a Fé aos filhos. Sob o ponto de vista de historiadora e teóloga, como percebe o papel da teologia feminina no diálogo inter-religioso? Penso que a teologia feminista etc. são bastante significativa como um passo inicial e como um convite à reflexão crítica para além das fronteiras metodológicas e denominacionais.

Em que medida o contexto da eclosão da Reforma pode inspirar as mulheres de hoje a buscarem seus espaços dentro e fora da Igreja? Primeiro de tudo ter as mulheres do século XVI nos "álbuns de família", por assim dizer, é fundamental para construirmos conexões e para que as mulheres reivindiquem as mulheres seriam chamadas a profetizar  e a proclamar", explica. "Ele não incentivou as meninas a irem para a vocação. Mas, isto sim,  considerava que o lar era o lugar delas - onde podiam "governar " e serem encarregadas de um monte de coisas", completa. Aliás, para a teologia, é através da maternidade que muitas   participam da Reforma para os filhos (manuais). Nos lares elas contribuíam  ensinando a nova Fé para os filhos. Algumas mulheres nobres, usaram ambientes jurídicos para implementar a religião protestante", destaca entre outras ações femininas no movimento.

Kirsi Stjerna é professora de história Interna e Teologia,  integra o corpo docente da Graduam-te Teológica Union, em Berkeley, na Califórnia. É secretária Executiva e Editora de "The  Antaste Luther", "volumes 1 a 6 (Fortress Press, 2015-2017); também escreveu Women and the Martin Luther,"  ( Wesley Blackwell, 2009). Hoje necessita-se disparadamente de muitas reformas. O trabalho da Igreja não está feito, o status que não deve ser desejado, isto -é estranho à natureza, própria de uma tradição reformista. Sob
quais aspectos há diferenças entre a realidade das mulheres luteranas na Finlândia, de onde a senhora vem, e nos EUA, onde atualmente leciona e vive? Kirsi Stjerna - Nos Estados Unidos , há muito mais mulheres professorar. Na Finlândia, poucas mulheres são encontradas para lecionar, o que também se mostra nas preferências metodológicas e nas escolas dos cursos.

Nos dois Países, o numero de mulheres interessantes em estudos o número de mulheres interessadas em estudos teológicos  está aumentando. No entanto, há lacunas salariais,  na Academia e na Igreja: elas geralmente recebem menos. Eu diria que, que, na Finlândia, as luteranas são bastante ativas e têm uma forte presença - mesmo que todos Bispos sejam (de novo) todos homens. Nos EUA, a meu ver, a presença da mulher luterana em postos de liderança na Igreja está em falta ainda. Gostaria de acrescentar alguns aspectos não questionados? Kirsi Stjerna,  - continuo dizendo a meus alunos que eles não devem pensar, ingenuamente, que a misoginia e o sexíssimo
acabaram. Longe disso. Parece haver uma reação negativa contra as mulheres e o feminismo, até mesmo em nível global, o que se mostra nas estatísticas de violência contra a mulher...  
 
 NOTA: Agradecimentos à Revista IHU pela dedicação, as cores comovem. Quis colocar dentro do Computador.
LUTERO super elegante, desembaraçado e firme como sempre.

REDAÇÂO:

Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante
 iracema2010@gmail.com
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário