segunda-feira, 27 de novembro de 2017

 
 
 
 
 
 
 Estudo aponta o Brasil como a pior    democracia da América Latina.
 
 
 
A democracia brasileira é a que tem o pior funcionamento entre os 18 Países pesquisados para a Edição 2017 do Latinobarômetro. Levantamento feito por uma Ong chilena sobre o índice 2017 do Latinobarômetro, levantamento feito por uma Ong Chilena sobre o índice de satisfação das populações sobre a situação politica de  seus Países. De acordo com o estudo, apenas 13% dos brasileiros consultados se declararam satisfeitos com o funcionamento da democracia, último posto no ranking. Atrás  até dos 22%de satisfação na Venezuela, que a maior parte dos governos
e da mídia ocidental classifica como ditadura. a ONG que faz
desde 1995, uma consistente avaliação dos humanos dos latino-americanos.  O estudo aponta que a satisfação com a democracia está altamente correlacionada com a aprovação do governo porque é uma variável de desempenho. 
 
Ela difere do apoio à democracia que implica apoio ao tipo de regime, por isso a satisfação é um indicador que mostra muito mais sensível e mostra muito mais variação ano após ano o que o indicador do regime politico. Em dez Países Uruguai  - 65% - Nicarágua  52% e Equador  51%; há uma maioria satisfeita com esta forma de governo. No  Brasil, por exemplo 62% consideram a democracia como sistema do governo, porcentagem que, no Conjunto da América Latina, sobe para 70%. O apoio à democracia, aliás,
vem subindo sistematicamente, desde o piso mais baixo encontrado  ( 30% em 2001, penúltimo ano do governo Fernando Henrique Cardoso). Agora é de 43%,11pontos acima de 2016. O descontentamento, que é geral na região, é portanto, com o funcionamento do modelo, não com ele propriamente.
 
No quesito apoio do governo, a queda começo  em 2013,o ano das mobilizações  populares. Em 2012 e 2013, o apoio ao governo  então de (de Dilma Rousseff) caiu 11 pontos, para 56%. depois foi caindo para 29%,22%, até chegar aos 6%. Depois foi caindo para 29% , 22% até chegar  6%em 2017. Segundo mostrou reportagem - Jornal Folha de São Paulo - a pesquisa também  ajuda a entender porque de Luiz Inácio Lula da Silva, lidera  a corrida eleitoral paro que 2018 :o pico de prestigio do governo foi exatamente em 2010 (86%), seu último ano na Presidência. Se não confia no governo atual, o brasileiro tampouco confia nos seus conterrâneos: só 7% dizem ter confiança na maioria dos demais brasileiros, de novo o último lugar da tabela,  a metade do resultado médio da  América Latina, e longe dos 23%. CHILE, primeiro colocado nesse quesito. Das Instituições, o mais confiável para os brasileiros é a Igreja, 69%  confiam nela. Para as demais, as porcentagens são as seguintes: Forças Armadas 50%  Policia 34%, Justiça Eleitoral 25% Judiciário Eleitoral 25% Judiciário 27% Governo como Instituição 8% (último lugar no ranking)
Parlamento 11%, penúltimo lugar superando apenas o Paraguai, com10% e, partidos políticos, 7% último.

Redatora:

Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante


O texto  está completado em 28/11/2017/ - 20h35.              

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário