sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DIA DA CRIANÇA X BABÁ DIGITAL

Até aos dez anos de idade tivemos a grande chance de viver livre e solta como qualquer criança, sem preocupações com o preço do leite - tínhamos cabras na chácara da família. Defronte  de nossa casa após o colégio, as aulas de inglês, piano e deveres escolares, o universo nos pertencia. Quando não tinha brincadeiras inventávamos; tomar banho de chuva aguardar a nuvem negra passar e o sol voltar a brilhar era (é), um grande espetáculo. Cabelos longos secos pelo sol tonavam-se brilhantes e soltos....desnecessário dizer que sentimos muitas saudades. (IA)
Um dos mais célebres filósofos da Grécia antiga foi Heráclito de Éfeso (aproximadamente 535 a.C - 475 a.C), considerado o Pai da Dialética, pois foi o pensador do "tudo flui" (planta rei). "No mundo nada é estático, tudo esta em constante mudança. Nenhum homem tomará banho duas vezes sequer no mesmo rio, pois o homem não será o mesmo e o rio (também não será o mesmo. Essa linha de pensamento, sinalizadora de que tudo está em constante movimento no universo, constitui-se na singular protagonista das profundas transformações sociais, econômicas, religiosas, ambientais e culturais, ocorridas nas últimas décadas."
Um dos fatores que têm acelerado essas mudanças tem sido o espetacular avanço da tecnologia. Neste mês de outubro em que se comemora o Dia da Criança, poderemos constatar que a bola e a boneca, sonho de meninos e meninas, respectivamente, há algumas décadas sofreram uma acirrada concorrência do computador, iPhone de última geração... etc. Uma simples análise retrospectiva nos mostra que na televisão aberta reinaram, num passado não muito distante, excelentes programas infantis tais como: Sítio do Pica-Pau Amarelo, TV Colosso, Bozo, Vila Sésamo, Bambalalão, Balão Mágico, Castelo Rá-Tim-Bum e a Turma do Lambe-Lambe, entre outros.
Apresentadoras como a Xuxa, Mara Maravilha, Angélica, Eliana, Mariane fizeram Sucesso junto aos baixinhos. Como o principal objetivo de toda empresa de iniciativa privada é a obtenção do maior lucro possível, na venda de seus produtos e serviços, com certeza outros programas com maior liberdade de publicidade se mostraram mais rentáveis. Com os revolucionários recursos da TI (Tecnologia da Informação), disponíveis atualmente, excelentes escritores de livros infantis, geniais publicitários brasileiros, entre os melhores do mundo, a televisão brasileira poderia, de maneira lúdica, estar "polinizando" princípios éticos, valores morais e respeito á natureza e ao ser humano.
Estamos convencidos de que o pequeno espaço, agora de programas infantis na grade das TVs, que é concessão do poder público, está privando nossas crianças de assistirem a entretenimentos adequados à sua faixa etária, com impacto altamente positivo no campo educacional. A nossa expectativa é que a tecnologia, que está aproximando as distâncias, não estejam distanciando as proximidades. Dentro do seu possível, guarde a criança que ainda existe em você (grifos meus)
Fonte: Faustino Vicente, professor e consultor de empresas, de órgãos públicos e advogado nossos agradecimentos.
Iracema Alves/ jornalista cadeirante e
Colaboração de Wiglinews

Nenhum comentário:

Postar um comentário