segunda-feira, 14 de julho de 2014

TIME PARA A COPA DA EDUCAÇÃO*

 
 
Considerando o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) como a Copa Internacional da Educação, o Brasil em 2013 ocupou o 58º lugar entre países avaliados. Essa posição incômoda não condiz com pensadores e empreendedores brasileiros da área da educação que hoje já não estão entre nós.  O proposito deste artigo é revisitar os ensinamentos e iniciativas desses verdadeiros brasileiros escalando-os para um time que inspire ideias e ações para conquistarmos uma posição honrosa na Copa da Educação. A partir de um painel com mais de 50 pessoas, selecionamos 23 que citamos em ordem alfabética, resumindo as ideias ou protagonismos que direta ou indiretamente contribuíram para melhoria da nossa educação.
 
1)  Anísio Spindola Teixeira (considerado Pelé da Educação, pregou o desenvolvimento  do intelecto em preferência à memorização) 2- Bertha Maria Luiz (bióloga e figura significativa do feminismo no Brasil) 3 - Caetano de Campos (criou a primeira Escola Normal de São Paulo, em 1984) 4 - Celso Furtado (economista socialmente comprometido e com visão do Brasil do futuro) 5 - Clodowaldo Pavan (geneticista e batalhador para a compreensão pública da ciência) 6 - Darcy Ribeiro (antropólogo e educador, co-criador da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) 7 - Edgar Roque Pinto (pai da radiodifusão educativa do Brasil) - 8 Esther de Figueiredo Ferraz (primeira mulher a ser ministra da Educação) - 9 Euclides da Cunha (trouxe o verdadeiro conhecimento do interior do Brasil) - 10 Fernando de Azevedo (relator do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova) - 11 Gilberto Freyre (interpretador do Brasil sob o ponto de vista da sociologia) 12 - Heitor Villa-Lobos (educador musical com linguagem brasileira) - 13 - José Bento Renato Monteiro Lobato (educador infantil por meio da literatura) - 14 José de Anchieta (fundou o primeiro Colégio do Brasil Colonial) - 15 José Reis (cientista  e escritor, pioneiro da divulgação cientifica no Brasil) - 16 Josué de Castro ( descreveu as origens socioeconômica da tragédia da fome) - 17 Julio de Mesquita Filho (um dos fundadores da Universidade de São Paulo) 18 - Maria Julieta Ormastroni (caçadora de talentos e criadora do Concurso Cientistas do Amanhã) - 19 Manoel Bergaströn Lourenço Filho( pioneiro na educação infantil e na psicologia educacional) - 20 Oscar Niemeyer (educador pela arquitetura e urbanismo) 21 - Oswaldo Cruz (sanitarista e educador da saúde) 22 - Paulo Freire (patrono da educação brasileira, introduziu a Pedagogia  do Oprimido) 23 - Sergio Buarque de Holanda (por intermédio da antropologia cultural, estudou as raízes do Brasil).
 
A escalação desse plantel é oportuna, no clima de Copa do Mundo, para motivar os torcedores para conquista da qualidade da Educação. Foi conquistado um gol de placa. Mas cuidado! A partida não é de 90 minutos e sim de várias décadas. (grifos meus). Nessa batalha será fundamental termos politicas de Estado continuas, com investimentos corretos, formação e valorização dos professores educacionais. As necessidades do processo ensino-aprendizagem do século 21 requerem o uso intensivo da Web. A extensão territorial do Brasil impede nova logística para a educação. A sala de aula está cada vez mais fora da escola, como na Idade Média; a escola saiu dos conventos. Ela está presente nas empresas, nas redes sociais e na tevê. Propomos a criação de redes na tevê educativas em cada uma das cinco regiões brasileiras, obrigatoriamente com suas centrais de produção, o que pode transformar o Brasil em um grande exemplo de como dar um salto criando uma vasta e mais democrática comunidade educacional. Certamente isto contribuirá para diminuir a vergonhosa desigualdade social. Nesse cenário de futuro, acima de tudo, investir nos exemplos legados pela seleção proposta que apresentamos aos 200 milhões de brasileiros. Avante Brasil! Todos pela Copa da Educação!.   
 
* Aurores: Doutor Isaac Roitman - Professor emérito da Universidade de Brasília e membro da Academia Brasileira de
                                                        Ciências; Doutor Sergio Mascarenhas - Pesquisador emérito do CNPq/MCTI e
                                                        membro da Academia Brasileira de Ciências.
Fonte: Jornal Correio Braziliense em 10/07/2014  
Postado por Livre para Voar
Diagramação: WNews (em férias)
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
    
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário