sexta-feira, 28 de julho de 2017

 
 
 
 
 
 
                                                    Pegada Ecológica
                
 
 
Há 19 anos articulista do Jornal de Jundiaí, envio minha crônica de Hoje. Edição impressa em 23 de julho,  atualizando 28/07/2017. Quando presidente da Associação Anhanguera (Campinas), de um de seus fundadores, tivemos o privilégio de promover uma série de eventos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em determinada oportunidade, ministramos uma palestra numa Empresa de Cubatão e, no pé da Serra do Mar, plantamos uma muda de espécie nativa da Mata Atlântica. A palavra grega ISO, que significa igualdade, é a sigla da International Organization for  Standardization, ou seja, Organização, fundada em 1947, e localizada em Genebra, Suíça. Trata-se de uma Entidade não-governamental que edita uma série de normas técnicas, reconhecidas internacionalmente, que visa padronizar e melhorar a qualidade de vida, de produtos e serviços de empresas do mundo todo.
 
Do elenco de normas existentes daremos destaque, nesta oportunidade, para a ISO 14001 - Sistema de Gerenciamento Ambiental -, que objetiva prevenir, ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente, causados por implementação desta norma estão definidos assim 1) Comprometimento e definição da politica do meio ambiente - 2)  Planejamentos do sistema do meio ambiente (SGA) - 3 Implementação do SGA - 4) Medicações e avaliações e, 5) Revisão e melhoras continuas. Conscientizar, envolver e comprometer - do presidente ao servente - é de fundamental importância para que a SGA atinja as metas pré-estabelecidas. Acompanhar rigorosamente, e validar, cada uma das etapas do processo operacional da fabricação de produtos, e da prestação de serviços, ´´e procedimento obrigatório para garantir o equilíbrio do meio ambiente e a melhoria continuada da qualidade de vida.
 
Politicas publicas ineficientes, fiscalização insuficiente, investimento em sane amento básico aquém das necessidades, excesso de burocracia e corrupção, são fatores da mesma equação - ações, são fatores da mesma  equação - ações públicas e ineficazes. Pegada Ecológica, que significa o "quanto da água, mar, urbanização e capacidade de absorção dos dejetos cada pessoa necessita, para viver de forma minimamente digna
 
"A esse conjunto de fatores, Martin Rees e Mathis Wackermagel, deram  o nome de Pegada Ecológica, cujo estudo indica 2,8 hectares para cada pessoa" Para reflexão, destacamos nossa linha de pensamento na preservação do equilíbrio do meio ambiente, não protagonistas... somos todos coadjuvantes..."
 
Ilustríssimo Senhor Faustino Vicente: consultor de Empresas,  de Órgãos, Públicos,  Professor e Advogado.
 
 
Redatora:
Iracema Alves 
Jornalista gestora cadeirante.  (...)
 
"A acessibilidade não é mais diferencial; é obrigação de quem observa." Organização das Nações Unidas
 
Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

 
 
 
           O ATO DE FÉ OPONDO-NOS À RESISTÊNCIA
 
 
 
O ato de persistir é uma das condições, de vitória muitas das vezes a vida mede a nossa Fé opondo-nos à resistência. Os obstáculos fazem parte da nossa caminhada e render-se a eles demonstra fraqueza. Não há na história da Humanidade, um grande homem sequer, que não tenha tido uma  Fé inquebrantável. Somente por meio da persistência e do mais ousado dos sonhos. Quando se tem certeza interior de que estamos no caminho certo, nada e mais ninguém, pode ser mais forte do que nós. Possuímos uma força poderosa, capaz de perseverar e conseguir acreditar firmemente que mesmo difícil  jamais será impossível.
 
"Alias o impossível é o possível que nunca foi tentado". Chega quem caminha; então caminhe com determinação jamais duvidado de sua capacidade de vencer. Você pode, se acreditar que pode. Todos nós quando bem intencionados, somos merecedores de uma vida nova. E, para tanto, necessário se faz uma ação continua e persistente. No sentido de tornar nossa vida próspera e Feliz. Sem força externa e interior (alma) não existe vitória. Persista hoje e sempre!!! Persista mais e muito mais!!!
E lembre-se "um mundo melhor começa com você" Lembra-se do descansar?  Não tenho dúvidas sobre suas milhares de idas e vindas; se com frio é ruim imagino quando chegar o calor.
PS:  As dos PMs foram enquadrados às minhas custas e um motoqueiro transportou para Alchimin,(ambos foram expulsos do Quartel)
 
Livre Para VOAR (...) fiz pra vc.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


quinta-feira, 13 de julho de 2017

 
 
 
     Por que a PM é Tão Avessa aos Direitos Humanos?
 
 
 
 
A aversão da Policia Militar aos Direitos Humanos, na verdade, se trata de uma politica pública de controle social. O sistema militarizado não só fracassou na redução da criminalidade como serviu para legitimar uma série de ilegalidade do Estado contra a sua própria população escreve Almir Felitte, advogado, graduado pela Universidade de Direito de Ribeirão Preto da Universalidade de São Paulo, em artigo publicado por Justificando. Na última terça feira (27 próxima passada) o centro de São Paulo, foi testemunha de mais um assassinato pelas mãos da Policia Militar. Em ação na Favela do Moinho, Leandro de Souza Santos, 18 anos, acabou sendo morto, ele por policiais da ROTA.
 
Segundo a Ouvidoria da PM, há denúncias de que , antes de morto, ele teria sido torturado com uso de um martelo. O caso se soma às mais 3 mil mortes anuais decorrentes de ações policiais no País! Muito embora os comandos centrais da policias militares insistem, em casos semelhantes, em dizer que tratam-se apenas de fatos semelhantes, em dizer que tratam-se apenas de fatos isolados envolvendo "laranjas podres" dentro de Instituição, não é preciso nenhuma análise mais aprofundada para perceber que a violência policial é, na verdade, um problema sistêmico.
 
Afinal, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, só entre os anis 20114 e 2015 foram cerca de 6.500 pessoas mortas pela Policia, número puxado, em grande parte, pela PM, ainda que as estatísticas sejam subestimadas pela falta de maior transparência das informações. Tal quadro mostra uma clara aversão institucional dos Direitos Humanos diretamente relacionada com militantes adotados pelas ostensivas Estaduais . Para entender esse comportamento, porém, é preciso fazer uma análise mais detalhada de maneira que se dá a formação dos membros do alto escalão da PM e da Instituição.

A própria grade curricular das Academias de Oficinas da PM, aliás, já mostra indícios  das raízes da violência que se concretiza nas ruas. No Barro Branco, por exemplo, responsável pela formação de Oficiais em São Paulo, somente em 1994 surgiu a matéria de Direito Internacional Humanitário (posteriormente, Direito Humano), pouco evoluído até 2013, quando ocupava somente 1,4% da grade.
 
É difícil acreditar que o Brasil Continental ( não posso emitir nomes dos Estados, evidentemente). Não têm PM que se interesse pelo Barro Branco onde os PM  são mais desembaraçados e interessados a permanecer estudando. Um País organizado trás às populações dos mais distantes lugares protegidos pelas desventuras....

Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante (...)

" Nenhum dever é mais importante do que a gratidão"
  Cícero









 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


segunda-feira, 10 de julho de 2017

 
 
 
   UM TESTE PARA RISCO DE ALZHEIMER
     
 
Este teste Avalia se você Pode Ter Alzheimer no Futuro! de acordo com uma nova pesquisa sobre a doença, seu risco de desenvolvê-la pode ser encontrado  em pequenas figuras roxas conhecidas como Greebles. Os pesquisadores da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, analisaram essa técnica em vários pacientes ao longo do estudo e chegaram a uma conclusão que não, consegui em uma série de imagens  saber qual forma era a estranha em uma serie de imagens visualizadas, poderiam ter maior risco de desenvolver esta doença cerebral no futuro. Os cientistas descobriram que aqueles que têm geneticamente mais risco dessa doença degenerativa do cérebro.
 
Lutam para detectar uma diferença sutil em uma das imagens, apesar de serem capazes de detectar pequenas mudança nos rostos das pessoas.  Dra. Emily Mason, médica do Departamento de Cirurgia Neurológica, liderou a pesquisa e declarou: "agora, quando detectarmos a doença, seria muito útil restaurar a função porque o dano ocorrido já foi feito ao cérebro. Queremos poder ver as mudanças precárias  sutis que estão acontecendo no cérebro desde o começo. Uma maneira de poder ter acesso a esses dados é
com testes cognitivo que são direcionados para uma área muito especifica do cérebro.
 
Os voluntários neste estudo foram convidados a completar uma série de tarefas "estranhas". Eles visualizaram um conjuntos de quatro imagens que representam objetos do mundo real, rostos humanos, cenas e Greebles e uma das imagens era sutilmente diferente das demais. Aqueles que correm  maior risco de contrair o Alzheimer demonstraram uma forma semelhante ao grupo de controle quando tratava de objetos, rostos e cenas. No entanto, para os Greebles (imagem acima) o grupo de risco obteve uma classificação menor do que o grupo controle.
 
Doutor Mason disse que "a maioria das pessoas nunca viu uma figura de Greebles e antes, elas são altamente similares, o que torna a imagem ainda mais difícil de ser diferenciada. O que, descobrimos é essa é que, usando essa tarefa, de risco e o grupo de controle. Ambos os grupos melhoraram com a prática, mas o grupo em risco atrasou o grupo de controle ao longo do processo." A médica responsável  ainda acrescentou que gostaria de ver mais algumas pesquisas neste âmbito, para realmente confirmar se os indivíduos  que apresentaram uma má execução das "a melhor coisa que podemos fazer no momento é pedir que todas as pessoas façam este teste entre os seus 40 e 50 anos e confirmar quem realmente desenvolve ou não a doença baseado nesse critério".
 
                      Você Consegue Ver a Diferença
 
Dê uma olhada novamente e analise o tempo que precisar. Assim que tiver em mente um número confira com a resposta logo abaixo. Mas só veja após se certificar da escolha! Dores Nas Articulações: a imagem acima citada o Greeble número 4 é o estranho, porque seus chifres e braços são moldados de forma ligeiramente diferente dos outros. Você acertou? Compartilhe com os familiares e amigos, sempre!
 
Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirantes (...)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
           

terça-feira, 4 de julho de 2017

 
 
 
 
     PARA JURISTAS, DENÚNCIA TEM DEFICIÊNCIAS
 
 
 
 
Apesar de sua contundência, a denúncia apresentada pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janote, anteontem possui lagunas e deficiências, avaliam juristas que, a pedido do Estado, analisaram a peça. No centro do debate estão as supostas provas e os indícios  de autoria do crime de corrupção passiva que que teria sido cometida  que tria sido cometido pelo presidente Michel Temer. Segundo dois analistas consultados pelo Estado, a decisão da condenação ou não elementos que que comprovem que Temer era o destinatário  final da mala com dinheiro entregue a seu ex-assessor e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). De acordo com ex-ministro do Supremo  Tribunal Federal (STF) Calos Velloso, a única prova apresentada entre Temer  e o dono da JBS, Josley Batista,, não atesta que o dinheiro chegou ao presidente. Professor de Direito Constitucional da PUC - SP - Pedro Serrano considera a gravação nula, não tem valor. É quase que um teste de probidade" , afirma. Aliado do presidente Michel temer, Loures, que está preso desde 28 de abri - pp - em um estacionamento de um restaurante em São Paulo carregando uma mala preta com R$500 mil reais em espécie. Luares foi filmado pela Policia Federal. Josley Batista, gravou o presidente Temer na noite de 7 de março no Palácio do Jaburu. O áudio da conversa tem duração de cerca de 40 minutos e foi revelado pela PF. Em vários trechos, o nome de Laureis é citado. Outra versão:   Já Rafael Maffei, professor da Faculdade de Direito da USP, afirma que  imaterialidade e autoria  do crime estão comprovados na denuncia de Rodrigo Janot. "Ou Luares  receberia a tal mala por si próprio? Não se trata de uma ilação. Desde o mensalão , abriu-se precedente na interpretação de atos de corrupção mediante a avaliação da conduta das pessoas que formam um mesmo grupo  ou que têm algum topo de vínculos. É a primeira vez na histórias da República brasileira que um Presidente é acusado formalmente de crime durante o exercício  do mandato. Em 1992 Fernando Color de Mello foi denunciado quando já estava afastado do cargo...

REDAÇÂO

Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante
LIVRE PARA VOAR  
 
 "As vezes na vida, nos sentimos acorrentados sem sabermos, que estamos com a chave"
 
 
 
 
 
 
 
  

sábado, 1 de julho de 2017

 
 
 
              COMO ENFRENTRAR O MAL DO SÉCULO
 
 
Augusto Cury estuda o cérebro humano há mais de 30 anos. Desde o final dos anos 1990, escreve livros relacionados a seus conhecimentos sobre a memória e a construção do pensamento - misturados com uma boa dose de análise de comportamento. Em entrevista a ÉPOCA, Cury dá dicas de como lidar com as ansiedades do Ano Novo! Confira aqui um trecho da entrevista.
 
Palavras de Augusto Cury: "as pessoas estão sempre sofrendo por antecipação. O pensamento rápido demais e sem gerenciamento é responsável por esse tipo de sofrimento, que atinge qualquer um, de crianças a idosos, alunos e professores, profissionais liberais e empresários. Os melhores profissionais liberais de uma empresa fazem velório antes do tempo. Esse tipo de profissional é ótimo para suas empresas, mas carrasco de si mesmo. Sofrem pelo futuro de maneira dramática.". Treinar seu eu a dar um choque de lucidez em cada pensamento perturbador. Isso é um treino diário.
 
Como já disse para magistrados, inclusive numa palestra no STF (Supremo Tribunal Federal), temos de impugnar cada ideia, cada sofrimento por antecipação, para não registrar a experiência ruim e não empulhar nossa memória com dados inúteis. Devemos pensar no futuro apenas para traçar metas.
Não devemos sofrer por antecipação. Não podemos dispensar o presente, único momento que temos para ser estáveis e felizes."Síndrome do Pensamento Acelerado: Essa síndrome diz respeito à construção do pensamento. Quando pensamos rápido demais ou em excesso, violamos o que deveria ser inviolável: o ritmo da formação de pensamentos.
 
Isso gera consequências seriíssimas para a saúde emocional, com ansiedade. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 20% sofrem com a depressão. A ansiedade provavelmente é sentida por 80% de crianças a idosos. Pensar é bom, pensar com consciência crítica é ótimo, mas pensar excessivamente e sem gerenciamento é uma bomba para a saúde psíquica, para o desenvolvimento de uma mente livre e criativa. Toda vez que hiperaceleramos os pensamentos, a emoção perde em qualidade, estabilidade  profundidade. São necessários cada vez mais estímulos, aplausos, reconhecimento para sentirmos migalhas de prazer".
 
Quais são esses sintomas dessa doença? "Os clássicos são acordar cansado, ter dores de cabeça e musculares, transtornos do sono e déficit  de memória. Em casos mais agudos as pessoas se aborrecem com lentidão alheia. Ficam irritadas quando o computador demora a ligar. Ou não conseguem lidar com pessoas mais lentas do que elas. Não são capazes de parar e contemplar a paisagem, a natureza, uma flor... Não param, na varanda, para jogar conversa fora".
 
Crianças também têm pensamentos acelerado? "Nós as submetemos a um trabalho intelectual escravo cada vez mais cedo. Estamos cometendo o assassinato coletivo da infância. Isso acontece em todas as sociedades modernas. Ficamos estarrecidos com armas químicas, destruição em massa, mas não nos chocamos com o assassinato da infância. Os Ministérios da Educação de todo o mundo estão errados ao avaliar os alunos pela assertividade de dados na prova. Se quisermos formar pensadores, devemos avaliar também a capacidade de cooperação, de debater ideias, o altruísmo, a capacidade de pensar antes de reagir, de se colocar no lugar dos outros.
 
São esses elementos que determinarão a qualificação desses alunos e futuros profissionais. Mas a educação está pautada por bombardear a memória dos alunos com excesso de informações, em detrimento do pensamento crítico, de aprender a ser autor de sua própria história. Os executivos do mundo inteiro são contratados por suas competências técnicas, mas 80% deles são demitidos por falta de habilidades comportamentais".
 
Pensar rápido tem alguma vantagem? "não tem como não ser hiperpresente do jeito como vivemos hoje. Somos bombardeados com informações, e o registro na memoria e involuntário. Nos computadores somos deuses, arquivamos o que queremos, quando queremos. Em nosso córtex cerebral não tem jeito, os registros acontecem sem nossa vontade. Uma criança de 7 anos hoje provavelmente tem mais informações que o Imperador de Roma, no auge de Roma. O problema são os dados empulhados, que não são usados como conhecimento; o conhecimento que não é usado como experiência, e a experiência que não é usada como as funções complexas da inteligência: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar do outro, ser resiliente, saber gerenciar o pensamento". 
 
"Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o Sol, a Lua e a Verdade"
  Buda  (...)

REDATORA:
Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante

PS/ desculpas é o cansaço