quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A JANELA DOS OUTROS

Por Martha Medeiros
No livro de ficção Os desafios da Terapia, de Irwin Yalom, ele discute alguns relacionamentos, padrões e reais entre terapeuta e pacientes. Ainda no inicio de livro, ele conta a história  de uma paciente que tinha um relacionamento difícil com o pai. Nunca conversavam mas surgiu mas a oportunidade deles viajarem juntos de carro e ela imaginou que seria um bom momento. Durante o trajeto, o pai, que estava na direção, contou sobre a sujeira e degradação de um córrego. A garota olhou o córrego ao seu lado e viu águas límpidas, cenário para um filme de Walt Disney e teve a certeza que ela e o pai tinham a mesma visão da vida. Seguiram a viagem sem trocar mais palavras.
Muitos anos depois, esta mulher fez a mesma viagem pela mesma estrada, desta vez com um amiga; estando agora ao volante ela surpreendeu-se com o lado esquerdo do córrego. Era realmente feio e poluído como eu seu pai havia descrito, ao contrário do belo lago que ficava à direita da pista. É uma tristeza profunda se abateu sobre ela por não ter levado em consideração o comentário de seu pai que a estas alturas já havia falecido. Parece uma parábola mas acontece todo o dia e a gente só tem olhos para nossa janela, nunca a janela dos outros. O que a gente vê é o que importa mesmo que alguém ou algo diferente esteja realmente  diferente. Para uns a estrada é longa e precisa pagar pedágio caro; para outros não pesa no bolso.
Alguns celebram a tecnologia como um valor evolutivo da sociedade; outros lamentam que as relações humanas estejam tão frias. Alguns enxergam nossa cultura estagnada, outros aplaudem a crescente diversidade de cada um. Gruda seu nariz na sua janela e veja sua própria paisagem; eu costumo dar uma espiada no ângulo de visão do vizinho. Me deixa menos enclausurada no meu próprio ponto em contra  partida  me tira a certeza de tudo.
Dependendo de onde esteja posicionado, a razão pode estar de nosso lado, mas perdemos assim que trocamos de lugar. Só possuindo uma visão de 360 graus nos declaramos sábios. E a sabedoria recomenda que falemos menos, que sejamos menos enfáticos, pois todos estão certos e estão errados em algum aspecto da análise. Boa parte dos brasileiros acredita que o país esta melhorando, enquanto  a outra perdeu totalmente a esperança.                                     
                                             Vale a pena pensar nisso 
É Natal !!! é uma promessa  de compartilhamos bons e maus momentos
É uma promessa de pensarmos no que significamos perto ou longe
Fonte do texto: Martha Medeiros - obrigada sempre amiga,  Feliz Natal!
Digitado e postado por Livre Para Voar, em 24/12/2015 às 13;:9 horas



sábado, 20 de dezembro de 2014

Lista de ex-diretor que cita políticos faz presidente reavaliar reforma ministerial

Foi necessário o Jornal Nacional de ontem (19/12/2014) ao vivo e cores informar a odisseia  de revelar as 28 autoridades apontadas por Paulo Roberto Costa, como beneficiário de esquema de  corrupção na estatal. "Dilma revê nomes para o primeiro escalão do segundo mandato após 'Estado' - matéria de Vera Rosa - Brasília" (grifos meus).

A presidente Dilma Rousseff decidiu reavaliar os nomes que comporão o Ministério do segundo mandato, após tomar conhecimento da, conforme revelou o Estado. Antes cotado para o primeiro escalão do governo, o presidente de Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deve ser a primeira vítima da "da lupa" de Dilma. Embora o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, só vá pedir a abertura de inquérito e oferecer denúncia contra políticos envolvidos na Operação Lava Jato em fevereiro de 2015, a presidente não quer chamar para a equipe nomes sob suspeita. Alves perdeu a eleição para o governo do Rio Grande do Norte e, até agora tinha cadeira garantida no Ministério do Turismo ou na Secretaria dos Portos, a partir de 2015. (alguém precisa lembrar a presidente Dilma que existe no Brasil uma Lei Ficha Limpa. Órgãos públicos, empresas privadas etc não contratam funcionários sem antes consultar a Lei acima citada. "Que fazem as equipes que trabalham no Planalto, melhor dizendo no gabinete da presidente?)" (grifos meus)

Na avaliação de Dilma, ignorar os depoimentos  das delações premiadas à Polícia Federal seria o mesmo que arrastar o escândalo da Petrobras para dentro do Palácio do Planalto. Se a presidente Dilma Rousseff saísse mais vezes do Palácio do Planalto com pauta para visitar Prefeitura, Câmara Legislativa, gabinetes de autoridades jurídicas ou não; optasse por visitar um Hospital, uma Escola Municipal e outra Estadual conheceria a verdadeira realidade do nosso País. Nossos impostos seriam pagos com o maior prazer. (grifos meus).
Em público a presidente tem dito que é preciso aguardar as provas, mas na prática, avisou que não vai correr os mesmos riscos de seu primeiro ano de governo, em 2011, quando  sete ministros foram abatidos na "faxina" ética, seis deles no rasto das denúncias da corrupção. Na lista de políticos acusados por Costa de receberem do esquema na Petrobras, 8 são do PT, 8 do PMDB, 10 do PP e 1 do PSB. O Planalto tem certeza de que os divulgados pelo Estado compõem mesmo a lista sob ( análise de Janot, a ser reforçada com outras delações, como a do doleiro Alberto Yussef (mais informações na página A 6. O ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci (PT) coordenador da campanha de Dilma na eleição de 2010, e o presidente do senado Renato Calheiros (PMDB) também foram mencionados no depoimento de Costa e negaram "com veemência a denuncia. Renan tem apadrinhados no governo, como o atual ministro do Turismo, Vinícius Lages. de acordo com auxiliares de Dilma, porém, o aliado na lista de Costa não afetará a escalação do Ministério. Mesmo assim, há preocupação no Planalto com o impacto das delações na campanha de Renan para se reeleger presidente do Senado em fevereiro de 2015
O governo vive tempos difíceis no relacionamento com a base aliada do Congresso e, para piorar o quadro, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ) é favorito para comandar a Casa. Desafeto de Dilma, Cunha disputará a sucessão de Henrique Alves presidência da Câmara contra os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG). A expectativa dos adversários de Dilma é a de que a Operação Lava Jato alveje muitos aliados até fevereiro. Na quarta-feira, a presidente não escondeu os problemas para montar a equipe ao ser questionada pela colega da Argentina, Cristina Kirchner, se anunciaria logo os novos ministros. Você não sabe como é difícil no Brasil, desabafou ela.  O vice-presidente Michel Temer, que comanda o PMDB deve conversar com Dilma na segunda- feira sobre a composição do Ministério e já marcou uma reunião, no mesmo dia, com bancada da Câmara. O PMDB quer criar espaço no primeiro escalão, de cinco para seis cadeiras. Atualmente o partido controla Mimas e Energia, Previdência Social, Agricultura, Turismo e Aviação Civil, mas está de olho no Ministério da Integração Nacional, também cobiçado pelo  Pros - que dirige a pasta - pelo PP.

Henrique Eduardo Alves já havia dito que não queria ficar com o "abacaxi" da Previdência, ministério hoje dirigido pelo seu primo, o senador Garibaldi Alves (PNDB-RN). Diante de sua recusa, o governo planejava escalá-lo para o Turismo ou Secretaria dos Portos. O líder do PMDB no Senado, Eduardo Braga (AM), é cotado para ocupar Minas e Energia no lugar de Edison Lobão - outro citado por Costa e Yossef como beneficiário do esquema de desvio recursos da Petrobras. Até hoje, a senadora Kátia Abreu (TO) é o único nome do PMDB confirmado por Dilma para a equipe. Kátia controlará a Agricultura, mas, o PMDB alega que ela é da "cota pessoal" da presidente (grifos meus) e não representa o partido na esplanada.

Fonte Vera Rosa - Brasília - Jornal O Estado de São Paulo de 20/12/2014
           
Boas Festas para todos os seres humanos
"Nada é tão difícil que, à força de tentativas não tenha resolução"
           Digitado por Livre Para Voar

domingo, 14 de dezembro de 2014

RESPONSABILIDADE POR CLIMA AINDA DIVIDE REUNIÃO DA ONU

As responsabilidades diferenciadas dos países na crise climática continuam sendo o ponto-chave da conferência de Lima, a COP-20, que se aproxima do fim. A questão, que se refere à divisão dos cortes nas emissões de gases-estufa e aos desembolsos dos recursos financeiros, irá se estender para a próxima conferência, em Paris, onde se espera que seja assinado o acordo global climático a vigorar a partir de 2020
A reportagem é de Daniela Chiaretti, publicada pelo jornal Valor, 12/12/2014
A proposta brasileira, chamada de "círculos concêntricos", com três faixas onde se poderiam se abrigar os países ricos, as grandes economias em desenvolvimento e os países mais vulneráveis (cada um com suas metas e obrigações),foi muito discutida para o texto dos elementos do acordo - uma espécie de protótipo  do que se deve ser assinado na conferência francesa, em 2015. "A nossa proposta é uma tentativa de superar a dificuldade", disse o negociador-chefe do Brasil, embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho. Ele rebateu a intenção dos EUA e do bloco europeu de "autodiferenciação" - ou seja, se colocarem com as mesmas obrigações das  economias emergentes, por exemplo - e disse que o que está sendo negociado em Lima está dentro do que diz a convenção do clima. "A convenção é lei em todos os países. O que eles propõem é uma ilegalidade que não podemos permitir". O discurso do Estado americano, John Kerry,  no início da tarde de ontem (11/12/2014), foi em outra direção. "Todos os países têm que fazer a sua parte. E se você é uma grande nação em desenvolvimento e não está liderando, então, você é parte do problema", resumiu. "Mas é bem simples, não podemos ficar discutindo as fatias de cada um."
Mais da metade das emissões vem do mundo em desenvolvimento, frisou Kerry. "Ninguém aqui acredita que o acordo climático será a bala de prata que irá resolver esse problema", disse, lembrando que a janela de oportunidade esta fechando rapidamente e que a solução passa pelas políticas energéticas. " Temos que tomar ações concretas e medidas ambiciosas. O acordo em Paris não é uma opção. É uma necessidade imperativa." Gao Feng, um dos chefes da delegação chinesa, disse que a "convenção é um guia de princípios . Para os países em desenvolvimento, o mais caro é o que diz que todos os países têm responsabilidades na crise global climática, mas alguns tem que fazer mais que os outros, os desenvolvidos - argumento conhecido pela sigla *CBDR.

Eliana Bardram,  chefe da delegação europeia, disse que o mundo não é o mesmo de 1992, quando a convenção do clima foi criada. "Todos respeitamos o princípio  do CBDR, mas temos que aplica-lo de um jeito mais contemporâneo. Hoje há muito mais diversidade de competitividade  nas diferentes economias, os PIBs mudaram, assim como a capacidade de enfrentar a mudança do clima".
* CBDR : sigla em inglês para responsabilidades comuns mas diferenciadas. principio que norteia as negociações de desenvolvimento sustentável. O principio oficializa que se espera dos países ricos maior empenho financeiro para implementação de ações, pelo fato de virem degradando o ambiente há mais tempo e de forma mais intensa.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - nossos agradecimento
Digitado por Livre para Voar em 15/12/2014

   

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O livro de Natal

Te desejo...
Tanta sorte como gotas tem a chuva.
Tanto amor como raios tem o sol.

Tanta felicidade como estrelas tem o céu.

Se não sabes como presentear aos teus seres mais queridos no Natal...
... presenteia-os com o teu amor.
Talvez o melhor enfeite de Natal, seja um grande sorriso.
Se tua vida é lutar...vence,
Se é amar...ama...
Se é uma ilusão... desperte,
Porém se tua felicidade depende de meu carinho...
...considera-te a pessoas mais Feliz do mundo.

Para os bons momentos...gratidão, 
para os maus...muita esperança,
para cada dia...um sonho, 
e sempre...felicidade.

Eu vi a FELICIDADE e ela me disse que irá a tua casa.
Eu pedi que ela também levasse a SAÚDE e o AMOR.
Trate-os bem...Vão de minha parte.

Que  uma chuva da paz, da esperança, da felicidade e amor ,te pegue com um guarda-chuvas quebrado e salpique a todos os que estão a tua volta.

Um sábio disse: a riqueza de um ser humano se mede pela quantidade e qualidade dos amigos que tem...

Obrigada, por ser parte de minha riqueza.

Que nunca te falte  um sonho para por ele lutar, um projeto para realizar, algo  para aprender, um lugar aonde ir, e alguém a quem amar.
Estas frases são uma caixinha de paz,

Cheia de alegria
Envolta com carinho...
Selada com um sorriso
E enviada com um beijo...

Fonte: El rincón del abuelo - Cuadernillo de Arte

O Dom Supremo

Existem dons, e existem talentos... 

Há quem tenha dom para dança,
 aliando criatividade, sensibilidade, leveza 
e coordenação na escolha dos passos.
Carinho, tato e cooperação na escolha do par.
A dança é um dos muitos dons 
que o ser humano manifesta...

O dom da oratória - a arte de encantar o ouvinte, 
e seduzir plateias...

O dom da música, canções a criar um universo particular...

O dom da escrita, que faz germinar na simplicidade 
de uma folha em branco.
Romances, crônica, contos, poesias...

O dom do desenho e dom da pintura...

Todos estes dons são igualmente belos.

Existe, no entanto, um dom supremo, que, 
quanto posto na balança, com nenhum
outro se equipara

Este dom supremo é também o mais democrático
de todos os dons, pois está ao alcance de qualquer um,
que o queira cultivar, que o queira manifestar.

Basta querer, basta estar desperto, basta permanecer alerta...

Eis o dom supremo...

Amar o próximo, 
secar-lhe as lágrimas.
Estender a mão ao necessitado, 
levantar do chão o caído.
Compartilhar os bens e os dons -
materiais e espirituais - 
com os quais fomos agraciados pela vida.
Ter coração e olhos, não apenas para
nossa família biológica, mas para 
a família humana inteira.

“Sê causa de júbilo para o entristecido,
um mar para o sequioso,...”
“...um refúgio para o aflito,
um apoio e defensor
da vítima da opressão.”
"Sê lar para um estranho,
um bálsamo para quem sofre..."
"Para o cego deve tu ser olhos, 
e para o pé dos errantes uma luz que guia."
Bahá’ulláh

"Que vos amei uns aos outros como eu vos amei..." 
Nisto conhecerão que sois Meus discípulos, 
se vos amardes uns aos outros..."
Jesus Cristo

"Não menospreze qualquer ato de bondade, 
inclusive o de receberes o teu próximo
com semblante alegre" 
"Deus te ama tal como 
amaste outro por amor a Ele" 
Profeta Mohammad

"Abre a tua boca a favor do mudo,
pelo direito de todos os que se acham em desolação."
"Abre a tua boca, julga retamente, e faze
justiça aos pobres e aos necessitados"
Judaísmo - Livro dos Provérbios

"Um grande compaixão existe no fazer
 a todos felizes e contentes"
“Uma grande ternura reside no remover 
tudo aquilo que impede os homens 
de serem felizes e contentes.”
da Doutrina de Buda

"Bem aventurados os que buscam a luz."
"Bem aventurados os que aspiram
tornar-se filhos da luz."
"Bem aventurados aqueles que,
com confiança, encontram
o caminho da luz."
"Bem aventurados os puros de coração.!"
Jesus Cristo

Fonte: Um peregrino









quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

DESCULPE O TRANSTORNO...ESTOU EM CONSTRUÇÃO


Ao longo da nossa caminhada, causamos transtornos na
vida de muitas pessoas porque somos imperfeitos...

Nas esquinas da vida, dizemos palavras impróprias e
sem necessidade...

Com pessoas mais próximas, costumamos agredir sem
intenção, e às vezes, intencionalmente. Mas agredimos...

Não respeitamos o tempo do outro, os desejos do outro,
a história do outro...

 Acreditamos que o mundo gira em torno de nós, dos nossos
desejos e o outro é apenas um detalhe...

Vamos por aí causando transtornos e concluímos que, não
estamos prontos, mas em construção...

Tijolo a tijolo. É assim a nossa vida. O templo da nossa
história vai ganhando vida...

Esquecemos que o outro também está em construção e
também causa transtornos...

Um tijolo cai e nos machuca, outras vezes é o cimento
que suja o nosso rosto...

E o tempo todo nós temos que limpar e cuidar das feridas.
Assim como os outros que convivem conosco também tem
que fazer...

Quando não sou eu é o outro, um conjunto de erros meus,
seus, deles, nossos...

Todas as pessoas erram, temos que compreender que os
transtornos são muitas vezes involuntários, que os erros
dos outros são semelhantes aos nossos erros...

Simples assim: Se eu errei, se eu magoei, se eu julguei mal,
desculpe-me por todos esses transtornos...

ESTOU EM CONSTRUÇÃO...


Mas é preciso entender, que erros também são escolhas
e escolhas tem consequências, boas e ruins e nesta 
longa construção que se chama vida, temos diariamente
que aprender a conviver com nossas escolhas e com as
palavras, os transtornos, as feridas causadas, a falta de respeito
e tudo o que fazemos, independente de termos reconhecido
nossos erros ou não, eles aconteceram, acontecem e acontecerão
e temos que viver com isso...embora não apreciemos esta 
também é uma das belezas da vida... 

 




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PETROBRAS VIRA ALVO DE AÇÃO NOS EUA

Sabiam que no dia 09/12/2014 comemora-se o "Dia da Corrupção"? 

Na parte da manhã a mídia (salvo as exceções) ensaiou várias modalidades de brindar! Não houve acesso! Vou seguir nossa pauta falando sobre a corrupção.
O escritório de advocacia americano Wolf Popper LLP entrou com uma ação coletiva contra a Petrobras em um tribunal no distrito de Nova York em nome de todos os acionistas que compraram recibos de ações da petrolífera (chamados de ADRs - American Depositary Receipts), negociadas na Bolsa de Nova York entre 20 de maio de 2010 a 21 de novembro de 2014. A ação alega que a companhia violou artigos da Securities Exchange Act, legislação que rege as companhias de capital aberto nos Estados Unidos. Desde novembro, a estatal brasileira é alvo de duas investigações nos EUA em decorrência do esquema de propinas desvendado pela Operação Lava-Jato, da polícia Federal. Na ação do Wolf Popper LLP, os advogados alegam que a Petrobras emitiu declarações falsas e enganosas aos acionistas, ao não divulgar "o esquema multibilionário de corrupção, suborno e lavagem de dinheiro que existe desde 2006"
Ainda de acordo com a ação, a Petrobras é acusada de ter exagerado o valor de suas propriedades, fábricas e equipamentos em seu balanço, por conta do superfaturamento de contratos para pagamentos de subornos. "Esses valores foram exagerados porque a Petrobras inflou o valor dos seus contratos de construção", diz a ação. Segundo o escritório, a Petrobras pode ter que ajustar suas demonstrações financeiras passadas, reconhecendo que houve o superfaturamento de contratos. O escritório observa que os ADRs da empresa caíram de U$ 19,38, em 5 de setembro, para U$ 8,88 ou 46%.  O Wolf Popper LLP existe há mais de 65 anos e tem escritórios em Nova York e em Porto Rico. Em 1960, começou a defender investidores fraudados e, desde então, diz ter recuperado alguns bilhões de dólares para seus clientes. De acordo com informações do site do escritório, seus advogados já entraram com mais de mil ações deste tipo em tribunais americanos.
A atuação em fraudes no mercado de capitais tornou-se a principal atividade do Wolf Popper, que também atua em casos de litígios de governança corporativa, fusões e aquisições, casos antitruste, entre outros. Em novembro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América abriu uma investigação criminal contra a Petrobras para saber se houve pagamento de propina para empresa ou alguém de seus funcionários nas operações americanas da estatal brasileira. A Petrobras já vinha sendo investigada pela Securities Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais americano, pois a petrolífera negocia títulos na Bolsa de Nova York. A investigação do Departamento de Justiça dos EUA quer descobrir se a Lei de Práticas Corruptas Estrangeiras (Foreign Corrupt Practices Act), que proíbe o pagamento de propina para estrangeiros para obter vantagens em negócios, foi violada.  
Digitado por Iracema Alves - jornalista cadeirante, em 09/12/2014 às 19:12 horas 

 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Os perigos da impaciência

Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida.
Provérbio Chinês

A IMPACIÊNCIA não é algo novo. Não é de hoje que as pessoas perdem a paciência quando estão presas num congestionamento ou esperando numa fila. Mas alguns especialistas acreditam que a impaciência nunca foi tão comum como agora — e por motivos que podem surpreender você.
Alguns estudos indicam que muitas pessoas são menos pacientes hoje por causa da tecnologia. Segundo o jornal The Gazette de Montreal, Canadá, alguns pesquisadores sugerem que “a tecnologia digital, incluindo coisas como celulares, câmeras,   e-mails e iPods, está mudando nossa vida . . . 
Os resultados imediatos que essa tecnologia oferece têm aumentado nosso apetite por gratificação imediata em outras áreas da vida”.
A Dra. Jennifer Hartstein, psicóloga familiar, comenta algo que dá o que pensar. Ela explica que “nos tornamos uma cultura da gratificação imediata e esperamos que as coisas aconteçam sem demora, sem erros e da maneira como queremos. Quando isso não ocorre, a tendência é ficarmos 
 cada vez mais frustrados e irritáveis, [um sinal] de impaciência”. - será que conhecemos pessoas assim (grifos meus) 
Ela acrescenta: “Desaprendemos a arte de diminuir o ritmo e aproveitar o momento.”
Alguns acreditam que o e-mail está perdendo popularidade e poderá ficar ultrapassado em breve. Por quê? Porque muitas pessoas que enviam mensagens não têm paciência para esperar algumas horas, nem mesmo minutos, para receber uma resposta. Além disso, quando alguém lê um e-mail, assim como acontece numa carta, espera encontrar saudações no início e no fim da mensagem. Mas muitas pessoas acham essas formalidades entediantes e uma perda de tempo. Por isso, preferem usar mensagens instantâneas. Parece que ninguém tem paciência para digitar saudações bem-educadas. E poucos tiram tempo para revisar o que escrevem. Em resultado disso, cartas e e-mails vão para destinatários errados ou contêm vários erros gramaticais e ortográficos.
Todo mundo fica impaciente de vez em quando. Mas é muito perigoso quando os ataques de impaciência acontecem diariamente. A impaciência está associada à frustração, irritação e raiva. Esses sentimentos podem aumentar o nível de estresse, consequentemente prejudicando a saúde. A impaciência pode prejudicar nossa comunicação. Alguém que não tem paciência para ter uma conversa significativa tende a falar sem pensar. Também pode ficar irritado quando outros falam. Uma pessoa assim não tem paciência para esperar a outra terminar de expressar suas ideias. Então, o ouvinte impaciente termina as frases de quem está falando ou procura outra maneira de apressar a conversa.Essa impaciência pode resultar na perda de amigos. A Dra. Jennifer Hartstein,  no artigo anterior, explica: “Quem gosta da companhia de alguém que fica o tempo todo batendo o pé ou olhando para o relógio?Realmente, a impaciência não atrai em nada as pessoas. Ela afasta os amigos.

Para encerrar um Poema...

Gregório de Matos

Segunda Impaciência Do Poeta

Cresce o desejo, falta o sofrimento, Sofrendo morro, morro desejando, Por uma, e outra parte estou penando Sem poder dar alívio a meu tormento. Se quero declarar meu pensamento, Está-me um gesto grave acobardando, E tenho por melhor morrer calando, Que fiar-me de um néscio atrevimento. Quem pretende alcançar, espera, e cala, Porque quem temerário se abalança, Muitas vezes o amor o desiguala. Pois se aquele, que espera se alcança, Quero ter por melhor morrer sem fala, Que falando, perder toda esperança.

Redação e Diagramação: WNews