domingo, 25 de outubro de 2015

DEFICIENTES FISICOS RELATAM DEMORA NA ENTREGA DE CADEIRAS DE RODAS

O setor de saúde diz que equipamentos - refiro-me às cadeiras de rodas, preferencialmente motorizadas. Estou com trinta e seis kilos suficiente para uso de cadeira menor. O SUS - Sistema de Saúde Social - informou que em junho/julho de 2015 fez entrega de 100 cadeiras menores para a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Deixei meu protocolo no Instituto Lucy Montoro da Lapa. Não tenho condições financeiras para comprar essa cadeira na Cavenaghi. Fiz pesquisa de preço e lá ainda pode-se adquirir esse equipamento e pagá-lo em três vezes sem juro. O SUS avisa que a espera de outra remessa só há três anos.

Os deficientes cadeirantes do Distrito Federal denunciam a ausência da não entrega das cadeiras há mais de três anos. A Secretaria de Saúde diz que a distribuição não foi suspensa; " os protocolos vieram sem os carimbos do SUS e se faz necessário aguardar ainda dez dias até separar os equipamentos por idade e tamanho. As cadeiras de rodas simples já estão prontas para a distribuição. Sua embalagem é simplificada. Vamos iniciar as entregas em todas as Secretarias de Saúde dos Estados do País, a partir do dia 29/10/2015".

Nossas equipes das cadeiras de rodas são separadas em duas especialidades: as motorizadas e as comuns. Tivemos funcionários dispensados devido a crise que o Brasil enfrenta. Como a Programação das Paraolimpíadas a atleta Fabíula da Silva, de 30 anos conta que requisitou sua cadeira motorizada há três anos. Segundo Fabíula - a Secretaria de Saúde não informa o motivo da demora, apenas diz que quando o utensílio chegar, ela será avisada. "Estou acostumada e hoje uma psicóloga e uma nutricionista me ajudam a superar a angustia da espera. Estou voltada totalmente para os treinos."

Estava com 11 anos brincando num rio quando um menino desceu do escorregador e caiu em cima de mim. Por eu ser tetraplégica a cadeira motorizada não pode entrar na água. Meu irmão mais velho sempre me acompanhava e foi a minha salvação. Fiquei hospitalizada 43 dias; e já fui avisada que nossa cadeira vai ter modificações  - ficarei quase deitada. Será que terei de modificar minha vida? meus sonhos e projetos onde ficarão? Minha sorte é que tenho uma família estruturada e, modéstia à parte, sou aceita e amada.

Me despedi de Fabíula desejando-lhe sorte, saúde e sucesso. Voltei para casa e conversei comigo mesmo em silêncio: " Porque o  Brasil sendo um povo tão solidário, às vezes derrapa e esquece da palavra amizade verdadeira, sem nenhum compromisso de invadir o espaço de quem quer que seja? Minha prosa com a atleta foi um banho de incentivos. Obrigada aos seus pais e a você ter nos recebido.
Beijos pra todos de sua família

Redação minha
Iracema Alves - Jornalista cadeirante autônoma - 26/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário