segunda-feira, 6 de março de 2017

 
 
 
 
 
    8 de Março Dia Internacional da Mulher
 
Conheça a polonesa que ajudou mais de 2.500 crianças judias a escapar do regime Nazista. Você talvez não tenha ouvido falar dela e realmente sua história era bem desconhecida antes de 1999. Um grupo de alunos norte-americanos resolveu pesquisar sobre a vida dela para um trabalho de conclusão do curso. A mulher em causa, Irene Sandler, foi responsável para salvar a vida de mais 2.500 crianças durante a Segunda Guerra Mundial. Foi por isso que ficou conhecida como a "mãe das crianças do Holocausto" ou "Anjo da Guarda do Gueto de Varsóvia". De fato, antes da Guerra, Irena já apresentava uma grande inclinação para questões sociais.
 
Ela era Assistente Social para o Departamento do Bem Estar Social de Varsóvia. Irena trabalhava como enfermeira e ajudou pessoas necessitadas com alimentos onde tinha roupas, medicações e até dinheiro. Quando a segunda Guerra eclodiu, ao ver as terríveis  condições em que as pessoas passaram a ter de sobreviver no Gueto de Varsóvia.
Ela uniu ao Conselho de Ajuda aos judeus, conseguindo em conjunto com uma amiga, permissão para entrar no Gueto. O Objetivo era limpar os esgotos para prevenir doenças contagiosas. Irena propunha aos pais levar os filhos para fora, enquanto trabalhava no Gueto.
 
Seu plano era escondê-los em lares temporários. Chegou a utilizar vários meios para esconder e tirar crianças do Gueto;
procurou cestos, sacos de batata caixas de lixos. Quando as crianças chegavam ao seu novo Lar, recebiam novos nomes a fim de esconder suas verdadeiras identidades judias. No entanto, pensando no futuro dessas crianças para que um dia lhes pudessem recuperar suas identidades e histórias. Irena anotava os dados de cada criança em pedaços de papeis e escondia numa Jarra. A certa altura os nazis acabaram por descobrir suas atividades e Irena foi presa e brutalmente torturada. Ainda assim, mesmo no dia da execução, um soldado alemão a ajudou a escapar e forjar o destino.
 
Quando a guerra acabou, Irena entregou as notas ao Doutor Adolfo Bergman, do Comitê da Salvação dos judeus, sobreviventes, que ajudou a procurar as famílias  das crianças. Porém, infelizmente, a maior parte delas já tinham sido mortas, nos campos de extermínio. Essa incrível mulher foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2007 e foi lançado num filme que conta sua história em 2009, estrelado por Anna Paquera. Foi indicada ao Globo de Ouro de 2010. Irena Sandler morreu aos 98 anos em sua plenitude em 12 de maio de 2008. Seu trabalho continua através de uma Organização: "Life ina jar ("A vida numa Jarra).
 
"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu Lar, na minha infância. Fui educada em criança que a religião ou nacionalidade ", dizia.
 
"Encontramos o filme completo desta história de vida no Youtube; vale a pena dedicar um tempo de seu dia a esta mulher".
 
"Talvez eu seja enganada inúmeras vezes. Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar, alguém merece a minha confiança"  - Aristótelles - (...)
 
Iracema Alves
jornalista gestora cadeirante
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário