sábado, 4 de março de 2017


 
 
 
     Uma Maçã Por Dia Mantém O Médico Longe de Você
 
 
Uma maçã por dia mantém o médico longe. Este ditado popular, inspirado na língua inglesa (Na Apple a day keeps the Doctor away), e amplamente falado para mostrar a importância de incluir esta fruta na nossa alimentação. Mas você já se perguntou por quê? Caso não saiba ainda sobre o que fazer pela sua saúde, então vai  esclarecer suas dúvidas neste artigo. A maçã fortalece a imunidade e ajuda a perde peso, dentre muitas outras qualidades incríveis. Um importante estudo publicado em 2008 pelo Centro Alemão de Pesquisa sobre o Câncer mostrou que a fruta oferece uma vantagem significativa para a saúde.
 
Aqueles que comeram uma ou mais maçãs por dia estavam mais saudáveis  do que aqueles que não comiam. Foi diagnosticado que os consumidores da fruta tinha riscos muito menores de ter câncer na boca, laringe, mama, intestino, rins e ovário. Estas descobertas ajudaram a conduzir uma nova pesquisa realizada  na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Nela, foi mostrada que a casca da maçã tem fortes propriedades antioxidantes, ou seja, a casca da maçã é um poderoso inibidor de células cancerosas. As células cancerosas  podem se espalhar de forma independente em todo corpo.
 
O crescimento das mesmas é baseado em três níveis principais: o primeiro estágio provoca mutações no DNA celular, o segundo é quando o crescimento se torna maligno
e cresce mais rápido; e no terceiro ocorre a metástase, quando se espalha por todo o corpo. No caso de um crescimento canceroso, as maçãs não são apenas utilizadas como antioxidante - também melhoram a função do sistema imunológico, que ajuda a parar o crescimento das células em seus estágios iniciais. Além de aumentar o sistema imunológico e combater o sistema canceroso, as maçãs também ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, prevenindo doenças cardíacas  e melhorar a higiene bucal.
 
O fato de que elas contêm mais de 80% de água e uma longa linha de vitaminas essenciais, torna esta pequena fruta um dos alimentos mais saudáveis disponíveis. As maçãs são consideradas uma forma vital de fibra nutricional. Comer uma maçã por dia (com casca) pode nos dar cerca de 4,4 gramas dessa fibra, o equivalente a um quinto da quantidade
diária recomendada. As fibras nutricionais são nutrientes encontrados em alimentos que vêm de plantas e têm um papel muito importante no estímulo da função do sistema digestivo, acabam com a fome por um longo período de tempo. 

Uma extensa pesquisa mostrou que aqueles que não ingerem a sua quantidade diária recomendada (pelos menos 25 gramas por dia), podem ter diversos problemas de saúde.
Além disso os pesquisadores descobriram que consumir essas fibras é um método bastante eficaz de perder peso. O segredo está na mastigação. Tomar suco de maçã não vai lhe dar os mesmos benefícios à saúde como comer uma maçã. Um estudo realizado na China descobriu que a mastigação pode ajudar o corpo a regular a quantidade de calorias que absorve dos alimentos. Tem tudo a ver, graças à grande quantidade de fibras, em especial a pectina: um grupo de carboidratos complexos que regula o intestino e aumenta os níveis de bom colesterol, além de ser um poderoso antioxidante e bactericida.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) mostram que consumir a pectina em vez de outra fonte de fibra duplica o tempo que leva o estômago  para esvaziar, de uma hora para duas, o que significa que não sentimos fome por mais tempo. De fato, uma pesquisa recente intitulada "Perda de peso associada à ingestão diária
três maças ou peras em mulheres com sobrepeso" mostrou que essas mulheres que foram instruídas a comes uma maçã ou pera antes de cada refeição, perderam quilos significativos com algo muito simples. 

Redatora do blog: ""As maçãs estão quase maduras" (...)

Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante
































 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário