terça-feira, 6 de junho de 2017

 
 
 
 
 
 
                                                        O PAPEL DO PAPEL 
 
 
"Os registros pré-histórico de desenhos e sinais  nas pedras e cavernas, foram inicio de  uma história continua que retrata a cultura e os hábitos de cada sociedade. Na Antiguidade o povo egípcio desenvolveu uma forma de utilizar o junco (papiro), ensopando-o com água e sovando até obter uma forma de pergaminho, com espessura semelhante a um tecido. Mas o papel tal como o conhecemos hoje origina na China (ano 105), Cai Lun: misturando cascas de árvores e trapos de tecidos . Foi através do papel que nasceu o primeiro jornal - o Acta Diurna - no Ano 59 A.C. fundado pelo Imperador Romano Júlio César.
 
Em 1447 a prensa, inventada por Johannes Gutenberg, deu origem a era do jornal moderno, meio de comunicação que através dos séculos tem sido de máxima importância como elemento  de informação, formação, questionamento, cultura e preservação de fatos históricos. Esta invenção possibilitou a impressão do primeiro livro do mundo (século XIV): a Bíblia em Latim. Nas últimas décadas,  com o surgimento desta TI - Tecnologia da Informação -, o papel começou  perder espaço. Jornais e Revistas em todo o mundo "emagreceram" migraram para Edições online ou encerraram suas atividades.
 
Empresas Comerciais no segmento de copiadoras e de revelação de filmes  saíram do mercado, as áreas administrativas das empresas reduziram drasticamente seus quadros de funcionários, gráficas faturaram menos, os correios perderam elevada fatia do mercado e até o papel moeda cedeu espaço para o dinheiro digital. Até o faminto leão do IR tirou o papel do seu cardápio. Como consultor em Gestão de Qualidades tivemos passagem pela única Industria da América Latina, que fabrica papel-moeda. Um dos segmentos que mais tem eliminado o uso do papel e o bancário, onde nós tomamos apenas um número. Nem pra abrir a conta é preciso ir à Agência.
 
A historia de outros meios de comunicação pode ser conhecida através da transmissão dos jogos olímpicos da era: Atena (1896) telegrafo, Paris (1924) rádio, Berlim (1936), cinema e telex, Tóquio (1964) cronômetros eletrônicos e células fotoelétricas, Munique (1972)transmissões de TV via satélite e em cores. Seul (1988) fax, Atlanta (1996) telefone celular e em Sydney (2000) pela internet. O papel  nos leva aos livros e estes ao tempo em que frequentávamos o Centenário Gabinete de Leitura de Ruy Barbosa, pois morávamos na Rua  Barão de Jundiaí.
 
Autor: Faustino Vicente: Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos, Professor e advogado.
E-mail: Faustino Vicente@uol.com.br   
 
Um pensamento para Vª Exª  " Quem julga as pessoas não tem tempo  para amá-las"
Autora: Maria Tereza de Calcutá
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Empresas comerciais  no segmento de copiadoras e de revelação de filmes saíram do mercado, as áreas administrativas das empresas reduziram drasticamente seus quadros de funcionários, gráficas, faturas reduziram drasticamente seus quadros de funcionários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário