terça-feira, 13 de junho de 2017

 
 
 
 
 
 
                                           O Silêncio Sem Inocentes 
 
 
"Triste novos tempos" nos quais tradição filosófica de Locke e Smith, contribuiu para a construção iluminista ocidental, serve seu avesso - a aposta na ignorância. Nada mais atual do que o velho ditado do meu avô, um chimango  são - borbense: "a ignorância é atrevida". Nem os deputados que aprovaram que aprovaram as medidas sabem  por que o fizeram, pois não apareceram os estudos e os projetos que lastrearam a decisão", escreve Pedro Dutra Fonseca, professor titular do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS em artigo publicado em Zero Hora -  06-2017. 
 
É mais que oportuno o atendimento do Ministério Público de Contas do TCS-RS sobre a suspensão do fechamento de várias Fundações até que o governo do Estado explicite tal ato guarda relação com os adjetivos alegados, qual sejam, controle de despesas e modernização de gestão. Esta é a justamente  a pergunta que todos se fizeram desde que o projeto veio a lume. Inicialmente o governador argumentou que visava ao enfrentamento do déficit, mas não apresentou nenhum estudo ou projeto que o evidenciasse.  Vários críticos defendem que a diminuição  é irrisória (por volta de 0,5%), além de as tarefas executadas  por tais Fundações precisarem de ser feitas por outros órgãos ou empresas, e que essas têm custos.
 
Nenhuma resposta. E, na ausência desta, Assessores Palacianos atropelaram  o argumento do próprio governador. O objetivo não era atacar custos, mas modernização, em consonância "com novos tempos". Ora, não precisa ser especialista na área para saber  que o termo "modernização"
é vago e extenso a ponto de abarcar quaisquer medidas a que se queira dar conotação positiva (quem seria a favor  de seu oposto, o "atraso"?). Nada significa sem que se explicitarem metas concretas e quantificadas, as quais não podem ser reduzidas a rasa retórica de chavões de manuais.
Substituiu-se, com a troca de argumentos, a razão econômica pelo estritamente politica. 
 
A racionalidades ora questionada pelo MPC por simples e descarada ideologia. Essa emoldurada por um por liberalismo que nem para o neoliberalismo serve pois simplesmente extingue  sem ter a capacidade em mostrar seu impacto no déficit (e por que a  medida foi escolhida em vez de outras, como as isenções e subsídios). Os fundamentos do que se considera gestão meritocracia, pois permite concursados e profissionais de longa experiência; titulação e fecham o Órgão de pesquisa e LaboratórioNo próximo ano novos Profissionais buscam, com sorte, quais áreas estudarão.   
 
"Nestes novos tempos", nos quais a tradição filosófica de Lake e Smith, que tanto atribuíram para a construção iluminista ocidental, serve a seu avessa a aposta na ignorância. Nada mais atual do que vultuoso Deputados que aprovaram as medidas sabem por que fizeram Projetos que lastrearam a decisão.?
 
                             A Sociedade Aguarda Resposta; 
                            A Sociedade  Aguarda a Verdade;
                            A Sociedade (18%) não Janta;
                           Toma Sopa  Doada há mais de 10 anos.   
Iracema Alves
Jornalista osteose cadeirante 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
  
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário