quarta-feira, 28 de junho de 2017

 
 
 
 
                                                 Pegada Ecológica  
 
 
Há 19 anos articulista do Jornal de Jundiaí envio minha crônica de hoje. Edição expressa: www.jj.com.br. Reflexão por Faustino Vicente Quando Presidente da Associação Anhanguera de Controle da Qualidade (Campinas), e um de seus fundadores, tivemos o privilégio de promover uma série de Eventos sobre o Dia Mundial Do Meio Ambiente. Em determinada oportunidade, ministramos uma Palestra na Empresa de Cubatão e, no pé da Serra do Mar, plantamos um muda de espécie  nativa da Mata Atlântica.
 
A palavra  ISO, que significa igualdade, é a sigla da Internacional Organization for Standardization, ou fundada em 1947, e localizada em Genebra, na Suíça. Trata-se de uma entidade não-governamental que edita uma série de normas técnicas reconhecidas internacionalmente, que visam padronizar e melhorar a qualidade de vida, de produtos e serviços de empresas no mundo todo. Do elenco de normas existentes daremos destaque, nesta oportunidade, para ISO 14001 - Sistema de Gerenciamento Ambiental -, que objetiva prevenir, eliminar ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente causados por empresas privadas e públicas.
 
Os passos para a implementação dessa norma estão assim definidos: 1) comprometimento e definição da política do meio-ambiente: 2) Planejamento do sistema de gestão ambiental (SGA) - 3) implementação do (SGA) 4) Medições e avaliações e, 5) Revisão e melhoras continuas. Conscientizar, envolver e comprometer - do Presidente ao servente - é de fundamental importância para que o SGA atinja as metas pré-fundamental importância para que o SGA atinja as metas pré-estabelecidas. Acompanhar rigorosamente, e validar cada uma das etapas do processo operacional  da fabricação de produtos, e da prestação de serviços, é procedimento obrigatório para garantir o equilíbrio do meio-ambiente e a melhoria continuada da qualidade de vida.
 
Politicas públicas ineficientes, fiscalização insuficiente, investimentos em saneamento básico aquém das necessidades, excesso de burocracia e corrupção, são fatores da mesma equação - ações públicas ineficazes. Pegada Ecológica, que significa o "quanto da terra produtiva, área florestal, energia, habitação, água, mar urbanização e capacidade de absorção dos dejetos cada pessoa necessita, para viver de forma minimamente digna.
 
A esse conjunto de fatores, Martin Rees e Mathis Wackermagel, deram o nome de "Pegadas Ecológicas", cujo estudo indica  2,8 hectares para cada pessoa. Para reflexão, destacamos nossa linha de pensamento: na preservação do equilíbrio do meio-ambiente não há protagonistas... somos todos coadjuvantes.!
 
Autor do Texto:
 
Faustino Vicente é consultor de Empresas e Órgãos Públicos, Professor e Advogado. 
 
Um pensamento: "Não tente ser bem sucedido, tente antes ser um homem de valor"
Albert Einstein
 
Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário