sexta-feira, 4 de agosto de 2017





                         
  CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DO GUETO DE VENEZA
  O PRIMEIRO DO MUNDO!!!
 
                                   
                         Venice Chetto 500
 
 
Veneza celebrou 500 anos da imposição do primeiro gueto judeu oficial do mundo. Artistas intelectuais, músicos e atores, bem como RUTH BADER Ginzburg do Supremo de Justiça, participaram de uma série de eventos que durarão o ano todo. Observa-se, na história das sociedades, que os períodos de crise  econômica e politica sempre vitimaram certos grupos, em geral minoritário e já estigmatizados , sobre os quais se despeja o ódio da revolva contra desordem social.  Os vitimados ao longo da história têm sido, sobretudo, mulheres homossexuais, negros, judeus, deficientes físicos ou mentais, ciganos comunistas. Mas é importante destacar que a noção de "maioria" não designa grupos minoritários em número de indivíduos " desviantes" face ao modelo socialmente constituído de normalidade.
 
A Íntegra do Artigo foi Publicado pela ASA
     919415&contct_ id3081
 
A cerimônia de abertura de gala para os Eventos do aniversário ocorreu na terça-feira passada, à noite, 500 anos
após o dia em que o Senado de Veneza, sob a liderança do Doge, ou magistrado-chefe, Leonardo Loredano, ordenou que cerca de 700 judeus da cidade fossem colocados em uma área apertada, que tinha sido local de uma fundição - "gueto" no dialeto veneziano.
 
Escama: "quero realmente com força que os judeus não têm nostalgia do gueto, cuja Instituição deve ser lembrada  estudada - mas não celebrada", disse Renzo Gattegna, presidente da União das que foram Comunidades Judaicas Italianas, diante de uma plateia  exclusiva de convidados. "A Instituição do gueto de Veneza, e de todos os outros  criados posteriormente, permanece indissoluvelmente, ligada a períodos de perseguição e segregação, negação e desprezo
milenar, ensinada e praticada contra civis, comunidades judaicas pacificas e indefesas.
 
"Os 500 aniversários do gueto pode ser a ocasião para afirmar que tal lugar não pode ser um ícone estéril , mas deve representar um exemplo de vida e cultura judaica", disse o Rabino de Veneza, Rev Scialom Bahbout, que espera criar um centro internacional de estudos judaicos no gueto. Outro grande projeto visa levantar 8,5 milhões de euros, cerca de US$ 19 milhões para a modernização do Museu Judaico de Veneza e restauração de Sinagogas de gueto do século XVI. Os judeus ainda eram segregados no gueto de Veneza, até que o confinamento foi abolido por Napoleão, em 1797. No auge do período do gueto, 5.000 judeus viviam lá em casa que foram economizar espaço. Apesar das críticas, os judeus do gueto trabalhavam em comércio e viviam uma vida criativa.
 
Veneza foi um grande centro de publicações em hebraico e as congregações judaicas construíram cinco sinagogas extraordinariamente ornamentadas, que existem hoje, duas das quais continuam a ser usadas para serviços regulares. Atualmente,  apenas cerca de 400 judeus vivem em Veneza. No entanto, apenas poucos deles vivem no que era o gueto. A comunidade tem uma escola, um lar para idosos e outras atividades sociais e educacionais . Os lideres comunitários esperam que a  atenção  que os eventos comemorativos trarão sobre a história judaica de Veneza e da cultura local terão um impacto positivo sobre o futuro da Veneza Judaica.
 
 
 
  RECOMENDAMOS O TEXTO ABAIXO SOBRE O TEMA
 Gueto de Veneza: 500 Anos
 
 Desordem, estigma e segregação. 
 
Por Samira Feldman Marchi;
Professora adjunta do Departamento de  Sociologia da
UFSCar - Universidade de São Carlos - Para ASA
 
Parabéns, professora, sorte, saúde e sucesso. Seja Feliz.
 
Iracema Alves
jornalista gestora cadeirante  (...)  
 
   
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário