quinta-feira, 3 de agosto de 2017

 
 
 
 
 
 
 
                              HIPOTIREOIDISMO
 
 
 
Se você está sempre sonolento, não consegue perder  peso, fique atento! É possível que você tenha hipotireoidismo - uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No corpo humano, a glândula tireoide tem uma forma que lembra uma borboleta e está localizada na base do pescoço, à frente da laringe. Esta glândula tem uma importante - T3 ( triiodotironina) e T4 (tiroxina), que tem a função de atuar em todos os sistemas do organismo. Quando uma pessoa é portadora do hipotireoidismo, os níveis de desses hormônios essenciais ficam muito baixo.   
 
1  - Cansaço Constante: embora o cansaço e a fadiga possam ser a causadora por muitos outros fatores, os sintomas estão fortemente ligados ao hipotireoidismo. Se a doença for a responsável por essas condições, melas podem ser combatidas se você melhorar seu condicionamento físico com exercícios regulares.
 
2  - Ganho de Peso: se você recebeu um monte de peso recentemente, mas não entende o por que, talvez você tenha hipotireoidismo. A condição é responsável por desacelerar o metabolismo. Mesmo se você fizer exercícios 
físicos regulares e mantiver uma alimentação saudável, você não conseguirá perder nenhum quilo, pois quando a tireoide não exerce suas funções, seu corpo acumula água e sal em demasia.
 
3  - Perda de Memória: a função cognitiva do seu corpo é afetada quando a tireoide não funciona como deveria. Os desequilíbrios  hormonais resultantes desse mau funcionamento, podem causar falhas na memória. Além disso como a deficiência desse hormônio desacelera todo o 
organismo, seu sistema neurológico também pode ficar comprometido.
 
4  - Colesterol Alto; quando você vai ao médico para um exame rotineiro, dificilmente ele vai procurar por problemas
específicos da tireoide, em vem disso ele medirá seus níveis
de colesterol. Se o colesterol estiver muito alto, ele apontará
para um possível problema da tireoide. Isso acontece porque o hipotireoidismo impede a limpeza de partículas de gordura do organismo. Uma forma de diminuir esses níveis é
consumir aveia durante a noite.
 
5  - Perda da Libido: pouco ou nenhum interesse em ter relações íntimas co seu/sua parceiro (a) também pode indicar desordem na tireoide e as glândulas suprarrenais, que são os órgãos que controlam os hormônios responsáveis pela libido, como a testosterona. Em poucas palavras, baixos níveis de hormônios T3 e T4 também podem resultar em baixos níveis de hormônios sexuais.
 
6 - Sentimento de Tristeza ou depressão:  um dos efeitos colaterais mais debilitantes do hipotireoidismo é o sentimento de tristeza e depressão. Embora a depressão possa, naturalmente, estar relacionada a outras coisas, ela também pode ser um sinal de hipotireoidismo, especialmente quando combinados com um ou mais dos outros sintomas mencionados anteriormente.
 
7 - Pele Ressecada: o hipotireoidismo causa o ressecamento, mudança da aparência  e textura da pele. Se você tenta desesperadamente hidratá-la mas nunca obtém sucesso, essa pode ser uma causa. Além disso, problemas na tireoide também pode causar perda de cabelo, unhas fracas e quebradiças e cicatrização lenta. Caso você esteja enfrentando algum desses sintomas, procure um médico imediatamente.
 
8 -  Intestino Lento: uma tireoide que não funciona como deveria, desencadeia lentidão no intestino e prisão de ventre, pois ela é responsável por regular o metabolismo. Além disso, os músculos do trato digestivo enfraquecem, desregulando sua função. O melhor a fazer é consumir alimentos ricos em fibra e, caso os sintomas persistam, consulte um médico.
 
9 - Dores Musculares: Caso você pratique atividades físicas regularmente, dores leves no músculo são normais, mas se as dores forem constantes e intensas, você deve procurar um médico, pode ser que você esteja enfrentando problemas
de tireoide. Os hormônios que regulam o metabolismo, caso esteja em níveis mais baixos podem afetar a forma com seus músculos . Para combater esses sintomas, faça exercícios de baixa intensidade, como atividades de bicicletas ergométricas, as natações. Além dessa, sua dieta deve ter peixe é ótima.
 
10 -  Sentir Frio Demais: por razões óbvias, não é normal usar casacos durante o verão ou dias ensolarados. Se por acaso você sentir frio demais, você pode estar sofrendo problemas da tireoide.
 
"A riqueza é como a água salgada: quanto mais se bebe, mais sede tem" (..)
 
Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
          
 
 
 
 
                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário