quinta-feira, 17 de agosto de 2017

 
 
 
 
 
          Dívida Pública é o Grande Risco
 
 
 
Quem falar em risco de calote será acusado de exagero, e talvez de terrorismo, neste momento, mas a dívida pública será um pesadelo para o próximo governo.  Se o Congresso travar a reforma da Previdência e falhar em outras medidas para reconstruir as contas fiscais, com piora dos saldos previstos até 2020, tornará mais demorada  contenção do endividamento. A revisão da meta dará espaço ao governo para trabalhar neste ano e no próximo. Também deveria dar uma folga inicial à nova administração, mas hoje isso é duvidoso. Quando o próximo presidente assumir, em janeiro de 2019, a dívida bruta do governo geral deveria ser bem  superior a 80% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
Será muito difícil  mudar essa tendência, se a economia  continuar em ritmo lento, a inflação permanecer em termo de 4% e os gastos previdenciários  ainda  estiverem avançando sem freio. Conter o endividamento foi um dos objetivos centrais da atual equipe econômica, desde o começo da gestão do Presidente Michel Temer. O corte dos juros pelo Banco Central (BC), desde outubro do ano passado, poderá ainda limitar o peso dos encargos e a acumulação dos compromissos. Mas a maior parte dos outros fatores deverá contribuir  para o agravamento do quadro. A cada dia o avanço na aprovação e na implantação da reforma da reforma da Previdência se torna mais dramaticamente importante.
 
Não se trata somente de cuidar da sustentabilidade  fiscal no longo prazo, mas de impedir uma crise muito séria no começo da próxima administração. O superávit primário de R$ nos bilhões nas novas estimativas divulgadas pelos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e Diygo Oliveira, do Planejamento. O resultado primário é a diferença entre receitas e despesas da administração sem contar os encargos financeiros. Aquele pequeno superávit previsto anteriormente para 2020, permitiria ao governo, pela primeira vez em vários anos , líquidos pelo menos uma parcela dos juros.
 
Com resultados melhores no anos seguintes, o Tesouro poderia estabilizar e  em seguida reduzir a relação entre dívida bruta e PIB. 
 
Com a mudança do cenário, o governo precisará de mais tempo para iniciar a virada. Mesmo esta hipótese é um tanto otimista. O mercado  recebe com tranquilidade aparente, e até com boa vontade, a proposta de revisão das metas. Afinal, seria muito difícil pensar numa alternativa. O governo enfrenta obstáculos concretos e indisfarçáveis . Até um evento muito positivo, o recuo da inflação, atrapalha a obtenção da receita tributária prevista no orçamento.  Os ministros econômicos  mostraram medidas de longo alcance, como a ampliação  como a ampliação das etapas da carreira do servidor. Isso valerá apenas para o pessoal  do Executivo,  porque esse é o limite da autoridade presidencial.
 
Além disso, cumpriram a promessa de buscar soluções sem aumento de impostos (exceção por alguns  pequenos  ajustes) reafirmaram e reafirmaram  com clareza o compromisso de trabalhar pela arrumação das finanças públicas.  Mas esse trabalho, como tudo parece indicar, será mais demorado e mai complexo do que se imaginaria até pouco tempo. O roteiro será mais confortável se a economia ganhar algum  dinamismo  e a base da tributação crescer O próprio governo poderá contribuir para isso, se apressar as concessões e parcerias em programas de investimento. Mas nem isso bastaria, se a pauta de reformas for prejudicada pela resistência politica.  Parte dos congressistas nem sequer reconhece o desajuste da Previdência. Outra parte provavelmente reconhece, mas parece ter dificuldade para entender a urgência de soluções.
 
Com frequência, se comportam, em Brasília, como se o mundo parasse e os problemas ficassem suspensos enquanto as decisões suspensos enquanto as decisões ficam travadas.  A boa vontade do mercado sumirá,
quase certamente, se remédios forem retardados .  Aí, os problemas poderão agravar-se com rapidez,  até o desastre.
E tudo ficará muito pior se um bando de irresponsáveis assumir o governo de 2019.
 
Redatora
 
Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário