sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dois Barbosas

 É de uma impressionante atualidade; poderia ser escrito hoje sem mudar uma palavra. Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo; por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver esse povo já chamado varonil em verdade pelo caminho da desonra. Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, feliz a demasiada preocupação com o "eu" a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o próximo. Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem desejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humidade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro. Tenho vergonha de mim pois  parte de um povo que não reconheço enveredando por caminhos que não quero percorrer. tenho vergonha da minha impotência, de minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade. Ao lado da vergonha de mim tento tanta pena de ti, povo brasileiro!

"De tanto ver Triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chaga a desanimar da  virtude, a rir da honra a ter vergonha de ser honesto"
Fonte: *Discurso feito no Senado Federal em 14/12/1914 - Antonio de Andrade - Lorena - SP - http://www.editora-opcao.com.br/ada332.htm


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministro Joaquim Barbosa confirmou na abertura da sessão plenária desta quinta-feira, dia 29/05/2014, que vai deixar a mais alta Corte brasileira e se dedicar à vida particular. Barbosa tem 59 anos de idade e teria mais onze anos como ministro do STF. Barbosa não deixou claro os motivos pelos quais decidiu se aposentar antes de setenta anos de idade. No entanto, ele afirmou que vai abandonar o serviço público, dando  a entender que não pretende assumir, pelo menos de imediato, nenhum cargo eletivo. 

Depois de 41 anos de serviço público requeiro meu afastamento . Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor essa Corte no momento mais fecundo, de maior criatividade e importância. Sinto-me honrado de ter convivido com diversas composições e com a atual composição. Agradeço a todos. Muito obrigado.
Nosso blog agradece ao ministro Joaquim Barbosa sua importante e decisiva participação na Lei da Ficha Limpa e do Mensalão. Nossos votos de saúde, sorte e sucesso.
Alguém lembra-se dos dois últimos ministros para o STF nomeados pela presidente Dilma Rousseff ? São eles: Teori Albino Zavascki em 2012  e  Luís Roberto Barroso em 2013; guardem esses nomes.

Fonte: Jornal R 7  Carlos Humberto em 28/05/2014
Iracema Alves digitou em 30/05/2014
Diagramação: WNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário