sexta-feira, 19 de junho de 2015

LÍDER BUDISTA CONCLAMA OS ESFORÇOS PARA LIVRAR O MUNDO DA POBREZA

TÓQUIO, 20 de janeiro de 2015/PRNewswire/ - Daisaku Ikeda, Presidente da Associação Budista Soka Gkkai Internacional (SGI), tornou pública a sua proposta de Paz 2015. "Um compromisso comum para um futuro mais humano: eliminar a miséria da Terra" ("Ashared Pledge for a More Humane Future: To Eliminate Misery from the Earth. Na proposta, Ikeda saúda a ambiciosa escala dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (SGDs, sigla em inglês), propostos pelas ONU - Organização das Nações Unidas que clamam à colocação de um fim à pobreza "em todas as suas formas, em todo lugar". Nos anos 70, desde a criação da ONU, Ikeda clama à Sociedade Civil do mundo inteiro, a colaborar com a ONU. Desempenha sua participação dando o melhor de si.

Para estabelecer os pilares para a eliminação do sofrimento humano, causado pela pobreza e conflitos, ele destaca a necessidade de política e economia - baseada na solidariedade dos cidadãos comuns, para um fortalecimento que permita às pessoas superem o sofrimento - e da ampliação da esfera de nossas amizades e interesse pelo próximo, como base para edificação da Paz. Ikeda faz propostas para proteção dos direitos de pessoas exiladas e outras vivendo fora de seu país de origem por motivos econômicos. Ele sugere a inclusão, nos SDGs, da proteção da dignidade e dos direitos humanas dessas pessoa e apela a uma cooperação regional rumo ao fortalecimento dos exilados particularmente na região Ásia-Pacifico e no Oriente Médio, aproveitando a iniciativas pioneiras na África Ocidental.

No que tange à abolição de armas nucleares, um tema consistente das propostas de Ikeda, ele aplaude o fato de que, em Outubro de 2014, um total de 155 países e territórios assinou a Declaração Conjunta sobre as Consequências das Armas Nucleares. Mas de 80% dos Estados Membros da ONU agora claramente afirmam que as armas nucleares jamais devem ser usadas, em nenhuma circunstância. Ikeda enfatiza que enquanto o abismo entre os Estados com as armas nucleares  e aqueles apelando à sua abolição aparenta ser grande, há terreno comum quando ao desejo de evitar o terrível resultado de qualquer uso de armas nucleares. Ele insiste que chefes de Estados compareçam à Conferência de Exame do Tratado de Não proliferação Nuclear (NPT) 2015 e pede que ali expressem os compromissos de seus governos para eliminar o perigo que as armas nucleares representam.

O planejamento de uma Cúpula Mundial da Juventude para a Abolição das Armas Nucleares a ser realizada em setembro, em Hiroshima, está em curso como uma iniciativa conjunta da SGI e ONGs. Ikeda espera que uma declaração da juventude, comprometendo-se a encerrar a era nuclear, seja adotada e dinamize o apoio a um tratado para proibir as armas nucleares. Em sua resposta, Ikeda também apela a uma maior cooperação internacional e intercâmbio juvenil, especificamente exortando a China, Coréia do Sul e Japão para que se juntem e criem um modelo regional para tal colaboração. Ele destaca a importância de reativar as cúpulas trilaterais China-Coréia-Japão e espera que os lideres dos três países possam marcar o 70 aniversário do fim da Segunda Guerra mundial com um compromisso de jamais ir à guerra de novo e de uma cooperação regional para apoiar os SDGs.

Na terceira Conferência Mundial da ONU sobre Redução dos Riscos de Desastres, a ser realizada em março em Sendai, Japão, Ikeda menciona que a SGI organizará um workshop em que representantes dos três países discutirão possíveis cooperações regionais na prevenção de desastres, atividades de socorro e recuperação pós-desastre. Ele também espera ver a criação de uma parceria juvenil China-Coréia-Japão, por meio da qual os jovens possam cooperar em esforços para realizar os SDGs e outras iniciativas trilaterais. Filósofo Budista, autor e pacificador, Daisaku Ikeda (1928) - Presidente da Organização Leiga Budista Soka Gakkai Internacional (SGI), publica uma proposta de Paz, oferecendo maneiras de prosseguir na luta contra os desafios globais, todo ano, desde 1983.

Este ano, em 26 de março de 1975 marca o aniversário de 40 anos da SGI, em Guam, e agora conecta mais de 12 milhões de pessoas em 192 países e territórios de todo o mundo, que praticam o Budismo Nichiren e contribuem om suas comunidades. As atividades da SGI para promover a Paz, Cultura e Educação são parte de uma longa tradição do humanismo budista.

Fonte: PRNEWSWIRE 
Contato - Joan Anderson - Escritório de Informação Pública.
           Soka Gakkai - International - Tel +  81-80-5957-4711  Fax  + 81-3-5360-9885 
           E-mail: janderson@sgi.gr.jp  
  
Eu, Edmundo Moreira - São Paulo - Cap. Brasil       
Postado por Livre para Voar em 19/06/2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário