quarta-feira, 3 de junho de 2015

BRASIL PODE PERDER GRAU DE INVESTIMENTO SE LEVY FALHAR, APONTA OCDE

PARIS - Por Fernando Nakagawa, Enviado Especial*
O fracasso do ajuste fiscal executado atualmente pela equipe econômica é um dos maiores riscos enfrentados pela economia brasileira. A avaliação é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE). Se o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, falhar no esforço para controlar as contas públicas, diz a entidade, o País poderia perder grau de investimento.
A organização, que reúne mais de trinta países para estudar políticas para o desenvolvimento, piorou as projeções de crescimento econômico para o Brasil em 2015 e 2016. Para este ano está prevista uma queda de 0,8% para o Produto Interno Bruto (PIB). Para o ano que vem, o crescimento esperado é de 1,1%
"Os riscos para as perspectivas incluem o fracasso em alcançar o ajuste fiscal anunciado, o que está sendo visto como um teste decisivo para a melhora das políticas macroeconômicas", diz o relatório anual Economic Outlook, divulgado esta manhã em Paris. "Além de reduzir o investimento, isso (o do Brasil)", completa o texto.
Outro risco vem da estatal Petrobrás. Para a entidade, a maior dificuldade relacionada à empresa seria o surgimento de problemas maiores que o esperado, especialmente se as investigações levarem a mais falências na cadeia de petróleo e gás no Brasil.
Ainda no campo dos riscos, a OCDE nota que o nível dos reservatórios de água aumentou recentemente. Mesmo assim, " a possibilidade de um relacionamento de energia ou água continua." Problemas no abastecimento poderiam gerar impacto negativo na economia brasileira como os vistos nos anos 2000, diz o estudo. 
* Fonte: O Jornal o Estado de São Paulo em 03/06/2015
              Postado por Livre para Voar às 19:30 horas
Formam-se mais tempestades em nós mesmo do que no ar, na terra e nos maresMarquês de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário