sábado, 5 de setembro de 2015

A REFORMA ÍNTIMA DO BRASIL

Você faz a sua parte pela reforma íntima do Brasil? Você acredita que está no lugar certo ou acha que reencarnou aqui por acaso? Você sabe tanto quanto eu que o acaso não existe. Tudo; absolutamente tudo está interligado. O seu lar reúne espíritos conhecidos de muitos séculos. Cada membro de sua família é um espírito imortal procurando reajustar-se com seu semelhante, buscando resgatar débitos assumidos em algum lugar do passado.

Depois de seu lar, de sua casa, vem todo o seu círculo de conhecimento: colegas de trabalho, colegas de estudo, vizinhos, parentes, conhecidos. Mais além, está a cidade em que você vive, reúne muitos círculos de conhecimento como o seu. E assim sucessivamente. A região a que sua cidade pertence, depois o seu Estado tudo isso formando o Brasil. Todos temos erros a corrigir, lições injustiças a reparar, caminhos a percorrer, estradas a construir.

E muitos desses compromissos dizem respeito diretamente ao País em que vivemos. Os gritos das senzalas ainda ecoam pelos ares. Nosso País foi erguido a braço negro, regado com sangue, suor e lágrimas africanas. O espaço desse chão brasileiro foi aberto atropelando as culturas indígenas que havia; não sobrou quase nada. O massacre indígena não é um fenômeno exclusivamente brasileiro; foi assim em toda a América .

Mas em nenhum outro lugar houve uma assimilação tão rápida, uma acomodação de raças e costumes, onde tudo virou uma ciosa só. Não estou negando a existência de preconceito. Mas  desconheço lugar no mundo onde haja tanta mistura de etnias e costumes tão diversos. E tudo é Brasil. Não há, no mundo, potencial mais vasto, promessa mais rica que a deste povo a que pertencemos. Não existe, em lugar nenhum fora daqui, tantas diversidades.

Culturas, pensamentos, origens, crenças. Se hoje estamos mergulhados em escândalos, é porque vivemos um período de transição. Estamos construindo uma identidade. O espiritismo não se afirmou tão profundamente em solo brasileiro por acaso. Temos como Pátria espiritual, missão importante a cumprir. O espiritismo surgiu na França, mas foi aqui no Brasil que encontrou condições propícias para seu desenvolvimento e fortalecimento.

A mistura de credos religiosos africanos, indígenas e europeus ajudou a moldar um pensamento particularmente aberto ao espiritismo moderno. Não podemos confundir o momento de crise em que vivemos com a grandiosidade de nosso País. Tenho muito amor pelo Brasil. Tenho convicção de que o futuro mostrará que temos um papel relevante a desempenhar no cenário mundial ! E o espiritismo, como ciência de vanguarda, como cristianismo racional e lúcido, será o pano de fundo dessa mudança.

O Brasil é o maior País espirita do mundo ! Faz muito tempo que somos independentes. Acho que o mais importante é a independência de pensamento. E podemos pensar muitas coisas boas a respeito do Brasil. Temos qualidades únicas, que devem ser valorizadas. Você sabe que uma pessoa começa sua reforma íntima depois de uma grave crise. Ninguém resolve melhorar-se por nada. Se com uma pessoa é assim, com um País, que é um grande continente de pessoas, também é assim.

O Brasil está iniciando sua reforma íntima. Por isso tem descoberto tantos podres, tantas mazelas. É o processo natural de expurgar de si o que não presta. Ajudemos o Brasil em sua reforma íntima. O País é composto por pessoas, como eu e você. Façamos a nossa parte.
(Morel Felipe Wilkon)
Mensagem de Bezerra de Menezes pela
Psicofonia de Divaldo Franco em 15/03/2015 - atualizada em
                                                       05/09/2015 - às  21h45.
Fonte: Espírito Imortal

Postada por
Iracema Alves - jornalista cadeirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário