segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

UMA GRANDE PREVISÃO DE EINSTEIN PODE ESTAR A PONTO DE CONFIRMAR-SE

A ultima grande previsão de Einstein sobre o universo pode estar a ponto de confirmar-se. Pelo menos é a sensação em boa parte da comunidade cientifica especializada em ondas gravitacionais, curvas no espaço-tempo gerada pelos fenômenos mais violentos dos cosmos. Sua existência é uma consequência natural da teoria geral da relatividade,  e isso foi o que Einstein explicou em 1916. Um século depois, ninguém conseguiu demonstrar que ele tinha razão (nem o contrário.)


Representação da colisão de dois buracos negros 

       A reportagem é de Nuño Domíngues, publicada por El País em 12/02 2016

Em um tuite enviado na segunda-feira, o físico Lawrence Klauss, , da universidade Estatal do Arizona, anunciou que as ondas gravitacionais teriam sido capitadas pela primeira vez pelo experimento LIGO, nos EUA. "meu rumos sobre o LIGO foi confirmado por fontes independentes." Escreveu o cientista, que não faz parte da colaboração entre universitários e centros de pesquisa a cargo desse megaprojeto da física.

A previsão de Krauss não tem confirmação oficial. No entanto, a comunidade cientifica está esperando um anúncio como esse há meses. Isso se deve em grande parte a que o LIGO, aumentou recentemente sua sensibilidade. Em jogo está um dos achados mais importantes que podem ocorre na física. Os astrônomos, a humanidade, ganhariam um motivo para observar o cosmos graças a essas ondas. Até agora, agora nosso único guia no cosmos tem sido a Luz! As ondas de gravidade permitiriam escutar o universo pela primeira vez, e conseguiu isso bem vale um Prêmio Nobel.

As ondas gravitacionais são resultados dos maiores cataclismo, do universo, por exemplo, a colisão dos dois buracos negros.  até agora esses acontecimentos ocorreram tão longe que as ondas que produzem, muito atenuadas, são indetectáveis quando chegam  à Terra. Há algumas semanas, Kip Thone,  especialista em buraco negro e um dos pais do LIGO explicou à seção Matéria por que há tantas expectativas nesse experimento. "Esses detectores (...) são tão sensíveis que podem captar um choque de buracos negros a 1 bilhão de anos luz da Terra, ou seja, um décimo da distância até do universo observável". E acrescentou: "Se tivermos sorte, captaremos algo na primeira busca", Essa primeira rodada de observações termina precisamente nesta terça-feira. 
  
O LIGO é uma teia de aranha de tecnologia de ponta. Seus fios são de luz lazer e percorrem os mais de 3.000 quilômetros entre seus dois detectores, um do Estado de Washington e outro no da Louisiana. se as ondas gravitacionais atravessam a zona de observação, o feixe de luz modificaria ligeiramente sua posição, o que permitiria detecta-las Em setembro o experimento começou a coletar dados depois de um importante aperfeiçoamento para aumentar sua sensibilidade. A previsão era de parar em dezembro, mas algo fez com que seus responsáveis o tivessem mantido em operação.

E o fizeram justo até esta terça-feira, quando oficialmente termina a coleta de dados nesta primeira etapa, ou rodada de observações. O rumor de Krauss não poderia ser mais oportuno, mas, por ora, não é mais que isso. Gabriela González, pesquisadora da Universidade Estadual da Louisiana e porta-voz do LIGO, disse que a coleta de dados ainda está em andamento e que por ora não há nenhuma descoberta a anunciar. "Leva tempo para analisar, interpretar e revisar os resultados", disse em declarações a The Guardian. A Equipe esta analisando os dados desde setembro e ainda prossegue nessa tarefa. Se houver qualquer resultado positivo será enviado a uma Revista Cientifica para que seja avaliado por especialistas independentes. Depois disto será feito um anúncio Público.

A cautela segue preceitos porque as ondas gravitacionais já protagonizaram o maior fiasco cientifico dos últimos anos. Foi em março de 2014, quando uma colaboração cientifica liderada nos EUA anunciou sem dados suficientes a descoberta de ondas gravitacionais primordiais, neste caso causado pelo Big Bang que deu origem ao universo. O achado não resistiu à revisão cientifica e ficou em suspenso. O LIGO tem previsão de reformas para dar inicio a uma nova rodada de observações em junho, com uma sensibilidade ainda maior. E nessa etapa contará com o VIRGO, o observatório europeu que também foi aperfeiçoado para a ocasião.  Daí que muitos especialistas acreditam que este ano se escute pela primeira vez o som do Universo por Einstein há 100 anos!!!!

Fonte: Jornalista Nuño Dominguez publicado em El País 2, 12/02/2016
                 Copidesque e publicado
                               Livre para Voar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário