quinta-feira, 30 de abril de 2015

SENADOR CRITICA INDICAÇÃO DE FACHIN E SUGERE NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE MINISTRO DO STF

Lasier Martins defendeu aprovação de emenda à Constituição que muda o artigo referente à indicação ao cargo de ministro do Supremo (grifos meus) *

Depois de nove meses, a presidente da República, Dilma Rousseff, indicou o jurista Luiz Edson Fachini para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga antes ocupada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou no ano passado. Mas o senador Lasier Martins (PDT) RS criticou a indicação. O parlamentar mencionou o vídeo divulgado na internet no qual Luiz Edson Fachini, manifesta apoio a Dilma Rousseff na eleição presidencial de 2010, quando derrotou José Serra no segundo turno. Para ele, esse fato afasta a imparcialidade que todo juiz deve ter quando julga processos.

Luiz Edson Fachini tem lado, tem política partidária com ele. Pode ser um excelente acadêmico como é assim recomendado. Mas parece que uma vez tornado ministro do Supremo Tribunal Federal, terá uma eterna nuvem de dúvida a respeito de suas decisões. Em todas ficará aquela sombra: quem julga, é o juiz ou militante político? - declarou nesta quarta-feira (15/4/2015) no Plenário novos critérios. Lasier Martins defendeu aprovação de proposta de emenda à Constituição que muda o artigo referente à demora na indicação ao novo ministro do Supremo. A medida proposta por ele, tem como objetivo evitar a demora na indicação de um novo ministro.

Pela PEC - Proposta de Emenda à Constituição Lasier Marins, após a vacância do cargo, um colegiado formado pelo procurador-geral da República, pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e pelos presidentes do STF, STJ, STM e TCU deverá elaborar, em um mês lista de três nomes e encaminhá-la ao presidente da República, que também terá um mês para indicar um deles para análise do Senado Federal **

A proposta ainda prevê mandato de dez anos para os ministros do Supremo Tribunal Federal nomeados a partir de sua promulgação e a proibição de concorrer a qualquer cargo eletivo até cinco anos após o mandato

* Evidentemente que a Constituição Federativa do Brasil tem e deve ser respeitada e consultada, sempre que haja necessidade e ainda mais em se tratando de servidores de alto escalão e tratando de justiça e ética para a cidadania de seu povo. (texto meu)

** Aliás, a vaga de substituição de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal deve ser exercida pelos dez ministros deste Tribunal. O Brasil não pode estar sempre atrás dos outros países quando se trata de órgãos de suma importância.      
        
Permita-me uma sugestão como cidadã: Doutor Ives Gandra Martins, Professor Emérito com vários trabalhos publicados inclusive no exterior, seria um excelente Ministro do STF.  Através de nosso e-mail enviarei contato de Doutor Ives.

Fonte: Agência Senado - Notícias com comentários do Blog Livre para Voar
            Postado por Iracema Alves - jornalista cadeirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário