sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

 
 
  
    Joaquim Barbosa Advogado Brasileiro

 
Joaquim Barbosa (1954) é um advogado brasileiro. Foi Procurador da República. Foi Ministro do Supremo Tribunal Federal, do qual assumiu a presidência entre os anos de 2012 e 2014. Foi o Relator do processo do mensalão. Foi Professor de Direito Processual Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, Minas Gerais, no dia 7 de outubro de 1954. Filho de um pedreiro e de uma dona de casa é o mais velho de oito irmãos. Estudou no Colégio Estadual Antônio Carlos, na sua cidade natal. Desde criança ajudava o pai fazendo tijolos e entregando lenha num caminhão da família.
 
Joaquim Barbosa tinha o hábito de ler tudo que encontrava, escrevia no ar e cantava em outros idiomas, diz seu tio José Barbosa. Em 1971, a família oi tentar a vida em Brasília. Joaquim empregou-se na gráfica do Correio Brasiliense. Continuou seus estudos em Colégio Público, onde completou o segundo grau. Ingressou na Universidade de Brasília, formou-se em Direito, obteve em seguida o mestrado em Direito de Estado. Tinha facilidade para línguas, dominava o inglês, alemão, italiano e francês. Foi aprovado no concurso para oficial de chancelaria do Ministério das Ralações Exteriores. Entre os anos 1976 e 1979 serviu na Embaixada do Brasil em Helsinki, na Finlândia.
 
Entre 1979 e 1984 foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Foi aprovado no concurso para Procurador da República. Licenciou-se do cargo e passou quatro anos estudando na França, na Universidade de Sorbonne. Obteve o mestrado e doutorado em Direito Público. Foi professor visitante na Universidade Columbia, em Nova Iorque, entre os anos de 1999 e 2000 e na Universidade da Califórnia entre 2002 e 2003.Qundo estava em Los Angeles, em 2003, foi informado que seu nome era cotado para vaga do Supremo Tribunal Federal. Foi Ministro do Supremo Tribunal Federal.
 
Assumiu a presidência do Supremo no dia 22 de novembro de 2012, permanecendo na função até 2014. Durante sete anos foi o relator do processo mensalão. Coordenou toda a fase de instrução do processo, conhece os mínimos detalhes de mais de 50 mol páginas de depoimentos, laudos e perícias. Condenou os mensaleiros por crime de dinheiro dos cofre públicos. No dia 29 de maio de 2014, Joaquim Barbosa anunciou sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal, o que ocorreu por decreto, no dia 30 de Julho de 2014
 
 
 
REDATORA DO BLOG:
 
Iracema Alves
Jornalista gestora cadeirante - em 17/02/2017 - às 16:57
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário