quarta-feira, 18 de novembro de 2015

APRENDIZADOS DA VIDA


As etapas de nossa vida sempre irão apresentar lições importantes para nosso aprendizado. Não há momento na existência onde não haja ensejo de crescimento pessoal, é esta a finalidade maior da vida. Natural  que se apresente períodos de semeadura e de investimento, marcados pela renúncia de momentos de lazer, das horas de ócio e amenidades.

Exigirão de nós dedicação e serenidade. Pedirão de nós constância e firmeza. Esses dias trarão consigo as lições da disciplina, da perseverança, oferecendo oportunidade de maturidade nas escolhas e opções. Também haverá dias de conquista, sucesso e vitória. Esses nos oferecerão o sentimento de realização, de completude, de autorrealização Mas trarão  igualmente oportunidades de aprendizado.

Também haverá dias de conquistas, sucesso e vitória. Esses nos oferecerão o sentimento de realização, de completude, de autorrealização. Mas trarão igualmente oportunidades de aprendizado, nos oferecendo o ensejo de treinar a humildade, ao nos permitir a análise do quanto de orgulho, presunção e arrogância ainda existe em nós.

Haverá, em nossas existência, dias de plena saúde, vigor físico e disposição. Dias em que o corpo físico poderá ser exigido na sua plenitude, colocando-se como ferramenta ao nosso dispor. Esses momentos nos darão a chance de desenvolver o hábito do trabalho, aprendizado da ocupação digna das nossas horas. Sem limitações impostas pela máquina física, teremos a oportunidade de incutir em nós os hábitos saudáveis da labuta honesta, do serviço no bem e para o bem.

Naturalmente, outros dias virão, nos quais a doença, as dificuldades orgânicas, os cerceamentos físicos se farão presentes (grifos meus). Nesses dias, outras serão as lições que se apresentarão para o aprendizado. Teremos oportunidade de vivenciar a paciência, a resignação e a fé. Serão as lições de convivência conosco mesmo, com nosso mundo íntimo, nossos valores e emoções.

Vemos assim que  vida é rica em seu suceder de experiências e convites ao aprendizado. Cada momento traz consigo suas lições, aquelas que a Providência Divina percebe serem as melhores e mais adequadas para nossa experiência existencial. Portanto, de forma alguma reclamemos do que nos sucede. Antes, reflitamos qual a lição que a vida nos convida a soletrar, a experienciar.

Jamais maldigamos os acontecimentos que nos alcancem. O que hoje nos surja como grande problema ou empecilho de difícil remoção, em verdade se constitui ferramentas de aprendizado e catapulta para novos patamares de lucidez e entendimento. Deus nos conhece a intimidade e aguarda sempre o momento propício para as lições mais apropriadas. Igualmente, sabe a que, exatamente, nos deve submeter, a fim de que cresçamos em intelecto e moral, no rumo do progresso.

Nesse entendimento, agradecemos à bondade Divina por tudo que nos sucede. Amparados pela fé, busquemos aproveitar todo momento de nossa existência para que as lições sejam apreendidas, pela mente e pelo coração. Sinto-me privilegiada por ter "um ser humano que, através do Universo alertou-me a viver" 

Fonte: Redação do Momento Espirita em 18/11/2015 - 23h05
           Iracema Alves
                Jornalista cadeirante autônoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário