quinta-feira, 26 de março de 2015

O MELHOR AMIGO DE MOZART

Wolfgang Amadeus Mozart, grande compositor Clássico nasceu em 27 de janeiro de 1756 em Salzburg, Austrália. Extremamente importante esse compositor do século XVIII é considerado um dos músicos mais famoso do mundo. Foi em Paris quando Wolfgang  tinha sete anos que suas primeiras obras publicadas apareceram. Mozart teve varias glórias, sendo recebido por reis e rainhas de toda Europa. No entanto, nunca soube lidar com o dinheiro A exploração de sua bondade e genialidade musical logo surgiria por parte dos grandes oportunistas. Já casado, começou a ver sua vida desmoronar. A mulher abandonou-o. A mãe, que tanto amava adoeceu gravemente. Mozart, sem dinheiro vendia suas composições em troca de remédios para sua mãe, que faleceu após alguns meses.
Triste e desiludido, Mozart caiu enfermo. O único amigo fiel, seu cachorro, foi quem ficou ao seu lado até o dia de sua morte, em 5 de dezembro de 2791. Mozart foi enterrado numa vala comum, em Viena. Sua mulher Constanze Weber, que estava em Paris, ficou sabendo da morte de Mozart e partiu para Viena afim de visitar o tumulo do marido. Ao chegar entrou em desespero ao saber que Mozart havia sido enterrado como indigente, sem que lhe dessem uma placa com seu nome como lápide. Em dezembro, o inverno europeu fazia frio e chovia em Viena. Constanze resolveu "vasculhar o cemitério  à procura de alguma pista" que pudesse dizer onde Mozart fora enterrado.
Procurando entre os túmulos, viu um pequeno corpo congelado pelo frio, em cima da terra batida. Chegando perto reconhece o cachorro querido de Mozart. Hoje quem visita Viena verá um grande mausoléu, onde está o corpo de Mozart e de seu cachorro, vivo ao seu lado. Foi por causa do amor desse animal de estimação que Mozart pode ser achado e removido da vala comum onde fora enterrado. O cachorro permaneceu com seu dono até depois do final. Morreu junto ao túmulo de seu dono porque, sem ele, não poderia mais viver.
Fonte: Apresentação recebida pela internet e formatada por Juliana Ramires.
Música: Pachebal Canon In D" Mozart

Copidesque, digitação e postagem: Livre para Voar 

Para saber mais: http://www.mozartproject.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário