domingo, 19 de julho de 2015

RECESSÃO X AJUSTE

 Por Fausto Macedo
  
Em casos de déficit fiscal é comum procurar ajustar os desvios fiscais exclusivamente por contenção de despesas. Embora necessário, o controle rígido  e competente das despesas (todas, inclusive de juros) pode se suficiente para recolocar as finanças públicas nos eixos, especialmente quando a economia se encontra estagnada ou em recessão. A razão é por demais conhecida: a arrecadação é função direta da atividade, que por sua vez é função direta do faturamento e do lucro das empresas e da massa salarial (emprego e salário) 
Menos conhecido é o efeito perverso da inadimplência sobre a arrecadação, pois quando os agentes econômicos ( pessoas e empresas) ficam com maior dificuldade financeira o que é deixado de pagar é normalmente o tributo. As empresas, para não interromper suas atividade, priorizam os pagamentos dos salários e dos fornecedores de insumos necessários à produção / vendas. As pessoas priorizam as despesas essenciais, como alimentos e prestações.
Assim, quando a atividade econômica cai, digamos um ponto, a arrecadação cai, em geral dois a três pontos mais. E o inverso também ocorre: quando há crescimento não só cai a inadimplência corrente como são pagos parte dos atrasados tributários da época difícil.
Economia saudável: nada melhor para as finanças públicas do que a economia saudável, crescendo com as empresas, faturando mais e lucrando mais e as pessoas empregadas e com salários preservados. Ignorar ou subestimar  isso é caminho seguro para o sucesso de qualquer plano visando a melhoria das finanças pública.
Infelizmente é o que vem ocorrendo. Temendo o rebaixamento da nota de crédito perante as agências de classificação de riscos, foi escolhido um ministro da Fazenda que poderia dar uma espécie de selo de qualidade para a questão fiscal. Mas, ao cabo de seis meses, o programa apresentado pela equipe econômica foi sendo sucessivamente suplantado pela dura realidade do impacto fiscal proveniente da recessão.
O que pode atenuar o efeito da recessão sobre a arrecadação é a elevação de  alguns impostos e receitas atípicas, mas isso não se sustenta nos próximos anos caso persista a recessão/ estagnação como se prevê para o próximo ano. Para piorar ainda mais os rombos fiscais, o Banco Central (BC) foi elevando sem parar a taxa básica de juros, cuja despesa nos últimos 12 meses até maio atingiu R$ 409 bilhões (7,2% do PIB), causando um déficit fiscal de R$ 447bilhões (7,9% do PIB), um recorde! Vale observar que os juros foram responsáveis por 91,5% (!) do rombo fiscal.
Enquanto isso, a discussão que domina as análises do mercado financeiro e do governo é:  a) se vale a pena ou não reduzir a meta de superávit primário e 1,1% do PIB para 0,6% ou 0,4% b: se não é o caso de adotar intervalo de tolerância para a meta do superávit primário à semelhança da meta da inflação. São discussões estéreis e sem fundamento, dando a impressão de procurar esconder a séria realidade da contínua piora dos fundamentos fiscais em curso.
Com economia frágil e a taxa de juros elevada, é fácil prever a continuação da piora fiscal e do principal indicador que é a relação dívida bruta/ PIB. Esse indicador é usado pelas agências de classificação de riscos como termômetro da situação fiscal de um país. No início do ano passado, essa relação estava em 53,3% e no início deste ano, em 58,9%, crescendo 5,6 pontos. Ao fim de maio, pulou para 62,5%, crescendo mais 3,6 pontos Essas subidas são puxadas pela elevação da Selic e, como ela pode continuar a subir, não será de admirar que no fim deste ano a relação atinja 66% (!), nível considerado elevado e de forte expansão pata o período.
Felizmente um número crescente de analistas está questionando a política do BC de continuar a elevar a Selic, garroteando ainda mais a atividade econômica em forte recessão. o Jornal Valor Econômico destacou no dia 16 a matéria "Juros reais de 9% ao ano são veneno". É o que está previsto pelo mercado para 2016, considerando o IPCA projetado de 5,44%    Persiste grave erro de política econômica ao agirem descoordenadamente o Tesouro Nacional e o BC. Ao tesouro cumpre atingir as metas de resultado primário e nominal (que inclui juros) pela Lei de Responsabilidade Fiscal ( grifos meus).
Ao BC cumpre atingir a meta de inflação, usando para isso a Selic. Como a Selic não alcança a inflação de alimentos,  de serviços e dos preços monitorados que representam 80% na composição do IPCA, seu canal de transmissão para a inflação só se faz por meio do cambio para mater os preços dos produtos importados e mais baratos. Assim precisa de uma dose cavalar de Selic para atrair capital especulativo internacional e distorcer o cambio para tentar convergir  a inflação para meta de 4,5%. É presentar o capital especulativo internacional e injetar mais veneno fiscal no elevado déficit público.  
O problema inflacionário é mais grave neste ano, onde dois fatores atuam para elevar a inflação: correção de preços monitorados que estavam contidos e a depreciação cambial que torna mais caros os produtos importados. Resultado: inflação prevista de 9% neste ano 2015, mesmo com a macro Selic. O resultado desse desencontro de politicas econômicas é a receflação (recessão com inflação) em curso, que derruba a atividade econômica atingindo o motor do crescimento que é o consumo das famílias e, por tabela, o comércio e a indústria.
A rápida deterioração da relação dívida / PIB traz impacto desfavorável para os próximos anos e, se permanecer elevada a Selic, como está previsto na maioria das análises, essa relação tende a permanecer elevada e crescente. É preciso ligar as turbinas do crescimento, retirando as barreiras ao consumo e ao investimento, que são taxas de juros (Selic e ao tomador) fora de lugar e a elevada carga tributária sobre o consumo. O governo tem os instrumentos para isso independentemente do Congresso (grifos meus).
Caso o governo persista freando a economia ao abusar das taxas de juros e continue dependente de aprovação do Congresso, vai agravar ainda mais a perda de arrecadação e o rombo fiscal
           Postado por Iracema Alves - Jornalista cadeirante em 19/07/2015 às 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário