segunda-feira, 12 de setembro de 2016

CORRUPÇÃO E A DEMOCRACIA






Hoje é segunda feira 12 de Setembro de 2016 



O título desse artigo foi tema de reflexão nas Conversas de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, que são realizadas todas as primeiras segundas feiras do mês no Auditório Dom José Freire Falcão da Cúria Metropolitana de Brasília a poucos metros da Catedral, concebida pelo grande brasileiro Oscar Niemeyer. O Evento contou com a participação de dois palestrantes: Melillo Dinis do Nascimento, advogado, Doutor em Direito e especialista no tema e Mauro Almeida Noleto, mestre em direito, professor universitário e ex-Secretário de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal. No Evento pelas falas dos palestrantes e durante amplo debate ficou evidente que em uma verdadeira democracia as instituições publicas devem contribuir para o bem comum, para a coletividade. Quando os recursos públicos são desviados e passam a servir interesses excludentes de indivíduos ou de grupos, têm-se corrupção, o que se constitui em uma grande ameaça à democracia.
 
Ficou também claro que o tema tem relevância nacional e planetária e ameaça à democracia.  A corrupção é uma realidade nos regimes autoritários e nas democracias. Como apontou Mauro a corrupção no Brasil é antiga. Já no século XVI os funcionários coloniais exportavam por conta própria especiarias, tabaco, metais e peças preciosas. Seguiu-se a traficância dos escravos, a manipulação dos contratos para obras públicas, a corrupção eleitoral do Império, o voto de cabresto da República, o "rouba mas faz", escândalos financeiros, o "esquema PC", e tantos outros que produzem o "mar de lama", expressão repetida durante o Evento. Graças à abrangência, à instantaneidade e a liberdade dos meios de comunicação, torna-se hoje mais difícil, senão impossível, ocultar os fatos da sociedade que parece estar disposta a aceitar a corrupção.  Melillo destacou que a corrupção passou a fazer parte do nosso cotidiano e desenvolveu o tema através de vários aforismas.  
 
Entre eles: "o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente" (Lord Acton)." A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempo em tempo. ( Winston Churchill), "O direito penas não consegue enfrentar a corrupção". ( Raúl Zaffaroni) "Para grandes males, grandes remédios. (José Saramago): "Na política brasileira, todos são corruptos, exceto quem não é. (Melillo Dinis do Nascimento. O manejo do poder e dos recursos se constituem como tentações que exige um papel de vigilância da sociedade civil. A corrupção é uma   grande ameaça para a democracia brasileira. Embora sempre presente na nossa história, ela talvez jamais tenha assumido uma dimensão tão extensa e profunda. Se não conseguimos superá-la no passado temos a oportunidade de superá-la no presente para proteger o nosso futuro.
 
Pessoalmente penso que a corrupção é uma doença da alma como as doenças definida como os sete pecados capitais: luxúria, gula, avareza, soberba, vaidade e preguiça. Como todas as doenças ela não acomete a todos. Muitas pessoas são susceptíveis a ela, outras não. A corrupção é uma doença incurável. Ela deve ser combatida por exemplo como foi combatida a paralisia infantil que é também incurável. nesse caso ela foi eliminada pela prevenção, através do desenvolvimento de uma vacina. A vacina para a corrupção é a educação. Uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Ela além de proporcionar a alfabetização das letras e dos números e preparar para uma profissão digna, deverá exercitar o pensamento e a crítica argumentada e principalmente introduzir a consolidar as virtudes como a solidariedade e a ética.
 
Devemos cumprir a nossa missão geracional e preparar uma nova geração onde a corrupção seja um fenômeno do passado. Nesse futuro não tão remoto teremos conquistado a utopia de uma verdadeira justiça social, onde brasileiro tenha a oportunidade de ser feliz. Nesse contexto é pertinente lembrar o pensamento de Anísio Teixeira: " Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no País a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a Escola Pública"
 
Fonte: Artigo Publicado por Doutor Professor Isaac Roitman
 
 
 
" A ciência é grosseira, a vida é sutil, e é para corrigir essa distância que a literatura
  nos importa"   Roland Barthes
 
  Iracema Alves
  Jornalista cadeirante
 
 
 
 
    
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário