quinta-feira, 1 de setembro de 2016

SOMOS TODOS BANCÁRIOS....




Estivemos, há pouco, na agência bancária onde nossa conta corrente e solicitamos um talão de cheque, procedimento que não tomávamos há muito tempo. Depois de assinar o devido impresso, fomos informados pela gentil funcionária do caixa que o mesmo não está mais entregue na agência. Dentro de sete dias a entrega seria Via Postal. Quando estávamos iniciando esta crônica, a campainha tocou e um atencioso motoqueiro anunciou a entrega dos dois talhões de cheque.
 
Ato contínuo, "fomos levados" para as décadas de 50 e 60 anos, quando fomos bancários iniciando em Jundiaí - Estado de São Paulo e depois, como Auditor, em Londrina (PR), onde residimos alguns anos, São Paulo - Capital - e interior, além de exercer esse cargo em vários Estados. Todo atendimento, naqueles tempos, era feiro pessoalmente. Aperto de mão, olho no olho, cara a cara, bom dia, boa tarde. As milhares de casas Lotéricas e de agências dos Correio, que executam operações financeiras.
 
Hoje existem os Bancos com estruturas compatíveis com as necessidades de Clientes Empresários, Hospitais, Faculdades, Universidades, Supermercados atraentes por servirem produto importados. A contratação de funcionários capacitados ou além da terceirização de custo menor . Graças a essa sedutor TI (tecnologia da Informação), quase todos os Bancos as operações eram feitas pelos funcionários dos Bancos, podem ser executados por nós, através desse "gigantesco" aparelhinho chamado celular.
 
A maioria dos clientes dos Bancos não têm rosto; é apenas um número. Uma equipe de profissionais altamente qualificada, certamente, tornou as operações mais complexas do passado em forma tão simples, que todos nós conseguimos realizá-las. Para os clientes, a grande vantagem é a praticidade, elemento que agrega valor no nosso cotidiano. Nos supermercados, segmento que substitui os antigos Armazéns de Secos e Molhados - são clientes que apanham os produtos nas prateleiras. condicionam os hortifrutigranjeiros e, após pagar, os embalam. 
 
Nos restaurantes self servisse, substituto do "serviço à la carte" (expressão francesa), nos transformamos em garçons. Para reflexão, encerramos com a célebre frase:" a tecnologia aproximou as distâncias e... as proximidades." 
 
FAUSTINO VICENTE - CONSULTOR DE EMPRESAS E DE ÓRGÃOS PÚBLICOS,  
PROFESSOR E ADVOGADO.
 
 
COPIDESQUE E DIGITAÇÃO
IRACEMA ALVES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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