quinta-feira, 6 de agosto de 2015

MORRE, AOS 74 ANOS, O ESCRITOS E EDUCADOR IÇAMI TIBA

O psiquiatra e educador Içami Tiba morreu na noite de domingo (2), por volta das 19 horas, em São Paulo, aos 74 anos. Ele estava internado desde o começo do ano no Hospital Sírio-Libanês. A causa da morte não foi divulgada pela assessoria de imprensa do hospital. O enterro será realizado na segunda-feira, dia 3/08/2025, às 16 horas, no Cemitério do Morumbi. O autos do best-seller Quem ama, educa, tinha 29 livros lançados, somando 4 milhões de exemplares vendidos Entre os títulos, também se destacam Disciplina: limite na medida certa e Juventude & Drogas.

Lançado em 2002, Quem ama, educa, vendeu mais de 1,2 milhão de cópias. Referencia para educadores, pais psicólogos, Tiba ministrou mais de 3 mil palestras no Brasil e no mundo, além de realizar mais de 75 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias. Ele aprentava semanalmente na Rede Vida o programa Quem ama, educa, no qual discutia temas relacionados à família e à educação. Por meio de sua conta no Twitter, a emissora lamentou a morte do psiquiatra: "não está longe de nós que esta perto de Deus. Perdemos hoje nosso querido amigo Içami Tiba: Descanse em Paz!"

Filho de imigrantes japoneses, Tipa nasceu em 14 d março de 1941, na cidade de Tapira, em São Paulo. Em 1968, ele formou-se pela faculdade de Medicina de São Paulo - USP e especializou-se em psiquiatria no Hospital das Clínicas da instituição. Lá, Tiba foi professor assistente por sete anos, além de professor-superior de Psicodrama de Adolescentes pela federação Brasileira de Psicodrama. Em março de 2004, o Conselho federal de Psicologia de Opinião Pública encomendou uma pesquisa ao instituto Brasileiro de Opinião Pública e estatística (Ibope) sobre os profissionais tidos como referência pelos psicólogos brasileiros. Na lista, Tipa aparece em terceiro lugar, atrás apenas de Sigmund  Freud e Carl Gustav Jung.

Claudia Costin, diretora global de educação do banco Mundial, comentou sobre a morte do médico em sua página do Facebook: " é com grande tristeza que informo o falecimento, aos 74 anos, do grande educador e psiquiatra Dr, Içami Tiba" O jornalista e publicitário João Dória também usou a rede social para prestar homenagem a Tiba: "Adeus Prof. Içami Tiba. Você semeou tanta bondade que terá sua memória eternamente lembrada. Descanse em Paz"

Fonte João DóriaJornalista e Publicitário
          
         Postado por
         Iracema Alves - jornalista  cadeirante autônoma em  03/08/2014 /às 00h32

Nenhum comentário:

Postar um comentário