sábado, 23 de janeiro de 2016

CIRCUNSTÂNCIA E ESSÊNCIA

Se alguém ainda os tinha o programa político do PT levado ao ar na noite de quinta-feira, dia 7/8/2015 quando redigi este documento. Acabou com quais quer dúvidas. O governo debate-se em agonia e seu partido perdeu completamente a noção da realidade. A impressão que fica é a que, perdido por perdido, truco. E foi ao ar uma reedição caprichada das peças de ficção marqueteira sem nenhum compromisso com a verdade que levaram Dilma Rousseff à vitória nas urnas de outubro. Permitiram-se ainda os desmoralizadores e ressentidos salvadores da Pátria uma manifestação de indecoroso desrespeito à maciça maioria dos brasileiros.

Quando  provam o desempenho da presidente da República, com uma tentativa torpe de ridicularizar os panelaços eleitos por um segmento dessa maioria - a classe média - como meio de demonstrar insatisfação com a situação do País. É inacreditável que no fundo do poço de uma impopularidade inédita na história recente da República, Lula, Dilma e o PT tenham desfaçatez de minimizar os estragos de uma crise pela qual são os principais responsáveis e que atinge, principalmente, aqueles que dizem ser defensores exclusivos. Tais como os brasileiros pobres, cujo escasso bem estar se deve - é o que dizem esses populistas irresponsáveis.

Unicamente a concessão de um governo generoso, alimentado por fontes inesgotáveis de recursos. É inacreditável que, para "não acertar em cheio" seja sinônimo dos graves erros que precipitaram a atual crise econômica e que os brasileiros devem se consolar, como afirma Lula, com o fato que "nosso pior momento ainda é melhor dos governos passados". Não podemos acreditar que Dilma ainda se iluda com a possibilidade de retomar o controle do governo como reformar Ministérios, quando sabe muito bem que ampliar o "toma lá" não é garantia nenhuma do " dá cá".O Planalto está a mercê do controle que o deputado Calheiros exercem sobre a "base de apoio" no Congresso.     

A oposição, especialmente o PSDB, excitado com a possibilidade de Dilma ser mandada para casa mais cedo do que se imaginava, e apreensiva com a aparente disposição de Michel Temer de se viabilizar como a solução  para a sucessão, passe a digladiar-se internamente, cada cacique tentando fazer prevalecer a solução que melhor atenda suas ambições. É inacreditável que Michel Temer menos por ele próprio e mais pelo que representa, ou seja, o consórcio de aproveitadores do poder denominado PMDB - possa vir a compor governo com os correligionários que se têm notabilidades no protagonismo político da atual crise.

A extensão que se revela quanto as investigações do escândalo da Petrobrás, mostram hoje ao País que o partido nasceu com o compromisso de lutar contra "tudo isso que está aí". Impor rigorosos padrões éticos e morais à gestão da coisa pública seja o principal responsável e beneficiário do assalto generalizado ao dinheiro que falta para aprofundar a conquista das áreas sociais... Tudo isso seria, de fato, inacreditável se não fosse a situação real e concreta que deprime diariamente o ânimo dos brasileiros honestos. O enorme repertório de mazelas e contradições compõem o quadro.

Triste de uma crise que não tem saída previsível é a versão eventual - porque em outras circunstâncias poderia ser diferente do País que nós, brasileiros, criamos e sustentamos. É preciso não ceder ao ufanismo patriótico que somos os tais, apenas o que está aí não nos representa. Como não? Este governo foi um erro - que estamos pagando - hoje 7 em cada 10 brasileiros estão convencidos que devemos saber quem e quem na corrida pelo Planalto. Por paradoxal que possa parecer, a mesma Constituição que garante estabilidade institucional para a realização de eleições livres e apuração de crimes eleitoreiros - Ver Ministério Público da Lei de Ficha Limpa. Desta a presidente Dilma Rousseff escapou...

Nota: Redigi este texto em agosto de 2015; se fosse hoje com certeza absoluta iria buscar o impeachment de Dilma Rousseff. Através de Equipes voluntária em três meses nosso País, estaria livre desta Erva Daninha. Hoje, dia 23/01/2016, o Planalto e seus porões estão repleto de "olheiros".

Fonte: O Estado de São Paulo

"As coisas podem chegar até aqueles que esperaram, mas são somente sobras deixadas por aqueles que lutam"  Abraham Lincoln"

Iracema Alves
Jornalista cadeirante autônoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário