segunda-feira, 3 de outubro de 2016

NÃO TROPECE NA LÍNGUA Nª 253 - 3 ª EDIÇÃO







___ Estou com dúvidas se escrevo Ano Novo com ou sem hífen. Ana Maria, Brasília/ DF. Existem duas grafias. Sem hífen quer dizer exatamente um novo período de 12 meses, o ano que se inicia. Com hífen designa apenas a passagem do ano, o ano-bom ou  réveillon.
Um exemplo de cada : ao discursar no início de janeiro, o prefeito aprontou suas prioridades do Ano Novo: educação, saúde e pavimentação de estradas. Enquanto a maioria festeja o ano-novo, alguns abnegados trabalham pela comunidade. Enfim, pode-se desejar uma ano-novo festivo e ao mesmo tempo um feliz e próspero ano novo.
 
___ Qual o plural de pôr do sol? Queria dizer que os "pôr do sol da primavera são os mais bonitos. Roberta Braga, São Paulo/SP. O plural de pôr do sol (sem hífen a partir do Acordo Ortográfico  2009) é pores do sol: os pores do sol são os mais bonitos.
 
___ Por que na palavra trânsito o s tem som de z e não de ss, como em cansado? F.G., Belo Horizonte/MG. Temos aqui dois casosa regra genérica e a específica das palavras formadas com  trans.
 
I ) O S depois de N (consoante sonora) fica surdo, isto é, com som de S, como em cansado, manso ou chantagem.
 
II ) No caso das palavras anunciadas por trans.,  há duas pronúncias:
 
a )  transe
      trânsito
      transigir
      transação
      transatlântico
 
b ) com o som d S (surdo), como em
     transexual
     transubstanciação
 
Explicação: como em trans. é prefixo terminado em s, este fica com o som de z antes de vogal, como em II. a, mas valerá por dos SS quando o elemento posposto tiver um s inicial na origem (s etimológico), que desaparece diante do s já existente no prefixo, como II. b. Assim, a palavra transexual  é a junção de trans. + Sexual; transubstanciação, trans.+ substanciarão.
 
* Maria Tereza de Queiroz Piacentini  Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros "Só Vírgula", 'Só Palavras Compostas' e ' Língua Brasil - Crase, pronomes & curiosidades' - www.lingabrasil.com.br .
 
** Autorizamos a publicação da coluna, sem qualquer ônus, em jornais, revistas e sítios da Internet, Luiz Fernando de Queiroz, Diretor.
 
" O que é verdadeiro volta? Não. O que é verdadeiro não vai. O que é verdadeiro permanece". John (?)
 
Iracema Alves
Jornalista cadeirante.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário