sábado, 22 de outubro de 2016

O CALCANHAR DE AQUILES DA TI

 
 
 
 
 
 
O avanço avassalador da fascinante TI (Tecnologia da Informação) trouxe inúmeros benefícios para a população mundial e, como não poderia deixar de ser, equivalentes problemas. Um dos mais cruéis o desemprego, fonte inesgotável da informalidade. "Pode-se definir Tecnologia da Informação como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a  transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações". Para as empresas o maior benefício  é o aumento do lucro, sua meta prioritária, para a população a praticidade e a melhoria da qualidade de vida.
 
Que a TI revolucionou as organizações de todos os portes e segmentos, é inegável, mas existe um campo que ela não conseguiu otimizar...o relacionamento interpessoal. Alguns exemplos. O recrudescimento da desestruturação familiar, causa raiz de descaminhos que parte da juventude acaba trilhando. Os hediondos crimes de estupro contra crianças e adolescentes e a violência contra a mulher, que na maioria é cometido por pessoas do convívio diário. ( grifos meus). O péssimo exemplo dado por alguns políticos e empresários que, sem ética e moral, se enriqueceram. Se concordamos que da qualidade de vida, de serviços e de produtos depende da performance dos 4Ms.
 
1 - mão na obra,
 
2 - método,
 
3 - máquinas,
 
4 - materiais, concluímos que a TI é imbatível na parte material, mas sobre respeitar o próximo não há nenhum aplicativo eficaz.  Com o sem TI, vamos erradicar os preconceitos, as "puxadas de tapete", a vaidade, as injustiças, as intolerâncias, as fofocas, o revanchismo, a disputa desonesta pelo poder. Os sentimentos negativos têm estado na raiz das causas de desvios de carreiras promissoras. "Um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) mostrou de que forma os transtornos mentais podem estar ligados a pessoas impostas no ambiente de  trabalho.
 
Esta terceira razão de afastamento de trabalhadores pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). " A comunicação como estratégia foi, há  muito, consagrada no refrão do genial comunicador e apresentador de programas de rádio e televisão - José Abelardo Barbosa de Medeiros (1916+1988) mais conhecido como Chacrinha: "quem não se comunica...se trumbica". Concluímos com a célebre frase do filósofo francês - Jean-Jacques Rousseau (1712+1778): "o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe".
 
Redator do texto: Faustino Vivente é Consultor de Empresas  e de Órgãos Públicos,
                              Professor e advogado.
                              Seu e-mail: faustino.vicente@uol.com.br
 
Iracema Alves
Jornalista cadeirante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário