O crime no comando do poder político: a morte de Plínio Zaleswki no RS. Escrito por Vitor Vieira e Alex Pereira, em 19 de outubro de 2016 - Notícias Faltantes - Denúncias.
Vitor Vieira: o coordenador-geral da campanha do vice-prefeito candidato à prefeitura de Porto Alegre, o comunista Plínio Zaleswki, com 53 anos, foi encontrado morto no banheiro da sede municipal do PMDB, na Avenida João Pessoa, no bairro Cidade Baixa, na tarde de segunda feira dia 18/10/2016. Ele era considerado desaparecido desde a noite passada, quando sua esposa registrou boletim de ocorrência. O corpo tinha ferimentos, mas as circunstâncias da morte ainda não se esclareceram. O local foi isolado para a realização perícia. Além de coordenar a campanha do vice-prefeito, Plínio Zaleswki era um antigo militante da organização comunista MR8, hoje transformada no Partido da Pátria Livre, inicialmente comandado pela também comunista Mari Perusso ( foi subchefe da Casa Civil do governo do peremptório petista e poeta de mão cheia e tenente artilheiro Tarso Genro.
Neste partido militaram Amauri Perusso, Cesar Buzatto, Clênia Maranhão, Ocimar Carvalho (que tem cargo de comissão no Grupo Hospitalar Conceição, cedido para o gabinete do vice-prefeito), Bernadete Bestame (a mulher do lobista José Barrionuevo), Fátima Schirmer (mulher do ex-deputado e atual secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer e outros. Plínio Zaleswki era diretor de governança da prefeitura de Porto Alegre. Anteriormente foi diretor do observatório da Capital e diretor dos Direitos Humanos do Rio Grande dos Sul. No Sábado a tarde, Plínio Zaleswki foi chamado as pressas para assinar a intimação da Justiça Eleitoral que tinha ordens para invadir e promover ação de busca e apreensão, de verificação de funcionamento de um comitê clandestino de campanha do vice-prefeito na sede da Fundação Ulisses Guimarães, do PMDB, que funciona em um velho casarão localizado na rua Riachuelo, bem no centro histórico de Porto Alegre.
"Meu ex-cunhado não se mataria, não por esses motivos e nem dessa forma, Plínio escrevia muito, deixaria uma grade carta, não um bilhete. Ele tinha 3 filhas e uma esposa que ele amava muito, não as deixaria passar por isso. Plínio não era violento, não se machucaria, muito menos usaria um banheirinho de comitê como cena de suicídio. Eu conheci muito ele. Suicidaram Plínio Alexandre Zaleswki Vargas. Espero que essa pericia seja levada a sério e investiguem muito, pois houve muito tempo livre pra mudarem cenas, vestígios e provas. Eu tenho convicção de que há treta aí"
Comitê de Nelson Marchezan Jr é alvo de Dois atentados na madrugada desta segunda feira em Porto Alegre. Imagens de uma câmara de segurança (veja no vídeo) mostram o momento do ataque que ocorreu na madrugada desta segunda feira, dia 17 de outubro de 2016 no comitê de campanha de Nelson Marchezan Junior, candidato à prefeitura de Porto Alegre (PSDB).
O local fica na esquina das Avenidas Azenha e Ipiranga, quase em frente do Palácio de Polícia, em diagonal com o Hospital Ernesto Dr Dornelles, e foi alvo de disparos de arma de fogo. Segundo a Brigada Militar, os disparos foram realizados por ocupantes de um Focus Prata com placa de Ijuí. A suspeita é que a placa seja clonada, e ainda não há informações sobre os autores dos tiros. O primeiro ataque ocorreu por volta da meia noite, quando foram efetuados dois disparos contra a fachada de vidro do Prédio. Nesse momento apenas um vigilante se encontrava no local. O registro de ocorrência foi efetuado e, quase uma hora e meia após o primeiro fato, e quando havia cinco pessoas no local apurando os prejuízos, um novo ataque foi registrado, desta vez com mais uma dezena de disparos contra a equipe que se encontrava no comitê.
Estavam no local pessoas ligadas à coordenação da campanha e da equipe de vigilância, que precisaram se abrigar para não serem atingidas. Todas as imagens das câmaras de segurança interna já foram remetidas aos órgãos de polícia e os envolvidos estão prestando as informações necessárias... Enquanto isso, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori promove boca-livre na Alemanha, com uma comitiva de 14 jornalistas. (grifos meus: e não nos convidaram)
Fonte: Professor Tomaz Toledo
"Não há solidariedade mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto." - Francis Bacon
Redatora do Blog:
Iracema Alves
Jornalista cadeirante e gestora
Nenhum comentário:
Postar um comentário