domingo, 24 de maio de 2015

EM DERROTA DE DILMA, SENADO REJEITA EMBAIXADOR INDICADO PARA OEA

FOLHAPRESS

Em recado à presidente Dilma Rousseff, o Senado rejeitou nesta terça-feira (19) a indicação do embaixador Guilherme Patriota para ocupar o cargo de representante do Brasil na OEA - (Organização dos Estados Americanos) Por 37 votos favoráveis e 38 contrários, o Senado barrou o nome de Patriota -que é irmão do ex-ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores) em votação secreta. Nos bastidores, o presidente de Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), trabalhava contra a indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o STF (Supremo Tribunal Federal) O embaixador foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para o cargo na OEA. Antônio Patriota conduziu o Itamaraty em parte do primeiro mandato de Dilma,

Como a votação é secreta, os senadores aproveitaram o sigilo para mandarem um recado à presidente: de que estão insatisfeitos com o Palácio do Planalto e podem colocar em rico projetos que interessam ao governo e Congresso. A oposição reúne 18 parlamentares no Senado; somente as bancadas do DEM, tem uma bancada PSDB e PPS - o que comprova que entre os 38 parlamentares que votaram contra Patriota há integrantes de partidos aliados da presidente Dilma. O PSB, que se declarou "independente" no governo petista, tem uma bancada de seis senadores. Mesmo que todos do PSB tenham votado contra Patriota, ainda assim há registros de desistências na base de apoio de Dilma. Senadores aliados do governo federal lamentaram a manobra, que teria sido articulada pelo grupo de Renan, para derrubar a indicação de Patriota.

O peemedebista votou na indicação de Patriota, apesar de ter a prerrogativa de manter-se neutro na votação por ser presidente da Casa. "É a primeira vez na história que um diplomata de carreira é rejeitado pelo Senado Federal. Acho um fato lamentável", protestou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Renan reagiu às críticas do petista. "Para além de ser um fato lamentável, é uma decisão do Senado Federal que tem de ser respeitada, sim. É atribuição Constitucional do Senado Federal apreciar as indicações dos embaixadores do Brasil", disse o presidente do Senado.

O plenário analisou a indicação de Fachin para o STF depois da votação sobre Patriota. No inicio da sessão, lideres governistas pediram a Renan para votar em primeiro lugar a indicação de Fachin, mas o presidente do Senado negou o apelo. "Nesse processo de indicação do nome da presidente  para o STF, eu fiz exatamente o que ao presidente do Senado fazer. Conduzi o assunto com absoluta isenção , anunciei a votação, vamos votar hoje, mas a ordem vai ser estabelecida pela Mesa", afirmou Renan.

Fonte: Folha de São Paulo, 20/05/2015 - Via internet
           Atualizada em 25/05/2015

Postado pro Livre para Voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário